domingo, 30 de março de 2008
1º DE ABRIL(Click)
AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO. ACESSE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mentira
CONHECENDO GARANHUNS:SUIÇA PERNAMBUCANA (Click)
sábado, 29 de março de 2008
PROJETO TECENDO CIDADANIA
sexta-feira, 28 de março de 2008
quinta-feira, 27 de março de 2008
Os Ombros Suportam o Mundo " Carlos Drummond de Andrade"
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação. "
http://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://www.carlosdrummond.com.br/domingo, 23 de março de 2008
O SENTIDO DA PÁSCOA E DAS SIMBOLOGIAS
Peter Paul Rubens "O ESTUPRO DAS FILHAS DE LEUCIPO"
A Bíblia judaica institui a celebração da Páscoa em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua. Segundo o livro do Êxodo, Deus lançou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo 12), disse Deus que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e Deus passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.
Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
É um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação ocorrida nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.A data da Páscoa Cristã católica foi fixada no primeiro concílio de Nicéia no ano de 325.
Entre os seus símbolos, usados pela Igreja católica, encontram-se:
O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.
O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.
O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
Origem da simbologia do ovo e do coelho
- O ovo e o coelho, são símbolos que vieram dos antigos povos, como os egípcios e os persas, além de outros. Nesse caso, os ovos eram tingidos, e dados aos amigos, e os chineses as usavam nas festas de renovação da natureza. E como peças decorativas pagãs, chegaram a nós, proveniente de regiões como a Ucrânia, sob o nome de pessankas.
- São ricas as simbologias pagãs relacionadas com os ovos. Segundo Cirlot, são emblemas da imortalidade, encontrados nos sepulcros pré-históricos da Rússia e da Suécia. E também é usado como escrita hieroglíficas dos egípcios, considerado como o que é potencial, o princípio da geração, o mistério da vida; sendo usado pelos alquimistas. Enfim, o ovo é o símbolo cósmico na maioria das tradições, desde a Índia até aos druidas celtas.
- Para os egípcios, o deus Re nasceu de um ovo; para os hindus, Brahma surgiu de um ovo de ouro - Hiranyagarbha - e que depois, com a casca, fez o Universo. Para os chineses, P'an Ku, nasceu de um ovo cósmico.
- Ele é o símbolo de fertilidade, usado como talismã pelos agricultores. E tem diversas superstições ligadas ao seu uso.
- Na mitologia grega, os gêmeos Castor e Pólux(Dióscoros), nasceram de ovos "botados" ( por uma mortal, Leda, quando fora seduzida por Zeus, que lhe apareceu sob a forma de um cisne! O ovo era, na verdade, considerado por diversos pagãos, como a origem dos seres humanos .
- Quanto ao coelho da páscoa, provém da lebre sagrada da deusa Eastra, uma deusa germânica da primavera.
- Era ela, a lebre, quem que trazia os ovos; e que em outras regiões, como na Westphalia (Alemanha), tal papel era exercido pela "raposa da páscoa"; ou, na Macedônia (Grécia), por "Paschalia" o espírito do dia.
- Porém, prevaleceu como símbolo da fertilidade, a lebre (ou o coelho), porque já era conhecida como tal durante muitos anos. E, em várias regiões, a lebre era considerada uma divindade. Ela está relacionada com a deusa lunar Hécate na Grécia; e, além da Eastra, tem-se o equivalente que é a deusa Harek dos germanos, que era acompanhada por lebres, consideradas como símbolos da fertilidade, devido à grande capacidade de se reproduzir, e, segundo os anglo-saxões, como também os chineses, associados à Primavera.
É interessante notar que a lebre (ou o coelho) é considerada como um animal imundo (Deuteronômio 14:7). E que só recentemente é que a páscoa está sendo comemorada como uma festa em homenagem à primavera, em Israel, (ligada, portanto, com os ritos da fertilidade)
PARA OS CRISTÃOS EVANGÉLICOS A PÁSCOA É CRISTO.
1Coríntios 5:7: “Expurgai o fermento velho, para que sejais nova massa, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”.
A partir de Jesus Cristo, essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para a saída do Egito , mas para lembrar da saída do egito(estado) do pecado, e da liberdade que há na sua morte e ressurreição.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=+os+g%C3%AAmeos+castor+e+polux&btnG=Pesquisa+Google&meta=
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castor_e_P%C3%B3lux
http://jubacel.fotopages.com/?entry=390179
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa#A_data_da_P.C3.A1scoa_Crist.C3.A3
quinta-feira, 20 de março de 2008
sexta-feira, 14 de março de 2008
PROCURANDO JESUS? O QUE REVELA A HISTÓRIA, A ARTE E A BÍBLIA?
No final da Idade Média(séculos XIV e XV), graças a ascensão de alguns centros comerciais italianos, houve um grande desenvolvimento e os mecenas, nobres comerciantes que protegiam os artistas e empregavam suas riquezas nas artes e nos estudos promoveram um grande desenvolvimento intelectual. O que importava era voltar às fontes da cultura clássica e a fazer "renascer". Entre as descobertas da cultura greco-romana o homem renascentista organiza o ideal do humanismo, movimento intelectual que colocava o homem como centro do universo. Os intelectuais passam a questionar a autoridade da Igreja e atriburem maior importância ao ser humano e à razão. Mas nem por isso a Igreja deixa de ser dominante e financiadora de obras de arte que agora, em grande parte, passam a representar temas bíblicos- patrocinados pela Igreja- nos padrões e valores greco-romanos.
Outros movimentos vão surgir no final do século XIX e início do século XX, entre eles, o Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Fovismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, entre outros que mostraram e mostram o ser humano, em sua realidade cotidiana, pintando sob o, demonstrando seus sentimentos, sua vida. Seres partidos - divididos em fromas geométricas; mostrando-se crianças selvagens, apaixonadas pela cor; manchas - nada próximo à realidade; sonhos- o inconsciente. Dadá.
"Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!" — NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência, §125.
COMO SE PODE PERDER O QUE NUNCA SE ACHOU?
O livro de Isaías é o livro que tem mais textos citados no Novo testamento. Isaías é muitas vezes referido como o "profeta messiânico", por causa das muitas profecias dele que se cumprem especificamente em Cristo. Ele escreveu essas profecias a mais de 700 anos antes do nascimento de Jesus, provavelmente até o início do século VII. Eis algumas de suas profecias:
- C 7:14 S "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel" (Cumprimento: Mateus 1:18-23).C 8:14 S
- "Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada" (Cumprimento: 1 Pedro 2:6-8; 1 Coríntios 3:11).
- C 22:22 S "Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi" (Cumprimento: Apocalipse 3:7; Lucas 1:31-33).
- C 35:5,6 S "Se abrirão os olhos dos cegos" (Cumprimento: Mateus 11:5).
- C 53:5,6 S "Pelas suas pisaduras fomos sarados" (Cumprimento: 1 Pedro 2:24-25).
- C 53:9 S "Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte" (Cumprimento: Mateus 27:57-60).C 53:12 S "Foi contado com os transgressores" (Cumprimento: Marcos 15:27-28).
- C 25:8 S "Tragará a morte para sempre" (Cumprimento: Lucas 24; 1 Coríntios 15:54).
A bíblia afirma que: Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação (Colossenses 1.15)
- Porque aprouve a Deus que, em Jesus, residisse toda a plenitude (Colossenses 1.19)
- Jesus é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste (Colossenses 1.17).
- Em Jesus habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade (Colossenses 2.9)
- Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito [Jesus], que está no seio do Pai, é quem o revelou (João 1.18)
- Jesus é o resplendor da glória e a expressão exata do Ser de Deus, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder... (Hebreus 1.3)
- Em Cristo todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos (Colossenses 2.3).
- O Verbo [Jesus] estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu (João 1.10)
- O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia se manifestou... isto é, Cristo em vós, a esperança da glória (Colossenses 1.26,27)
- Jesus se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (1 Coríntios 1.30)
- Jesus é a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem (João 1.9)
- Deus, o Pai, constitui ao Filho, Jesus, herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo (Hebreus 1.2)
- Jesus é o Mediador da Nova Aliança... (Hebreus 12.24)
- Jesus é o Autor e Consumador da fé... (Hebreus 12.2)
- Em Jesus temos a redenção, a remissão dos pecados (Colossenses 1.14)
- Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo 2.5)
HÁ UMA FIGURA DE JESUS?
A BÍBLIA APRESENTA UMA IDÉIA que não trata simplesmente de seu aspecto físico, pois o Novo Testamento não nos diz nada,concreto, a esse respeito, porém aponta que Ele abandonou a glória que tinha junto ao Pai por uma vida sem nada do que normalmente atrai as pessoas a seguir alguém, como riquezas e notoriedade política. Porém no Antigo Testamento Isaías capítulo 53 relata:
Isaías 53:1
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
Isaías 53:2
Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
Isaías 53:3
Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Isaías 53:4
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Isaías 53:5
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:6
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
Isaías 53:7
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
Isaías 53:8
Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
Isaías 53:9
E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
Isaías 53:10
Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Isaías 53:11
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.
Isaías 53:12
Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
Será possível representar a Jesus, a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação?
A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. "Ela é um produto da criatividade humana que, mediante conhecimentos, técnicas e um estilo todo pessoal, transmite uma experiência de vida ou uma visão de mundo, expressando verdades humanas e despertando diferentes emoções em quem as usufrui".(FEIST, 2003)
E para que você possa tirar suas conclusões sobre a história de Jesus na História da Arte deixo o seguinte pensamento de Pablo Picasso:
"A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade, pelo menos a verdade que - como homens - somos capazes de compreender." Pablo Picasso
FIEIST,Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte- 2ª ed-São Paulo:Moderna, 2003.
MATOS, Henrique Cristiano José. Introdução à História da Igreja.Belo Horizonte:Editora O Lutador,1987.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus
http://fotosdejesus.zip.net/
http://www.artewebbrasil.com.br/historico/trevisan/orostodecristo.htm
http://www.sorria.com.br/mensagem/332/imagem-de-jesus.html
http://www.chamada.com.br/mensagens/print.php?docname=razao_para_crer
http://www.nomismatike.hpg.com.br/ImpRomano/ArteRomana.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_Est%C3%A1_Morto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo
http://www.vivos.com.br/86.htm
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-crista.htm
http://images.google.com.br/imgres
http://www.areliquia.com.br/artigos%
http://www.sul-sc.com.br/afolha/pag/artes/artecrista.htm
http://orbita.starmedia.com/hyeros/artecrista001.html
http://www.geocities.com/leandrox2000/arte_crista_primitiva.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/arte-na-antiguidade3.php
http://regismesquita.sites.uol.com.br/profecias.htm
http://www.santoinaciodeloyola.com.br/index.php?ACESSA=jesus
http://ebnezer.no.sapo.pt/artigos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_I
http://www.greatcom.org/portugues/http:/
www.atibaia.com.br/arte/romana.htm