Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 2 de março de 2008

6 DE MARÇO DATA MAGNA DE PERNAMBUCO(click)


SEIS RAZÕES PARA ISSO.

1) EM SEIS DE MARÇO DE 1817 COMEÇOU "A ÚNICA REVOLUÇÃO BRASILEIRA
DIGNA DESSE NOME".s
egundo Oliveira Lima Foi o mais importante de
todos os movimentos políticos ocorridos no estado e o de maior
repercussão internacional. Já foi considerado feriado nacional, em
1917, e legou a a bela bandeira azul e branca, do sol, do arco-íris e da cruz.

2) NO SEIS DE MARÇO OS BRASILEIROS FORAM INDEPENDENTES PELA PRIMEIRA
VEZ.
Cinco anos antes do "sete de setembro" tivemos no Nordeste a
primeira república brasileira, com governo próprio, exército, marinha,
constituição, polícia, bandeira e até embaixador nos Estados Unidos
(Cruz Cabugá), durante 74 dias.

3) O SEIS DE MARÇO INAUGUROU A DEMOCRACIA NO PAÍS.
Pobres e ricos
tornaram-se iguais perante a Lei. Acabou a censura, houve liberdade
religiosa, de pensamento e de imprensa. Foi assinada a primeira lei abolicionista no Brasil e os maracatus puderam bater nas ruas do Recife pela primeira vez.

4) O SEIS DE MARÇO SIMBOLIZA AS OUTRAS DATAS PERNAMBUCANAS.
Representa o espírito popular e libertário do Quilombo do Palmares, o nativismo
da Restauração e o projeto da república olindense de 1710. Nele tem
suas raízes a Convenção de Beberibe, de 1821, a Confederação do
Equador, de 1824 e a Praieira, de 1848. Frei Caneca também começou
sua carreira política em 1817.

5) O SEIS DE MARÇO PRODUZIU O MAIOR NÚMERO DE HERÓIS E MÁRTIRES NO
BRASIL, como:
Cruz Cabugá, Padre Roma, Vigário Tenório, Frei Caneca,
Gervásio Pires, Abreu e Lima e o Leão Coroado, entre
centenas de outros. Se a Inconfidência Mineira, do Tiradentes, foi
reprimida pelos portugueses ao custo de dois mortos e meia dúzia de
degredados, no Nordeste, em 1817, houve MIL E SEISCENTOS
MORTOS E FERIDOS E MAIS DE OITOCENTOS DEGREDADOS!

6) NO SEIS DE MARÇO COMEÇOU A MAIS ATREVIDA E ROMÂNTICA DAS REVOLUÇÕES
BRASILEIRAS.
Liderada por militares, padres e comerciantes, foi tão
ousada que planejou libertar Napoleão da ilha de Santa Helena. E tão
apaixonada que o seu símbolo foi o caso de amor proibido entre o maior
líder republicano e a filha do português mais rico de Pernambuco. Eles
fizeram o casamento mais festejado até hoje no estado e talvez o mais
importante da história do País.
Dispivível em:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/403335.shtml

ENSINO DE ARTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Como professora que aceitou o desafio de ministrar aulas de arte faço-lhe o convite para comigo buscar caminhos para construir uma prática pedagógica que se pensa e se repensa no sentido de, por meio das linguagens da arte, vivenciar no espaço de sala de aula a criação e a emoção através da busca, da procura e da descoberta a que a própria arte nos instiga encontrar na dinâmica do tempo, dos espaços, das formas, das cores...
AS MENINAS - VELÁZQUEZ (1599 - 1660)
Escola de velazquez - George Deem (1987)
As meninas - Picasso(1956)
BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias.Didática do ensino de arte: a lígua do mundo-poetizar,fruir e conhecer.São Paulo, FTD, 1998.
ACESSE: