Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 21 de janeiro de 2012

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA UPE

Um abraço aos cursistas do Pós em Língua Portuguesa 2011 da UPE/CAMPUS GARANHUNS
Nossa disciplina: Línguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa






















































 LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Bibliografia básica

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
AZEREDO, José Carlos (Org.). Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. –São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
CELANI, Maria Antonieta Alba. A relevância da Linguística Aplicada na formulação de uma política educacional brasileira. In: FORTKAMP, M. B. M e TOMITCH, L. M. B. (Orgs.). Aspectos da Linguística Aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.
_____. Afinal, o que é linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada: da aplicação da Linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs). Gêneros textuais: reflexões e ensino. – Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005.
KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
POMPÍLIO, Berenice Wanderley et al. Os PCNs: uma experiência de formação de professores do ensino fundamental. In: ROJO, R. (Org.).  A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
PONTES, Antônio Luciano; COSTA, Maria Aurora (Orgs). Língua materna na perspectiva do discurso: uma contribuição para o professor. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008. 2 v.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1 e 2 graus. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
_____. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.