ENCERRAMOS O DIA COM A CERTEZA QUE A SEMENTE PLANTADA DEU BONS FRUTOS!O NOME DA MARCA: EMOÇÃO!
Emoção do hastear as Bandeiras.
Militares tocam, encantam;
Poesia no espaço, nas árvores, no ar;
Emoção do canto...
Do grito, no apelo à vida “deixa viver”;
Emoção na ação do escritor. Hino de Garanhuns,
“Montes e vales e rios”... Gravarão nossos nomes...
"AD ALTIORA TENDERE";
Emoção na voz que não veio, na palavra que faltou...
Na jovem que de olhos fechados fez sua hora acontecer;
Emoção na “energia da vida” que ao palco invadiu, se expandiu, tomou forma;
Emoção no som, no tom, na forma, na cor, na imagem. Arte.Mãos. Pessoa. Pessoa-arte;
Emoção na música que nos recebeu, acolheu, entranhou-se em nós...
“O amor é o bem maior”;
Emoção na jovem protagonista que se fez palavra, verbo capaz de nos tocar;
Emoção deste espaço que nos interpela
Convida-nos a viver... Este espaço chamado escola que ao mundo se estende, apreende
Com seus dilemas e limites...Escola...
Limites?
Da emoção de não os perceber;
Foi assim...
Tem sido assim...
Um momento tão pequenino... Tão pouco... Quase nada... E muito;
Um breve dia depois de uma longa noite...
Raios de sol
Prenúncio de correria.
O dia, o 197º do calendário letivo.
Um dia a mais de aula.
Simples assim...
Alegria no dia que não se pode parar
È que a vida acontece no sonho do acontecer.
Na necessária e tão antiga proposta de viajarmos ao fundo de nós...
"Colonizar, civilizar", aprender a conviver.
TECER-SE
TEM VALOR????
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Arte contemporânea dia 29/11/08
Uma das atividades realizadas na aula do dia 29/11/08 foi a leitura de obras de arte. As atividades foram realizadas, inicialmente, em pequenos grupos e depois repassadas ao grande grupo.Destaca-se aqui a importância dessa atividade nas aulas de arte e demais disciplinas do currículo. A atividade foi realizada considerando 6 passos para leitura de imagens:olhar e ver, trocar experiências, descrever, analisar, relacionar texto e contexto, interpretar, sempre considerando e adequandos-os à realidade dos participantes e as diferentes leituras e mundo.
Segue alguns nomes de obras trabalhadas pelos grupos e que se encontram no livro "Agora eu era de Anamelia Bueno Buoro, Beth Kok, Eliana Aloia Atihé.Editora: Companhia Editora Nacional . Coleção Arte na Escola".
1-Tema: História(Histórias em torno da história) - Obras:A providência guia Cabral(Eliseu Visconti), Retrato Silencio(João Câmara), Noite de São João(Alberto da Veiga Guignard).
O conjunto de cada três Obras permitiu uma reflexão interdisciplinar muito proveitosa.
2-Tema: Agora eu era(infância) - Pássaro de papelão(Alfredo Volpi), Carretel Azul(Iberê Camargo) e Amaú turn around(Miguel Rio Branco.3-Tema: Formação étnica(De todos um pouco) - Navio de emigrantes(Lasar Segall), Duas raças(Alfredo da Veiga), Fábio(Mário Cravo Neto).
4-Tema: Trabalho (colher o pão de cada dia)- Acidente de trabalho(Eugênio Sigand), Olaria(Djanira da Mota e Silva), Sem Título(Fotos de pés de trabahadores)(Sebastião Salgado).Tema: Cidade(Abre as asas sobre nós) - Plano Piloto de Brasília(Lúcio Costa), Rio(Lívio Abramo), Viaduto do chá(Cristiano Mascano)
5-Tema: Religião( Além do jardim)- Ceia Eucarística(Vicente do Rego Monteiro), Logotipos poéticos da cultura afro(Rubem Valentim), fotografias(Claúdia Andujar).Tema: Festa(Entre o mar e a calçada) - Festa de Iemanjá(Cândido Portinari), Baile à fantasia(Rodolfo Chambelhand), Calçada/Manaus(Jean Manzon).
6-Tema:Capital e trabalho(O outro lado da moeda)- Zero cruzeiro(Cildo Meireles), Little pillow(Jac Leirner), Malabarismo(Rubem Grilo).7-Tema: Cicatrizes - Sem título(Frans Krajeberg), Salvai nossas almas(Siron Franco), Obra paisagística de Burle Marx.
8-Tema: Educação - B33 bólide caixa 18(Hélio Oiticica), Retirantes(Raimundo Cela),Sócrates(VIk Muniz). 9-TEMA: Imaginação(mundos imaginados) - O touro(Tarsila do Amaral), Adoração(Welson Leimer), Detalhe do tempo(Francisco Brennand).
Final do dia. À caminho de casa a natureza também nos interpelou a ler e nos ensinou grandes lições...
Assim lembramos o Salmo 19 (vers.1): "Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos".
"A natureza é um livro escrito em ambos os lados, de dentro e de fora, em que o dedo de Deus se acha distintamente visível" - Schelegel. "Todas as coisas na natureza são esboços proféticos de operações Divinas: Deus não somente falando as parábolas, mas fazendo-as" - Tertuliano(http://www.novaigreja.com.br/parte1_1.htm)
PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A leitura de imagens na sala de aula de Arte e o
Passo-a-passo da leitura de imagens acesse:
http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=208
Segue alguns nomes de obras trabalhadas pelos grupos e que se encontram no livro "Agora eu era de Anamelia Bueno Buoro, Beth Kok, Eliana Aloia Atihé.Editora: Companhia Editora Nacional . Coleção Arte na Escola".
1-Tema: História(Histórias em torno da história) - Obras:A providência guia Cabral(Eliseu Visconti), Retrato Silencio(João Câmara), Noite de São João(Alberto da Veiga Guignard).
O conjunto de cada três Obras permitiu uma reflexão interdisciplinar muito proveitosa.
2-Tema: Agora eu era(infância) - Pássaro de papelão(Alfredo Volpi), Carretel Azul(Iberê Camargo) e Amaú turn around(Miguel Rio Branco.3-Tema: Formação étnica(De todos um pouco) - Navio de emigrantes(Lasar Segall), Duas raças(Alfredo da Veiga), Fábio(Mário Cravo Neto).
4-Tema: Trabalho (colher o pão de cada dia)- Acidente de trabalho(Eugênio Sigand), Olaria(Djanira da Mota e Silva), Sem Título(Fotos de pés de trabahadores)(Sebastião Salgado).Tema: Cidade(Abre as asas sobre nós) - Plano Piloto de Brasília(Lúcio Costa), Rio(Lívio Abramo), Viaduto do chá(Cristiano Mascano)
5-Tema: Religião( Além do jardim)- Ceia Eucarística(Vicente do Rego Monteiro), Logotipos poéticos da cultura afro(Rubem Valentim), fotografias(Claúdia Andujar).Tema: Festa(Entre o mar e a calçada) - Festa de Iemanjá(Cândido Portinari), Baile à fantasia(Rodolfo Chambelhand), Calçada/Manaus(Jean Manzon).
6-Tema:Capital e trabalho(O outro lado da moeda)- Zero cruzeiro(Cildo Meireles), Little pillow(Jac Leirner), Malabarismo(Rubem Grilo).7-Tema: Cicatrizes - Sem título(Frans Krajeberg), Salvai nossas almas(Siron Franco), Obra paisagística de Burle Marx.
8-Tema: Educação - B33 bólide caixa 18(Hélio Oiticica), Retirantes(Raimundo Cela),Sócrates(VIk Muniz). 9-TEMA: Imaginação(mundos imaginados) - O touro(Tarsila do Amaral), Adoração(Welson Leimer), Detalhe do tempo(Francisco Brennand).
Final do dia. À caminho de casa a natureza também nos interpelou a ler e nos ensinou grandes lições...
Assim lembramos o Salmo 19 (vers.1): "Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos".
"A natureza é um livro escrito em ambos os lados, de dentro e de fora, em que o dedo de Deus se acha distintamente visível" - Schelegel. "Todas as coisas na natureza são esboços proféticos de operações Divinas: Deus não somente falando as parábolas, mas fazendo-as" - Tertuliano(http://www.novaigreja.com.br/parte1_1.htm)
PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A leitura de imagens na sala de aula de Arte e o
Passo-a-passo da leitura de imagens acesse:
http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=208
Assinar:
Postagens (Atom)