A TAXIONOMIA DE STONE APRESENTA ALGUMAS ATITUDES BÁSICAS DOS JOVENS DE GERAÇÕES ANTERIORES À NOSSA DIANTE DA VIDA. SEUS ESTUDOS PODEM SERVIR COMO REFERÊNCIA PARA COMPREENSÃO DAS ATITUDES DOS JOVENS DE HOJE.
1- JOVENS CONVENCIONALISTAS(corrente do direito que prega que decisões devem ser baseadas em decisões anteriores)
Nunca colocam em dúvida seriamente os valores adultos e têm como principal objetivo na vida adaptar-se à sociedade tal qual ela é.Algumas vezes, podem querer ser como seus pais ou elevar-se acima deles na escala social, mas têm reparos sérios a fazer à ordem estabelecida. Sentem a adolescência como um preâmbulo do mundo adulto, o qual deve ser aproveitado para diverti-se.Entretanto, jamais se sentem realmente separados do mundo adulto.
2- JOVENS IDEALISTAS(O Idealismo é uma corrente filosófica que emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental. Seu oposto é o materialismo).
Sentem-se profundamente insatisfeitos com o estado de coisas vigente no seu entorno social e deseja alterá-lo.Às vezes se empenha em esforços de mudança, outras vezes se retiram para um mundo individual.Ajustam-se bem à imagem clássica do jovem rebelde, iconoclasta, idealista e romântico descrita pelos grandes escritores.
2.1- Idealistas reformadores
Envolvem-se em movimentos sociais de promoção de paz e de defesa de direitos, a exemplo dos pacifistas(guerra do vietnã), dos ativistas pelos direitos civis(negros e outras minorias) e dos "cara-pintadas".
2.2- Idealistas voluntários
Ao invés de se limitarem à denúncia de situações que consideram inaceitáveis, envolvem-se em ações que, no cotidiano, buscam gerar transformações, ainda que pontuais, como os voluntários do corpo da paz, etc.
2.3- Idealistas Hippies ou beatniks
Em geral, se diferenciam por não se envolver em trabalho social; isolam-se da sociedade em busca de formas divergentes de realização social. São jovens que tentam a aplicação da consciência através da drogas e que adotam padrões alternativos de relacionamento afetivo e sexual e de vivência comunitário global.
3- JOVENS HEDONISTAS(O hedonismo (do grego hedonê, que significa prazer) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana).
Levam ao extremo a sua condição de adolescentes, convertendo-a em condição permanente de vida.Em vez de combater o mundo adulto, querem simplesmente deixá-lo de lado.
3.1- Hedonistas transitórios
Por mais que estejam imbuídos do espírito juvenil, pelo menos na aparência, esses jovens, quando necessário, assumem rapidamente o papel de adultos mais ou menos convencionais.
3.2- Hedonistas permanentes
Seu afastamento das convenções do mundo adulto é mais deliberado e se funda em convicções que podem durar por toda a vida. Centram sua atividade na busca da dimensão lúdica, do escapismo aos deveres e obrigações da maturidade, através do álcool, das drogas,viagens e outras formas de estimulações evasivas.
O QUE ACONTECE COM OS JOVENS DE HOJE?
Como podemos perceber a juventude atual é produto de um conjunto de dinamismos históricos-sociais: a revolução industrial,os meios de comunicação e a publicidade universalizadoras do desejo de consumo, a urbanização, a discriminação segregadora, a exclusão em suas diferentes formas e a emergência da escola pública, que difunde a noção de infância e adolescência como tempos de preparação das pessoas para a cidadania e para o trabalho apontam o jovem como resultado do ambiente econômico, social e cultural e das relações que estabelecem nessa fase da vida.As culturas juvenis, mais frequentes, são a expressão objetiva dessa diversidade.
"A respeito da tão mencionada apatia dos jovens se deve assinalar que tal posição corresponde a uma visão enviesada da realidade, que pretende estabelecer que as associações do tipo partido político, sindicatos e movimentos juvenis sejam a essência da participação democrática. Pelo contrário, os jovens demonstram enorme interesse pela coisa pública e apresentam elevado grau de participação em organização ecológicas, feministas, esportivas, culturais e religiosas. O seu desinteresse por esse tipo de associação não é indiferença pela coisa pública.Tem a ver basicamente com o fato de que esses instrumentos de participação estão passando por uma crise muito forte de identidade e de legitimidade frente à sociedade a que pertencem".(Marcelo Diaz). PENSEMOS E REPENSEMOS NOSSA ESCOLA...ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA, RESPONSÁVEL E COMPROMETIDA.
Bibliografia
COSTA, Antonio Carlos Gomes da.Protagonismo juvenil:adolescência, educação e participação.São Paulo:FTD, 2006