Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 22 de maio de 2010

II ENCONTRO FORMAÇÃO 2010 - PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO GRE/AM

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO CONTINUA REALIZANDO MOMENTOS DE ESTUDOS, REFLEXÃO E PLANEJAMENTO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. SEGUE A PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO ENCONTRO COM FOTOS DO PÓLO DA CIDADE DE BOM CONSELHO.



2º Encontro Cursistas

Data: 22/05/10
Local: Escol
Horário: 8 às 14 horas

 Abertura/ Mensagem
 Embasamento Legal
o LDB 9394/96 DCNEM
 Documentos Orientadores
o OCN / BCC / OTMs
 Organização Curricular / Matriz Curricular
 Concepções de Ensino-Aprendizagem
 Descritores do SAEPE / Matriz do ENEM
 Análise de Sequência Didática (produzidas no encontro anterior)
 Estudo de Texto: As Seqüências Didáticas e as Seqüências de Conteúdos (Antoni Zaballa)
 Análise das questões (1ª e 40ª) do ENEM e debate (não sendo possível trabalhar este item, far-se-á no próximo encontro)

INTERVALO PARA O LANCHE

 Construção de Seqüências Didáticas interdisciplinares, com base nas OTM, nos descritores do SAEPE e nas matrizes do ENEM.
 Socialização e revisão das Seqüências Didáticas produzidas
 Avaliação
 Encerramento

PREVISÃO DE CRONOGRAMA PARA OS PRÓXIMOS ENCONTROS:

MAIO

22/05/2010
29/05/2010

JUNHO

19/06/2010
26/06/2010

JULHO

10/07/2010























CONFIRA O RESULTADO DO IDEPE 2009 - ESCOLAS DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

IDEPE - Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) é o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera, a exemplo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do ensino médio nos exames do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática.O SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco) é um instrumento de avaliação do desempenho dos estudantes da rede pública estadual e municipal. A avaliação é externa e a partir de 2008 a sua realização passou a ser anual.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Educação essas ações fazem parte do Programa de Modernização da Gestão(PMG)
que está focado na melhoria dos indicadores educacionais de Pernambuco, trabalhando a gestão por resultados. O objetivo é assegurar, por meio de uma política de Estado, a educação pública de qualidade, visando garantir o acesso, a permanência e a formação plena do aluno, pautada nos princípios de inclusão e cidadania. Além de consolidar nas unidades de ensino a cultura da democracia e da participação popular, baseada em diagnóstico, planejamento e gestão.
Dos resultados apresentados no Agreste de Pernambuco pelas 33 escolas que alcançaram 100% destacamos a pontuação obtida pela Escola Mestra Beatriz(Bom Conselho) com o desempenho dos alunos da 4ª série que obtiveram média 4,98, da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra com o desepenho dos alunos da 8ª série que obtiveram média 6,08 e da Escola de Referência de Garanhuns com o desempenho dos alunos do 3º Ano Médio que obtiveram média 4,82.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE O IDEPE ACESSE:http://www.educacao.pe.gov.br/

Segue quadro com os resultados do IDEPE 2009 GRE/AM.