Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 11 de setembro de 2010

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Aconteceu, ontem,o encerramento do VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. O Congresso aconteceu no período de 08 a 10/10/10 no Centro de Convenções de Olinda-Pernambuco abordando a temática EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS.








VEJA A RELAÇÂO DOS PALESTRANTES E ACESSE A TODAS AS APRESENTAÇÕES EM:
http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/index.asp

RUI TRINDADE
Psicólogo na área de Desenvolvimento da Psicologia e da Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Ciências da Educação pela mesma universidade. Doutor em Ciências da Educação (Universidade do Porto), autor e co-autor de livros e colaborador de publicações na área, a exemplo de: “O que um professor precisa dominar para ensinar bem”; “A evolução da Organização Escolar por Meio do Desenvolvimento de Competências" e “A gestão de conflitos em sala de aula e equipes docentes criativas”.

Daise Aguiar/SP
Musicoterapeuta, Pedagoga pela UNIP, Pedagoga Musical pelo Conservatório Jauense de Música, Graduada em Piano Erudito, “Harmonia e Análise” pelo Conservatório Musical Jauense, onde também concluiu “Acústica Musical e Biologia Aplicada”. Concertista Internacional pela Yamaha Music Foundation.
Atuou como professora da Universidade Mackenzie, Universidade Federal da Cidade do México e Uniiversidade de Illinois – EUA. Primeira autora da Coleção de Tecnologia Infantil Lego Zoom Education. Organizou e implantou o Curso de Músico-Reabilitação da AACD, atualmente Departamento de Musicoterapia, juntamente com Marilena Nascimento

JOÃO MATTAR / SP
Pós-doutor pela Stanford University na área de Informática e professor da Universidade Anhembi Morumbi. É autor de diversos livros, como “ABC da EaD” (Pearson), “Second Life e Web 2.0 na Educação” (Novatec) e “Games em Educação” (Pearson). Produz material para EaD e mantém o blog De Mattar (http://blog.joaomattar.com), que discute o uso de Tecnologias na Educação.

GIL GIARDELLI
Especialista nas mudanças culturais do Mundo.com, atende clientes como Oracle, Sebrae, TAM, BMW. Coordenador dos cursos na ESPM de Ações Inovadoras em Comunicação Digital e Startups, economia criativa e empreendedorismo na era digital. Palestrante em mais de 400 eventos, como TEDXSudeste, RioInfo, Intercon, Edted, Fórum de Inovação RJ, WebExpoForum. Co-autor de três livros: “Internet - O encontro de dois mundos”, “e-causos” e “Ïnovação digital - Intercon 2009". Colabora com artigos para diversas publicações e mantém seu blog Humanidade 4.0.

CLAUDIA FADEL / RJ
Graduada em Letras e em Interpretação Simultânea Português-Inglês pela PUC-RJ. Mestre em Educação pela Framingham College, Massachusetts / EUA ; MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialista em Administração Escolar pela UFRJ.
Diretora da Escola SESC de Ensino Médio desde 2008, integrou o Grupo de Trabalho instituído pela presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC para desenvolver estudos de implementação da Escola.

MARCILENE OLIVEIRA DE CARVALHO/ AM
Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e em Gestão Educacional. Gerente da Divisão de Educação Profissional do Senac Amazonas. Atua no desenvolvimento e acompanhamento de ações de Educação Profissional, Projetos e Programas de Inclusão Social, coordenando oito unidades de ensino do Senac Amazonas, além das Unidades Móveis, entre as quais a Balsa Escola.

FRANCISCO APARECIDO CORDÃO
Licenciado em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Especialista em Supervisão de Ensino, Administração Escolar e Sociologia da Educação. Professor de Filosofia na Rede Estadual de São Paulo. Professor Universitário de Filosofia da Educação e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Sociólogo, orientador social e assistente técnico do SESC de São Paulo.

REIJO LAUKKANEN / FINLÂNDIA
Professor do International Education Policy, na Universidade de Tampere. Conselheiro na Finnish National Board of Education (FNBE) e Diretor de Relações Internacionais da instituição. Representante finlandês na mesa dirigente do Centre of Educational Research and Innvation – Centro de Pesquisa Educacional e Inovação. Participou ativamente do processo de evolução da educação finlandesa desde a metade do século XX, que levou o país a conquistar o primeiro lugar mundial nas avaliações do PISA.

DANIEL CASTANHO / SP
Professor, Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), estudou em Harvard. Presidente da Anima Educação, presidente do Instituto Mineiro de Educação e Cultura, da Associação Educacional do Litoral Santista e do Grupo Ágathos Educacional. Diretor da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU). É membro do Conselho da FUNADESP e co-autor do livro “Nos bastidores da educação brasileira – a gestão vista por dentro”

KÁTIA RAMOS / PE
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Educação pela UFPE e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal. Exerce atividade docente na UFPE e desenvolve investigação no campo da Formação de Professores e da Pedagogia Universitária.

Dalmir Sant’ Anna / SP
Mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Recebeu do SBT Santa Catarina o Troféu Orgulho Brasileiro 2008, na categoria "Palestrante Destaque Empreendedor". Registrado como mágico profissional, arte que utiliza nas suas palestras comportamentais..

ISABEL PAROLIN / PR
Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC / SP; especialista em Psicodrama Pedagógico e Psicopedagogia; graduada em Pedagogia pela PUC/PR. É autora de vários livros, entre eles podemos destacar: “Professores Formadores: a Relação entre a Família, a Escola e a Aprendizagem”.

IZABEL HAZIN / RN
Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Especialista em Neuropsicologia, membro do GT9 - Processos Cognitivos e Lingüísticos em Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É autora de vários livros.

LEONARDO BOFF / RJ
Doutorado em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique, Doutor Honoris Causa em Política pela Univerisdade de Turin e em Teologia pela Universidade de Lund na Suécia. Foi um dos formuladores da Teologia da Libertação. Autor de mais 70 livros traduzidos em vários idiomas.

CARLOS BRITO / PE
Mestre em Distúrbios da comunicação(PUC-SP), Graduado em Psicologia e Fonoaudiologia, Especialista em Metodologia do Ensino (UNICAP). É professor adjunto da UNICAP e professor da pós-graduação( Unicap / Fafire / Facho-Ícone).

Rosita Edler Carvalho/RJ
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicologia, consultora em Educação Inclusiva e autora de diversos livros na área de inclusão.

CELSO ANTUNES / SP
Mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-graduado em Inteligência e Cognição pela USP, graduado em Geografia pela USP, autor de mais de 180 livros didáticos e 60 livros sobre educação.

Armando Reis Vasconcelos / PE
Mestre em Educação pela PUC/RJ, Diretor do Colégio Equipe - Rcife/PE, - Diretor Executivo do SINEPE-PE, Professor de Didática (aposentado) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Foi conselheiro e Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.

Dalvaneide Araújo / Senac - PE
Mestre em Educação pela UFPE; Técnica em Coordenação Pedagógica na Área de Formação Profissional do SENAC/PE, onde responde pelo segmento de Gestão. É professora de pós-graduação das Politécnica / UPE e UNIVERSO - universidade Salgado de Oliveira. Pesquisadora dos temas educação/trabalho, educação e espiritualidade e formação humana.

Sérgio Abranches / PE
Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pós-grado em Fundamentos de Educação pela UFPE e Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira.

Targélia Albuquerque / PE
Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação (Avaliação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Pedro Demo / DF
Pós-doutorado pela University Of California At Los Angeles, Pós-Doutorado pela Universität Erlangen-Nürnberg, Doutorado em Sociologia pela Universität Des Saarlandes / Alemanha e Graduado em Filosofia.

Sandro Diniz / PE
Psicólogo Clínico em Gestalt Terapia, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Terapeuta Comunitário. É professor do SENAC e consultor de empresas.

Kaká Werá Jecupê / RJ
Índio tapuia, escritor, ambientalista; fundador do Instituto Arapoty. É empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social&Ambiental. Desde 1998, leciona na Fundação Peirópolis e na UNIPAZ . Fez palestras na Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Índia, Escócia, México e França. Publicou "Tupã Tenondé"; "A terra dos mil povos - História indígena do Brasil contada por um índio" e "As fabulosas fábulas de Iauaretê".

Timothy D. Ireland / Escócia
Ph. D. em Educação na Universidade de Manchester, Mestrado em Educação de Adultos e Graduação em Letras na Universidade de Edimburgo. Foi Diretor Nacional de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, em Brasília. Atualmente, trabalha na Representação da UNESCO no Brasil.

Cláudia Germana C. Farias / PE
Pedagoga, Psicanalista, Pós-graduação em Gestão Educacional e em Psicanálise Clínica. Professora da Faculdade Integrada de Pernambuco - FACIPE. Desenvolve Atividades de Gestão Pedagógica em Escolas Públicas e Particulares de Pernambuco.

Ana Maria Morais / SENAC - PE
Licenciatura em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1998). Atuação na área de Administração e Gestão, em Educação Profissional e Gestão de Projetos , com ênfase em Profissionalização e Tecnologia Educacional e Desnvolvimento de Núcleos produtivos. Diretora de Educação Profissional do Senac Pernambuco.

Fernanda Bérgamo / PE
Arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco; Licenciada em Letras pela Fafire e pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa. É professora da Equipe de Vestibular da Rede Globo Nordeste, professora do Colégio Atual de Olinda e ministra cursos in company em diversas empresas.

Site do VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação
Webmaster: senac@pe.senac.br / ascom-web@pe.senac.br