Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BURACÃO DA LIBERDADE: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, ORGANIZAÇÃO, HUMANIZAÇÃO E CIDADANIA

NO BAIRRO DA LIBERDADE FICA UMA DAS MAIORES VOÇOROCAS DE GARANHUNS: O  BURACÃO DA LIBERDADE
SAÍDA DA ESCOLA SÃO CRISTÓVÃO - LIBERDADE/GARANHUNS
Estamos realizando, como prática de ensino de Língua Portuguesa, uma série de debates e discussões em momentos  a que chamamos rodas de conversas. Essas  conversa, que nem sempre se realizam em círculos, mas que  se propõem a circular por diferentes espaços e discursos, acontecem visando o exercício da cidadania e o espertar da consciência e da ação  comprometida com as questões coletivas.Numa sequência de atividades, e numa visão Freiriana de leitura, utilizamo-nos das  diferentes atividades, realizadas em torno de uma temática de relevância social, para desenvolvimento da capacidade do educando de ler a palavra e o “ mundo” onde pela observação, dialogo, interação nele pode intervir atribuindo-lhe significado.
Como uma das etapas têm-se a produção de um gênero  textual, que lido, reconhecido e compreendido pelo estudante torna-se ação  como resultado de uma idéia  construída em um percurso que se encontra nos  vários discursos sobre o mesmo tema. No mês de março nossas reflexões com as turmas de EJA seu deram  em torno da temática Consciência ambiental: organização e humanização. Uma das atividades práticas dessa discussão girou em torno do combate ao mosquito da dengue.
. Em uma das palestras ministradas na escola pela Secretaria de Saúde do Município, uma estudante do EJA MÉDIO
Socializou sua preocupação  com o descaso com o “Buracão”. A partir daí organizamos nossa conversa no BURACÂO DA LIBERDADE com o objetivo de observar o espaço, identificar possíveis focos de dengue e as condições do ambiente e de vida das pessoas que lá residem. ou seja, falar do buracão, no buracão e a partir dessa conversa sistematizar as impressões, percepções e opiniões em produção textual e em seguida na organização de uma AÇÃO Pró-buracão da Liberdade. 









































 FLORES E FRUTOS DO BURACÃO