Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Centro de pesquisas Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira

O centro de Estudos Afro-brasileiros (CEAB) ligado a UPE-Campus Garanhuns, inaugurado no dia 02 de abril de 2008, foi organizado visando contribuir para o debate em torno da qualidade de vida das comunidades afro-descendentes, na busca de minimizar as desigualdades sociais para o exercício da cidadania
Nessa perspectiva, o CEAB desenvolve estudos, pesquisas e extensão voltada para uma educação anti-racista aliada à formação inicial e continuada de professores do ensino fundamental e médio. Tomando como referência o que rege a Lei 10.639, sancionada pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003, alterando a Lei 9.394, de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares.
O projeto foi elaborado pela professora Silvana Núbia e concentra projetos em diferentes áreas, entre elas: História, patrimônio cultural e educação de afro-descendentes; Lingüística e Literatura; Educação Matemática; Psicologia e saúde pública.
O CEAB possui espaço próprio na Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns e realiza encontros às quintas- feiras.
Fazem parte do grupo de pesquisadores do CEAB a Professora Dr. Silvania Núbia Chagas (coordenadora geral), Dayse Cabral de Moura, Magdalena Maria de Almeida, Maria Giseuda de Barros Machado, Francisca Núbia Bezerra e Silva, Maria Perpétua Teles Monteiro, Ernani Martins dos Santos, Antônio Pereira Filho, Maria de Fátima Monteiro, Régia Maria Batista Leite, Marilyn Leal, Josariel Vieira, Rosa Maria Tenório.
Estiveram presentes à reunião de 16/04 a Professora Lourdes Antunes (Técnica da Gerência Regional de Educação) e Arnielly Kelly (Secretária do CEAB)
Na ocasião tratou-se do plano de encontro dos líderes de comunidades quilombolas da região com os pesquisadores do CEAB.

IMAGENS: REUNIÃO DE 16/04/2009