Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 20 de novembro de 2010

RESULTADO DO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2010

Recebemos o resultado do Prêmio Construindo a Nação 2010 que com muita alegria divulgamos, pois o nosso Projeto TECENDO CIDADANIA ficou em 2º lugar entre as escolas de Ensino Médio do país. Destacamos com louvor a participação de Pernambuco uma vez que, dos estados da nossa federação apenas Bahia e Santa Catarina não participaram da edição 2010, nesta modalidade de ensino. Destacamos, também, a participação das Escolas de Referência premiadas: a Escola Alfredo de Carvalho da cidade de Triunfo com o Projeto: Saberes, sabores e valores, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns com o Projeto Tecendo Cidadania - vivência de valores através do protagonismo juvenil (nossa escola) e a Escola Augusto Costa de Limoeiro com o Projeto Metamorfose que recebeu, do Instituto Cidadania Brasil, menção honrosa.
A realização desta edição do Prêmio é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil e da Confederação Nacional da Industria – Conselho Permanente de Responsabilidade Social e Serviço Social da Industria - Nacional



O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.

Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.

A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil ,em conjunto agora com a CNI/SESI é apoiada nos Estados de São Paulo pela Sony Brasil, Fundação Volkwsvagen (também no Rio de Janeiro), Fundação Cásper Líbero, Arno, por sua Casa Gourmet, e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.
As premiações acontceram entre março e abril de 2011 em local, data e horário a serem posteriormente divulgados.


INFORMAÇÔES RETIRADAS DE:
http://www.institutocidadania.org.br/HTML/constru_nacao_opremio.htm