Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 30 de maio de 2010

O QUE SÃO OS ANJOS? O QUE NOS DIZ A ARTE?

(Reprodução feita por Irisney Bosco da obra “Canção dos anjos”, do artista francês William-Adolphe Bouguereau (1825-1905))

Quem observa Arte não tem dificuldade em perceber que esta sempre propôs imagens de seres alados. Homem, mulher e animal encontram-se em muitas culturas da Antiguidade. Alguns dos mais familiares desses " proto-anjos" são as monumentais figuras aladas dos palácios assírios, pinturas murais de vários espíritos greco-romanos, e principalmente da deusa da Vitória retratada na escultura clássica. Em alguns casos, as diferenças entre esses protótipos e os anjos judaico-cristãos da última fase são maiores que as semelhanças. As Vitórias com trajes leves, por exemplo, são francamente femininas, ao passo que os anjos eram considerados principalmente como assexuados, andróginos ou de sexo masculino até o século XIX. No Aeropagita, escrito por volta de 500 d.C Dionísio, na Hierarquia Celestial, distingue nove ordens de anjos agrupando-os em três classes em ordem decrescente de poder:1. Serafins, querubins e ofanins; 2. Dominações, virtudes e potestades; 3. Principados, arcanjos e anjos. Mas tarde, Tomás de Aquino, no século XIII, escrevendo sobre os anjos com rigor filosófico, afirmou que eram puro espírito e, portanto, sem uma forma física. Tomás de Aquino esclareceu a hierarquia tripla, de Dionísio, atribuindo a cada coro um certo tipo de relação com Deus e com os homens. O primeiro coro dedica-se à adoração face a face com Deus; o segundo coro, ao conhecimento de Deus pela contemplação do universo; e o terceiro, às coisas humanas. No terceiro coro, os principados- pelas nações, os arcanjos interagem com os homens em condições extraordinárias, os anjos atuam como guardiões das pessoas.

Percebe-se, pois, que Teólogos, místicos e poetas discutiram durante séculos sobre como seriam os anjos e até se eles podem ser vistos. Buscando respostas neste sentido encontrei este estudo que nos indica como estes seres são apresentados nos referenciais bíblicos:

A Bíblia diz em Hebreus 1:14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”
Quantos anjos existem? A Bíblia diz em Apocalipse 5:11 “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares.”
São os anjos superiores aos seres humanos? A Bíblia diz em Salmos 8:4-5 “Que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo dos seres celestiais o fizeste; de glória e de honra o coroaste.”
Os anjos podem aparecer em forma de seres humanos. A Bíblia diz em Hebreus 13:2 “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.”
Quem é o líder encarregado dos anjos? A Bíblia diz em 1 Pedro 3:22 “Cristo está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.”
Os anjos são guardiões especiais. A Bíblia diz em Mateus 18:10 “Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.”
Os anjos provêem proteção. A Bíblia diz em Salmos 91:10-11 “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”
Os anjos salvam os seres humanos do perigo. A Bíblia diz em Salmos 34:7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra.”
Os anjos cumprem as ordens de Deus. A Bíblia diz em Salmos 103:20-21 “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!”
Os anjos transmitem as mensagens de Deus. A Bíblia diz em Lucas 2:9-10 “E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo.”
Que papel desempenhará os anjos quando Jesus voltar pela segunda vez? A Bíblia diz em Mateus 16:27 “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” A Bíblia diz em Mateus 24:31 “E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”
De onde vêm os anjos maus? Eram anjos bons que decidiram rebelar-se. A Bíblia diz em Apocalipse 12:9 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”
Que influência tem os anjos maus? Eles lutam contra os justos. A Bíblia diz em Efésios 6:12 “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.”
Qual será o destino final de Satanás e os seus anjos maus? A Bíblia diz em Mateus 25:41 “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.” (http://www.jesusvoltara.com.br/info/anjos.htm).

Embora muitos desses episódios da Bíblia e dos livros apócrifos fossem inicialmente conhecidos basicamente por monges letrados e eruditos, determinados episódios terminaram se tornando familiares, e essas cenas passaram a se constituir elementos essenciais, primeiro da decoração das igrejas e das iluminuras dos manuscritos, depois de obras de arte autônomas.

As convenções para a representação dos anjos desenvolveram-se devagar e, uma vez estabelecidas, mudaram muito lentamente. Alguns elementos foram codificados, facilitando a identificação de determinados anjos em uma cena. Por exemplo, Miguel quase sempre é representado brandindo a espada com que combate as forças do mal. A representação de anjos evolui gradualmente ao longo dos séculos do etéreo para o carnal, acompanhando a evolução da cultura ocidental, que passou da fé no invisível à confiança na observação direta e na documentação.Assim, ao longo dos séculos, os anjos têm sido representados nas mais diversas formas por artistas que vão desde Giotto, Fra Angélico e Boticcelli a REmbrandt, Rossetti, Manet e Howard Finster, representados em afrescos, pinturas a óleo, mosaicos, gravuras, vitrais, tapeçaria, iluminuras e esculturas.

VEJA COMO A ARTE CONTA ESSA HISTÓRIA:

Espírito alado(séc. I a.C)

Vitória Alada (190 a.C)

Manuscrito Iluminado(Anjo com mó)

Bolas de lâmpadas eclesiásticas

Vitral (1180)França

Giotto(1266-1337)

Giotto(1266-1337)detalhe de A crucificação.

Donatello(1386-1466)Pietra de macigno dourada e policromada.


BIBLIOGRAFIA:
GRUBB, Nancy.Anjos na Arte. São Paulo: Ática, 1997.

IMAGEM RETIRADA DE: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.revistadotatuape.com.br/images/atelie02_022007