Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

terça-feira, 10 de novembro de 2009

I SEMINÁRIO GRE/UAG - PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS:UM DESAFIO POSSÍVEL NO AMBIENTE ESCOLAR

IMAGENS DO SEGUNDO DIA (10/11/2009)










PARA ACESSAR A MAIS IMAGENS CLIQUE NO TÍTULO DA POSTAGEM

I SEMINÁRIO GRE/UAG - PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS:UM DESAFIO POSSÍVEL NO AMBIENTE ESCOLAR

Aconteceu, ontem, no prédio da Universidade Federal Rural de Pernambuco o I Seminário GRE/UAG intitulado Leitura e Produção de crônicas no ambiente escolar. O evento estará sendo realizado até amanhã dia 10/11/2009 com a seguinte programação:

Dia 09/11/09
19h00m às 19h e 30m – Credenciamento, distribuição de material, montagem de pôster.
19h às 20h 30m – Palestra Os desafios de incentivo à leitura e a produção de textos no Ensino Básico. (Profª Norma Abreu L. Vasconcelos - UAG/UFRPE)
20h às 20h45m – Lanche
20h45m às 21h30m – Relatos de experiências.

Dia 10/11/2009
19h – Oficinas:
Nas águas de Lya Luft, ler é transgredir (Gislaine Damasceno Orlando e Ilca Suzana);
Jogos de leitura com crônicas
20h às 20h45 – Lanche
20h45m – Relatos de experiências
O dia de ontem foi extremamente enriquecido com as experiências apresentadas pelos professores e alunos da rede pública estadual. Entre as experiências apresentadas duas foram da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns pela professoras Socorro Feitosa (Seqüência didática: A crônica nossa de cada dia) e Maria Soares (Oficina: Crônica uma visão subjetiva da sociedade). O dia de hoje segue com a programação acima onde nos relatos será apresentada mais uma experiência da escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, a exposição será feita pela professora Maria Perpétua Teles Monteiro que apresentará uma seqüência didática resultado de uma experiência interdisciplinar com os conteúdos Arte, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa tendo a crônica como eixo articular e instrumento de cidadania instigador do direito à expressão e pensamento.
O projeto, que mobilizou escolas da região, foi elaborado no momento de formação continuada promovido pela Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental – GEIF através da UEAD/Programa de bibliotecas PERNAMBUCOLENDO em parceria com a Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, para professor coordenador de biblioteca e técnicos das 17 Gerências Regionais de Educação.
Cada Gerência Regional teve como uma das prioridades no momento da formação, elaborar um projeto de incentivo a leitura a partir do Gênero crônica no ambiente escolar tendo como foco a interdisciplinaridade e a dinamização do espaço da Biblioteca. Com esse objetivo o grupo de professoras técnicas da Unidade de Desenvolvimento de Ensino da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional de Garanhuns juntamente com o grupo de Coordenadores de Biblioteca Escolar das escolas jurisdicionadas a GRE, elaborou o projeto “Leitura e produção de crônicas: um desafio possível no ambiente escolar”, visando estimular o uso da leitura como prática social a partir de atividades na Biblioteca, bem como despertar no estudante o gosto pela produção textual através do uso do Gênero Crônica no cotidiano escolar. A escolha do tema se deu na perspectiva de que “Ler a realidade em que vivemos é manter a esperança de que possamos utilizar nossos conhecimentos, buscando transformar as relações de convivência, e nesse sentido, é necessário democratizar o acesso às informações, ampliar o debate e procurar um novo caminho para o desenvolvimento sustentável e menos desigual.
Desde sua concepção o projeto conta com duas grandes parcerias: do SESC Garanhuns com o projeto “SESC NAS ESCOLAS” e da Universidade Federal Rural de Pernambuco através da coordenação dos Cursos de Letras e Pedagogia; e com o apoio do Governo de Pernambuco e do Programa de Educação Integral.
Possui também, uma equipe de responsáveis composta pelos educadores: Professor Paulo Lins – Gestor da GRE/Garanhuns, profª Adelma Elias (Chefe da Unidade de Ensino), profª Ivete Vasconcelos, profª Socorro Galindo e profª Sõnia Lima (técnicas da GRE-AM) e dos docentes da UFRPE profª Heloisa Bastos e Norma Vasconcelos,e da profª Cleonice Vaz(Gerente Executiva do SESC) e Luciana Vilaca(coordenadora da Biblioteca SESC/Garanhuns).