Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ARTE E VIDA SOCIAL

Afinal o que são as palavras? As palavras são símbolos para memórias partilhadas(Jorge Luis Borges, Esse ofício do verso)
Sapatos "Vicent Van Gogh"

A sociologia da arte surgiu na Europa, berço das Ciências Sociais e das mais importantes manifestações artísticas do Ocidente. Os cientistas que se dedicaram a esse campo procuraram desvendar as relações entre práticas artísticas e outras instâncias da sociedade como a religião,o poder e as classes sociais. Segundo Costa (2004) a Sociologia da arte se propõe a entender o papel da arte na sociedade, a função do artista, o sentido de um som ou de uma imagem num determinado contexto social, o processo de consagração artística, a dinâmica do processo artístico e a relação existente entre a arte consagrada e a vanguarda. Essas e outras preocupações constituem o objeto dessa ciência relativamente nova – surgida há cerca de cem anos - que é a sociologia da arte.
Como exemplo cita-se o livro “A imagem da mulher brasileira”(Cristina Costa) – um estudo de arte brasileira que divulga o estudo sociológico da imagem feminina na arte brasileira;Arte ciência e trópico de Gilberto Freire;o trabalho do historiador espanhol Eugenio D’Ors que desenvolveu um estudo no qual procurou entender a relação entre o poder das instituições políticas e religiosas, entre outros.

Referência bibilográfica:
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2ª ed.reform. São Paulo: Moderna, 2001

Garanhuns na agenda Pernambuco conhece Pernambuco

Nos dia 29, 30 e 31/10/2008 a cidadde de Garanhuns faz parte da Agenda do Projeto Pernambuco conhece Pernambuco.

Na cidade serão realizadas oficinas,shows e uma boa programação cultural. Confira:

29 de outubro
Como Servir Vinhos-Recreação

30 de outubro
-Educação Patrimonial
Educação Ambiental
Reciclagem, Papel e Arte.

31 de outubro
-Sensibilização para o Turismo
-Cidade Fotografada
-Marketing para o Turismo
Turismo nas Escolas

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
30 de outubro-Apresentação do espetáculo teatral “A Árvore de Júlia”
31 de outubro-Apresentação do Bloco das Flores

SHOWS
31 de outubro - Rogério e Os Cabras - Cascabulho -Vanessa da Mata- Guilherme Arantes