Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 20 de dezembro de 2008

ENCERRAMENTO DO CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

As atividades do Curso foram encerradas com a visita, do grupo de professores cursistas, ao Museu do Estado de Pernambuco. Na ocasião para apreciar, além do mais, uma exposição do artista Gilvan José de Meira Lins Samico. Samico(Recife, 15 de junho de 1928) é um pintor, desenhista e gravurista brasileiro. Atualmente, reside e trabalha na cidade de Olinda, em Pernambuco. Começou sua carreira influenciado pelo expressionismo de artistas como Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo, mas atualmente é conhecido por suas meticulosas xilogravuras, inspiradas na temática e estilo da gravura popular do nordeste do Brasil. Tem obras no MoMA de Nova Iorque e participou duas vezes de Bienal de Veneza com premiação numa delas.
O Museu do Estado de Pernambuco (MEP) foi criado no dia 24 de agosto de 1928, através da Lei Estadual nº 1.918.Em 1930, expondo somente algumas coleções de quadros, o MEP foi instalado na cúpula do Palácio da Justiça. De 1934 até 1940, o acervo do museu permaneceu sob a guarda da Biblioteca Pública do Estado.
No dia 10 de maio de 1940, o MEP foi recriado pelo Decreto nº 491. Neste sentido, as suas novas instalações foram inauguradas na Avenida Rui Barbosa nº 960, esquina com a Rua Amélia, situada na localidade de Ponte d’Uchôa.
Este local (palacete de dois andares), contudo, em 1933, antes de ser utilizado como museu, serviu como quartel do 2º Batalhão de Caçadores da Brigada Militar de Pernambuco. Atualmente, o MEP é uma unidade da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
No início do dia, os professores ministrantes do Curso, Sebastião Gomes Pedrosa e Rosa Vasoncelos, prepararam uma exposição com alguns trabalhos elaborados durante os encontros.
O ambiente, além de belo, ficou muito agradável e atraente.Veja algumas imagens da exposição.










































Não faltou ao encontro uma boa música e...
parabéns para aniversariante do dia que teve direito a bolo e muito carinho do grupo.