Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

segunda-feira, 12 de maio de 2008

ESCRAVISMO, ESCRAVIDÃO, ESCRAVATURA...ATÉ QUANDO?

Pintura de Gustave Boulanger(1824-1888), retratando um mercado de escravos na Antiguidade

A escravidão (nomeada ainda escravismo e escravatura) é a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades desde os tempos mais remotos os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria.

Escrava sendo leiloada na Antigüidade, por Jean-Leon Gérône

Eram feitos escravos, em geral, os prisioneiros de guerra e pessoas com dívida independente da questão racial. Ademais, algumas culturas com um forte senso patriarcal reservavam à mulher uma hierarquia social semelhante ao do escravo, negando-lhe direitos básicos que constituiriam a noção moderna de cidadão.

Mercadores de escravos analisando os dentes escrava, por Jean-Leon Gérône

Aquarela de Debret mostra escravos africanos trabalhando
na moenda de cana-de-açúcar no século XIX.

Posteriormente destacou-se a escravidão de homens negros. Na idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolvendo- se então um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.

Jean Baptiste Debret(1768-1848)

No Brasil do Período colonial até o final do Império a escravidão era marcada principalmente pelo uso de homens vindos do continente africano mas é necessário ressaltar que muitos índios foram vítimas desse processo.

Jean Baptiste Debret(1768-1848)

Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.

Jean Baptiste Debret(1768-1848)

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei àurea, em 13 de maio de de 1888. Após intensas lutas travadas por brancos e negros que repudiavam essa prática desumana, covarde e cruel.


"Declara extinta a escravidão no Brasil. A princesa imperial regente em nome de Sua Majestade o imperador, o senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.

Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário"...


Fotografia: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=

No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

"Antigamente, os escravos tinham um senhor, os de hoje trocam
de dono e nunca sabem o que esperar do dia seguinte."
Fernando Henrique Cardoso

ACESSE:

http://www.viafanzine.jor.br/010_fotos/trab_escravo.jpg
http://smartkids.terra.com.br/dia/maio/dia_abolicao.html
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diaescravo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o#Escravid.C3.A3o_na_Antiguidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o