Na próxima sexta-feira (26/08/2011) às 9h será realizada, no espaço aberto do Colunata, a Primeira Feira e Exposição de Literatura de Cordel de Garanhuns. O evento foi idealizado pelo poeta e cordelista Bispo e está sendo organizada pelo poeta e cordelista Gonzaga de Garanhuns e pelo poeta e escritor Sandoval.
Na ocasião estarão se apresentando, além dos cordelistas, violeiros e o grupo de reisado Santíssimo Redentor do Clube da Vivência.
A feira conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, Comunicação e Esportes e Secretaria de Educação através da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, Biblioteca do SESC Garanhuns e 9º BPM.
Na ocasião, Garanhuns e região terá a oportunidade de ouvir e conhecer, um pouco mais, o trabalho de Gonzaga de Garanhuns, seu Gonzaga como assim , carinhosamente, o chamamos.
O cordelista Gonzaga trabalha com diversos temas, com destaque para os fatos relacionados à nossa cidade. Temos por intermédio de Gonzaga de Garanhuns uma produção literária única que engrandece nossa Terra da Garoa.
Em um dos seus trabalhos Gonzaga de Garanhuns apresenta sua biografia dizendo assim:
"Sou Gonzaga de Garanhuns
Relato meu nascimento (08/08/1943)
Naquela segunda-feira
Prá mãe foi belo o momento
Aquela manhã feliz
Prá meu pai foi cem por cento.
[...]
A gente por ser do povo
Descendente do Sertão
Me deram o nome que tenho
Luiz Gonzaga e então
Em homenagem perfeita
Ao grande rei do Baião.
Também eu sou descendente
do povo dos Cafundó
Do Sertão paraibano
Adonde a seca dá nó
Dos Pereiras de Princesa
E Nunes do Piancó.
[...].
Nas escolas de Garanhuns Gonzaga tem realizado o trabalho perseverante de um grande educador, da educação infantil ao ensino superior, sem a intenção de fazer rima, é fácil dizer que Gonzaga é um Doutor.
Para conhecer o trabalho de Gonzaga de Garanhuns acesse: http://www.gonzagadegaranhuns.blogspot.com/
Entre em contato com o poeta Gonzaga pelo fone (087) 9104-6084, pelo e-mail: cordelgonzagadegaranhuns@hotmail.com ou pelo ORKUT: Gonzaga de Garanhuns.
Acesse informações sobre Literatura de cordel:
http://www.ablc.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
http://www.suapesquisa.com/cordel/