Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS SOCIOLOGIA/1º ANO ENSINO MÉDIO

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE GARANHUNS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA
1° ANO DO ENSINO MEDIO
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro

1ª UNIDADE DIDÁTICA
Ciências Sociais e suas disciplinas
A Sociologia e seu objeto de estudo
Conceitos:
Breve histórico da Sociologia no Brasil
As Ciências Sociais:
Principais escolas sociológicas
Pensadores e tendências do ensino da Sociologia
Entender a sociedade contemporânea
Objetividade e conhecimento científico.

2ª UNIDADE DIDÁTICA
A Convivência Humana
Sociabilidade e socialização
Contatos sociais
O isolamento social
A importância da comunicação
Interação Social
Processos sociais


3ª UNIDADE DIDÁTICA
Comunidade, sociedade e cidadania.
Comunidade
Sociedade
Cidadania
Minorias e Direitos Humanos


4ª UNIDADE DIDÁTICA
Os agrupamentos sociais
Grupo social
Agregados sociais
Mecanismo de sustentação dos grupos sociais
Sociologia da juventude
Sistemas de status e papeis sociais
Estrutura e organização social

EMENTA/APRESENTAÇÃO


Estaremos, este ano, estudando: A Sociedade Humana como Objeto de Estudo; Os Primeiros Sociólogos; A Sociologia na Sociedade Contemporânea. Destacaremos a Convivência Humana como necessidade básica de manifestação do comportamento humano através da articulação e das formas de comunicação e cooperação onde a sociabilidade se desenvolve nos processos de interação e socialização dos indivíduos e também aprofundaremos o conceito de cidadania e Direitos do Cidadão na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

CONTEÚDOS

• A SOCIEDADE HUMANA COMO OBJETO DE ESTUDO

O “Menino Selvagem de Aveyron”
As Ciências Sociais
Entender a Sociedade em que Vivemos
Disciplinas em que se dividem as Ciências Sociais
A Longa Marcha das Ciências Sociais
Os Primeiros Sociólogos
A Sociologia na Sociedade Contemporânea
Objetividade e conhecimento Científico

• LEITURAS COMPLEMENTARES: O MÉTODO CIENTÍFICO. A DESIGUALDADE SOCIAL SEGUNDO JEAN JACQUES ROUSSEAU, DURKHEIM E OS FATOS SOCIAS.

• A CONVIVÊNCIA HUMANA
Sociabilidade e Socialização
Contatos Sociais
O Isolamento social
A Importância da Comunicação
Interação Social
Processos Sociais
Leitura complementar: O Isolamento Social
Tipos de Isolamento Social
O Ser Humano Massificado
Fundamentalismo, Fermento da Guerra.

• COMUNIDADE, SOCIEDADE, CIDADANIA.
Comunidade
Sociedade
Cidadania
Minorias

• LEITURAS COMPLEMENTARES: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO,
SUPERVIA DA INFORMAÇÃO REDEFINE TEMPO E ESPAÇO, O RETORNO DO TRIBALISMO, OS AGRUPAMENTOS SOCIAIS.


• GRUPO SOCIAL
Agregados sociais
Mecanismos de Sustentação dos grupos sociais
Sociologia da Juventude
Sistema se Status e papéis Social
Leituras complementares; O Sentido da Liderança.
Carisma; a atração ao alcance de todos.



• ATIVIDADES PRÉVIAS

Sondagem
Debates
Leituras
Produção de Textos
Reflexão


• ATIVIDADES DIDÁTICAS

Leitura e Produção de diferentes Gêneros Textuais relacionados com o tema em estudo. Exibição de filmes para debate. Contextualização e aprofundamento do Debate através de apresentação oral, utilização da música, Dramatização dos textos trabalhados, Pesquisa de campo, Entrevistas, trabalhos interdisciplinares com História, Arte, Geografia e Filosofia, através de Seminários atividades em grupos declamação de poemas participação nos estudos dirigidos elaboração de textos para a página do centro na Internet.

• ATIVIDADES AUTO-DIDÁTICAS
Entrevistas com pessoas da comunidade. Criação de Documentário.
Atividades no Laboratório de Informática, pesquisa e produção textual e imagens utilizando a Internet na elaboração dos trabalhos apropriando-se da tecnologia para o desenvolvimento intelectual.

• ATIVIDADES DIDÁTICAS – COOPERATIVAS

Pesquisas Coletivas
Troca de e-mails
Criação de Blogs
Grupos temáticos/ Cinema Temático.
A Escola vai ao cinema
Entrevistas
Participação nos Projetos:
Tecendo cidadania com arte
Meio Ambiente Cuidando por Inteiro;
CEEG Solidário
Viver Pernambuco
Água: Fonte de Vida.
Os Recursos Hídricos de Garanhuns.

• ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Pesquisa na Internet sobre temas vivenciados em salas de aula. Oficina, Estudo do meio Social, visita ao cinema uma vez por mês. Campanhas Educativas. Desenvolver a interação social através da participação
nos jogos escolares . Elaborar seminários e apresentar. Exibição de filmes: O Náufrago/ O Quatrilho

• TEMAS TRANSVERSAIS
Ética
Pluralidade cultural
Meio ambiente
Trabalho e consumo

• VALORES
Solidariedade
Respeito
Justiça
Ética
Meio Ambiente.


• CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação e integração dos estudantes no processo Ensino Aprendizagem


• FONTES E REFERÊNCIAS

MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense. 1982.
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia.
Série Brasil. São Paulo: Ática, 2004.
DIMENSTEIN, Gilberto. Cidadão de Papel. São Paulo,

Para maiores informações sobre Sociologia no Ensino Médio click no título da postagem ou acesse:http://www.cfh.ufsc.br/~lastro/sociologias.htm