Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

terça-feira, 28 de abril de 2009

28 DE ABRIL DIA DA EDUCAÇÃO

Escola de Atenas-Rafael (1506-1510 )

Todos nós, em todas as etapas das nossas vidas estamos de uma forma ou de outra envolvidos com a educação. Em casa, na rua, na igreja, nos clubes ou na escola não escapamos a ela. Seja para aprender, seja para ensinar, para aprender-e-ensinar, para ensinar-e-aprender, para saber, para fazer, para conviver ou para ser ela nos cativa e nos reveste.

Mas, o que é Educação? Vejamos o dizem:

a- Os dicionários

“Ação e efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino”(Calda Aulelete. Dicinário Contemporâneo da Língua Portuguesa)

“Ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens para adaptá-las à vida social; trabalho sistematizado, seletivo, orientador, pelo qual nos ajustamos à vida, de acordo com as necessidades e propósitos dominantes; ato ou efeito de educar; aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas, polidez, cortesia. (Auréilio Buarque de Hollanda. Pequeno Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa);

b- A enciclopédia Brasileira de Moral e Civismo

"Educação. Do latim educere, que significa extarir, tirar, desenvolver. Consiste basicamente na formação do homem de caráter. A educação é um processo vital, para o qual concorrem forças naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador e pela vontade livre do educando."

c- Alguns pensadores

“A educação não é mais do que o desenvolvimento consciente e livre das faculdades inatas do homem” (Sciacca);

“A educação Permanente é uma concepção dialética, como um duplo processo de aprofundamento, tanto da experiência pessoal, quanto da vida social, que se traduz pela participação efetiva, ativa e responsável de cada sujeito envolvido, qualquer que seja a etapa de existência que esteja vivendo...” (Pierre Furter)

“[...] É a ciência de transformar a sociedade...” (Ortega Y Gasset)


EDUCAÇÃO?EDUCAÇÕES?

TALVEZ POSSAMOS APRENDER COM O ÍNDIO

Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamin Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa:

"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."

BIBLIOGRAFIA
BRANDÃO,Carlos Rodrigues.O que é educação.33ª ed.-São Paulo:Brasiliense,1995.p 8-9.

PARA INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CLIQUE NO TÍTULO DA PSOTAGEM OU ACESSE: http://www.pedagogia.com.br/historia.php

SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.imbui.com.br/conteudo/noticias/bahia/imagens/BAEDU080502GDE1_5197.jpg&imgrefurl=http://www.imbui.com.br/noticias/prg_not_exi.cfm%3Fid%3D5197&usg=__lzBwjvIVllwn5C922mZUjmr5dic=&h=454&w=530&sz=31&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=EtiOvxJe7yhgEM:&tbnh=113&tbnw=132&prev=/images%3Fq%3DEDUCA%25C3%2587%25C3%2583O%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1

IMAGEM: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Atenas