A Orientadora de Literatura do SESC Garanhuns está disponibilizando e divulgando a Programação do Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte - 2010
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC
Administração Regional em Pernambuco
SESC Garanhuns
O Laboratório de Autoria Literária é um espaço permanente de criação, fruição e desenvolvimento literário, onde as reflexões discorrem sem esbarrar em limites formais, podendo ser pela análise individual, recriação, invenção artística ou até mesmo imagem real, que transmita através da língua, transforma-se em forma e cria vida, a partir do contato com o apreciador, que tem nos atos de pensar e comunicar, seja ele verbalizando ou escrevendo, o poder de transformar.
Programação do Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte
1º Semestre – 2010
• MARÇO
Ação: Intervenções Poéticas: Poesias de mulheres para mulheres – Em homenagem ao dia Internacional da Mulher
Período de realização: Dia 08
Horário: 12h e 13h
Público alvo: Clientela em geral
Local: Restaurante do Sesc
Ação: Palestra: A importância da mulher contemporânea na literatura
Convidada: Karina Calado
Período de realização: Dia 08
Horário: Das 19h30 às 22h
Público alvo: escritoras, poetisas, professoras e afins
Local: Laboratório de Autoria Luzinette Laporte.
Ação: Poesia na Roda: Poesias pernambucanas dos dias atuais – Em comemoração ao dia nacional da Poesia!
Escritores convidados: César Monteiro, Edson Santos e Maciel Viana
Público alvo: Estudantes universitários, professores, poetas e afins.
Período de realização: Dias 09 e 11
Horário: A partir das 19h
Local: Laboratório de Autoria Luzinette Laporte.
Ação: Projeto Café com Poesia
Escritor convidado: Graça Graúna
Musicista: Michele dos Santos
Painel Temático: Literatura Indígena contemporânea
Período de realização: Dia 30
Horário: A partir das 19h30
Público alvo: estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e afins.
Local: Salão de eventos do Sesc.
Ação: Oficina – Traduzindo a Simbologia da Imagem.
Profissional: Ilustradora Myrna Maracajá (PE)
Carga horária: 42 horas
Início da oficina: 25 de março
Dias: terças e quintas.
Período de realização: de 25 de março a 12 de maio.
Público alvo: Professores, estudantes universitários, escritores e demais afins.
Horário: Das 14h às 17h
Número de vagas: 25
Local: Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte.
• ABRIL
Ação: Poesia na Roda: Cecília Meireles
Escritor convidado: Wagner Marques
Público alvo: Estudantes secundaristas e afins.
Período de realização: Dia 15
Horário: A partir das 19h
Local: Laboratório de Autoria Luzinette Laporte.
Ação: Poesia na Roda: João Cabral de Melo Neto
Escritor convidado: Helder Herik
Público alvo: Estudantes do Ensino Médio
Período de realização: Dia 22
Horário: A partir das 19h
Local: Laboratório de Autoria Luzinette Laporte.
Ação: Projeto Café com Poesia
Escritor convidado: Mário Rodrigues
Músico: Paulinho Bass
Painel Temático: A Literatura e o Jornalismo
Período de realização: Dia 27
Horário: A partir das 19h30
Público alvo: estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e afins.
Local: Salão de eventos do Sesc.
• MAIO
Ação: Poesia na Roda: João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque de Holanda
Escritor convidado: Helder Herik
Público alvo: Estudantes do Ensino Médio
Período de realização: Dia 06
Horário: A partir das 19h
Local: Laboratório de Autoria Luzinette Laporte.
Ação: JORNADA LITERARTE
Arte/educação e Literatura: mediação e inclusão como práticas pedagógicas
Período de realização: De 10 a 12 de maio
Ação: Lançamento de Jornal Literário - Jornal U-Carbureto
Período de realização: Dia 18
Horário: Às 20h
Participação Especial dos violonistas Francis Lima e Maurilo Matos
Público alvo: estudantes universitários, professores, poetas, prosadores, jornalistas e afins.
Local: Salão de eventos do Sesc.
Ação: Oficina de Produção e Análise de Contos
Profissional: Escritora Ivonete Batista Xavier - Pedagoga, mestre em Psicologia, professora aposentada e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco. Membro da União Brasileira de Escritores – seção de Pernambuco e da Academia de Letras de Garanhuns. Escreveu dentre outras obras, O Preço do Afeto (Cepa, 2001) e Tempo e Memória (Editora Bagaço, 2008).
Carga horária: 24 horas
Início da oficina: 25 de maio
Dias: terças e quintas.
Período de realização: de 18 de maio a 17 de junho.
Público alvo: estudantes universitários, professores, escritores e artistas em geral.
Horário: Das 14h às 17h
Número de vagas: 25
Local: Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte.
Ação: Projeto Café com Poesia
Artista convidada: Karina Calado
Músico: Leo Noronha
Painel Temático: Literatura Feminina Pernambucana: mulheres que marcam a cena literária
Período de realização: Dia 25
Horário: A partir das 19h30
Público alvo: estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e afins.
Local: Salão de eventos do Sesc.
• JUNHO
Ação: Conversa com o escritor
Escritor convidado: Lourival Holanda (Graduado em Filosofia, na França, Doutor pela Universidade de São Paulo. Realizou palestras nos Estados Unidos – Austin e na França. É professor da Pós-Graduação de Letras e na de Ciências da Informação, UFPE. Autor de vários livros).
Período de realização: Dia 08
Horário: A partir das 19h30
Público alvo: estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e afins.
Local: Salão de eventos do Sesc.
Ação: Degustação Poética
Recital no restaurante com poesias do Vinícius de Moraes
Poetas convidados: Manú Maia, Sthephany Metódio, César Monteiro, Edson Santos e Marcilene Pereira
Período de realização: Dia 11
Horário: 1ª Sessão: Das 12h às 12h30
2ª Sessão: Das 13h às 13h30
Público alvo: Os clientes do restaurante.
Local: Salão de eventos do Sesc.
Ação: Projeto Café com Poesia
Escritores convidados: Edson Santos, César Monteiro e Maciel Viana
Participação especial do grupo musical Moendas de Pernambuco
Painel Temático: O papel da poesia contemporânea em nossa sociedade
Período de realização: Dia 22
Horário: A partir das 19h30
Público alvo: estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e afins.
Local: Salão de eventos do Sesc.
Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte
SESC Garanhuns
Rua Manoel Clemente, 136 – Centro
CEP: 55290-000
Garanhuns-PE
Fone: (87) 3761 2658
Marcilene Pereira
Orientadora de Literatura
VISITE O SITE DO SESC GARANHUNS CLICK NO TÍTULO DA POSTAGEM
sexta-feira, 23 de abril de 2010
COMBATENDO O BULLING NA ESCOLA
A LEI 13.995 DE 22.12.2009
DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DE MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO, DIAGNOSE E COMBATE AO BULLYING ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ELABORADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
(Palestra com Profº Josevaldo A. Melo)
Na escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns estamos direcionando momentos da formação continuada com os professores para apropriação da temática e junto a estes encaminhando algumas atividades. Nos horários das oficinas, nos espaços de discussão e reflexão da sala de aula e durante as atividades do Projeto BOM DIA estamos vivenciando momentos de conscientização, prevenção e combate ao Bulling na escola com atividades acompanhadas pelos professores e com atividades direcionadas pelos alunos no sentido, também, do protagonismo juvenil.
Realizamos com todas as turmas dos primeiros anos no dia 09 de abril uma tarde de oficinas com dinâmicas, estudos, discussão e construção de proposta de ações visando combater o Bulling em âmbito escolar.
Na ocasião os alunos discutiram junto aos professores o texto "O caso de Miguel" que motivou a discussão sobre a forma como vemos e julgamos as pessoas. Os alunos interpretaram os personagens e situações que aparecem no texto e a partir dele puderam refletir suas ações. Uma tempestade de idéias permitiu aos estudantes expressarem suas concepções e sentimentos em relação ao Bulling.
Cada professor trabalhou, em transparências, as informações contidas na Cartilha Bulling e todo aluno recebeu uma cópia da LEI 13.995 DE 22.12.2009.
Em cada turma os grupos organizados tiveram a oportunidade de propor ações de combate ao Bulling na escola.
No dia 19 de abril, nas atividades do Bom Dia os alunos do 3º ano "C" protagonizaram uma palestra sobre o Bulling utilizando um material por eles pesquisado em textos, vídeos, mensagens e imagens instigando a reflexão e o combate ao Bulling. Essa turma também identificou a pratica do Bulling na Internet numa situação em que um grupo de estudantes da escola em 2009 postou uma paródia ridicularizando dois colegas da turma. Além da ação da equipe gestora, por meio da atividade realizada pelos próprios colegas o grupo que praticou a ação desculpou-se e retirou o texto produzido do espaço virtual.Nesses momentos, que também têm sidos vivenciados a cada semana pelos demais 3º e 2º anos, estamos sempre incentivando o olhar o outro, o abraçar, o pedir desculpas, o dar um BOM DIA no sentido “bem dito” e no intuito de “bem dizer” a palavra e com ela abençoar.
Das ações realizadas pelos professores, em sala de aula, destacamos as atividades desenvolvidas pela professora Maria Soares junto aos primeiros anos na Disciplina Educação e Trabalho. Hoje os alunos dos primeiros anos trouxeram à escola o professor de Ética da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns Josevaldo Araújo de Melo autor do livro Bulling na escola:como identificá-lo, previni-lo,combatê-lo.
Durante a palestra professor Josevaldo, entre outros, conversou com os estudantes sobre temáticas que são apresentadas em seu livro, como: conceitos e origem do Bulling, fatores que favorecem o desenvolvimento do Bulling, conseqüências da vitimização do Bulling, medidas a serem tomadas pelos pais, combate e prevenção ao Bulling no ambiente escolar e casos de Bulling no mundo e no Brasil. A discussão foi ampliada pelos alunos que inquiriram o palestrante sobre a prática do Bulling partindo de professores.
(Atividades do Projeto BOM DIA)
Como pontua Melo (2010) o Bulling não é um fenômeno novo, pois a violência que o caracteriza sempre existiu. O que há de novo é a perspectiva de estudo adotada no intuito de identificá-lo, previni-lo e combatê-lo.
Em seu artigo Andréia Barros (novaescola@atleitor.com.br), de João Pessoa (PB), destaca que o Bullying vai muito além da brincadeira sem graça.
Esse termo não tem um correspondente em português. Em inglês refere-se à atitude de um bully (valentão). Objeto de estudo pela primeira vez na Noruega, o bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, pedagoga pioneira no estudo do tema no país e autora de Bullying Escolar (Artmed). Segundo ela, o bullying pode acontecer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho. “Identificamos casos de bullying em escolas das redes pública e privada, rurais e urbanas e até mesmo com crianças de 3 e 4 anos, ainda no Ensino Infantil”, comenta.
Para o presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Buylling Escolar, José Augusto Pedra, o fenômeno é uma epidemia psico-social e pode ter conseqüencias graves. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.
O bullying, de fato, sempre existiu. O que ocorre é que, com a influência da televisão e da internet, os apelidos pejorativos foram tomando outras proporções. “O fato de ter conseqüências trágicas, como mortes e suicídios, e a falta de impunidade proporcionou a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema”, aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro “Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil”.
Certamente controlar o bullying nas escolas não é tarefa fácil. Mas, é certo também, que todos nós educadores precisamos buscar meios, tempo, paciência e habilidade para lidar com jovens envolvidos em bullying e suas famílias.
Encontrar o caminho, o jeito é um dos nossos grandes desafios na missão de formar jovens autônomos, solidários e comprometidos consigo mesmo, com o outro e com a sociedade da qual participa.
(Professora Perpétua Teles(Coordenadora Pedagógica) - Bom Dia!)
Nessa busca ser exemplo jamais pode ser nosso dilema, valores como respeito, dignidade, integridade, compromisso, justiça e participação democrática não podem estar na corda bamba.
Por isso, reafirmamos nosso fazer pedagógico direcionado para a vivência de valores na escola ratificando a postura assumida na proposta pedagógica e materializada nas atividades das diferentes áreas do conhecimento desde 2006 e em específico no Componente Curricular Educação Direitos Humanos e Cidadania desde 2007.
DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DE MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO, DIAGNOSE E COMBATE AO BULLYING ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ELABORADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
(Palestra com Profº Josevaldo A. Melo)
Na escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns estamos direcionando momentos da formação continuada com os professores para apropriação da temática e junto a estes encaminhando algumas atividades. Nos horários das oficinas, nos espaços de discussão e reflexão da sala de aula e durante as atividades do Projeto BOM DIA estamos vivenciando momentos de conscientização, prevenção e combate ao Bulling na escola com atividades acompanhadas pelos professores e com atividades direcionadas pelos alunos no sentido, também, do protagonismo juvenil.
Realizamos com todas as turmas dos primeiros anos no dia 09 de abril uma tarde de oficinas com dinâmicas, estudos, discussão e construção de proposta de ações visando combater o Bulling em âmbito escolar.
Na ocasião os alunos discutiram junto aos professores o texto "O caso de Miguel" que motivou a discussão sobre a forma como vemos e julgamos as pessoas. Os alunos interpretaram os personagens e situações que aparecem no texto e a partir dele puderam refletir suas ações. Uma tempestade de idéias permitiu aos estudantes expressarem suas concepções e sentimentos em relação ao Bulling.
Cada professor trabalhou, em transparências, as informações contidas na Cartilha Bulling e todo aluno recebeu uma cópia da LEI 13.995 DE 22.12.2009.
Em cada turma os grupos organizados tiveram a oportunidade de propor ações de combate ao Bulling na escola.
No dia 19 de abril, nas atividades do Bom Dia os alunos do 3º ano "C" protagonizaram uma palestra sobre o Bulling utilizando um material por eles pesquisado em textos, vídeos, mensagens e imagens instigando a reflexão e o combate ao Bulling. Essa turma também identificou a pratica do Bulling na Internet numa situação em que um grupo de estudantes da escola em 2009 postou uma paródia ridicularizando dois colegas da turma. Além da ação da equipe gestora, por meio da atividade realizada pelos próprios colegas o grupo que praticou a ação desculpou-se e retirou o texto produzido do espaço virtual.Nesses momentos, que também têm sidos vivenciados a cada semana pelos demais 3º e 2º anos, estamos sempre incentivando o olhar o outro, o abraçar, o pedir desculpas, o dar um BOM DIA no sentido “bem dito” e no intuito de “bem dizer” a palavra e com ela abençoar.
Das ações realizadas pelos professores, em sala de aula, destacamos as atividades desenvolvidas pela professora Maria Soares junto aos primeiros anos na Disciplina Educação e Trabalho. Hoje os alunos dos primeiros anos trouxeram à escola o professor de Ética da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns Josevaldo Araújo de Melo autor do livro Bulling na escola:como identificá-lo, previni-lo,combatê-lo.
Durante a palestra professor Josevaldo, entre outros, conversou com os estudantes sobre temáticas que são apresentadas em seu livro, como: conceitos e origem do Bulling, fatores que favorecem o desenvolvimento do Bulling, conseqüências da vitimização do Bulling, medidas a serem tomadas pelos pais, combate e prevenção ao Bulling no ambiente escolar e casos de Bulling no mundo e no Brasil. A discussão foi ampliada pelos alunos que inquiriram o palestrante sobre a prática do Bulling partindo de professores.
(Atividades do Projeto BOM DIA)
Como pontua Melo (2010) o Bulling não é um fenômeno novo, pois a violência que o caracteriza sempre existiu. O que há de novo é a perspectiva de estudo adotada no intuito de identificá-lo, previni-lo e combatê-lo.
Em seu artigo Andréia Barros (novaescola@atleitor.com.br), de João Pessoa (PB), destaca que o Bullying vai muito além da brincadeira sem graça.
Esse termo não tem um correspondente em português. Em inglês refere-se à atitude de um bully (valentão). Objeto de estudo pela primeira vez na Noruega, o bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, pedagoga pioneira no estudo do tema no país e autora de Bullying Escolar (Artmed). Segundo ela, o bullying pode acontecer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho. “Identificamos casos de bullying em escolas das redes pública e privada, rurais e urbanas e até mesmo com crianças de 3 e 4 anos, ainda no Ensino Infantil”, comenta.
Para o presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Buylling Escolar, José Augusto Pedra, o fenômeno é uma epidemia psico-social e pode ter conseqüencias graves. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.
O bullying, de fato, sempre existiu. O que ocorre é que, com a influência da televisão e da internet, os apelidos pejorativos foram tomando outras proporções. “O fato de ter conseqüências trágicas, como mortes e suicídios, e a falta de impunidade proporcionou a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema”, aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro “Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil”.
Certamente controlar o bullying nas escolas não é tarefa fácil. Mas, é certo também, que todos nós educadores precisamos buscar meios, tempo, paciência e habilidade para lidar com jovens envolvidos em bullying e suas famílias.
Encontrar o caminho, o jeito é um dos nossos grandes desafios na missão de formar jovens autônomos, solidários e comprometidos consigo mesmo, com o outro e com a sociedade da qual participa.
(Professora Perpétua Teles(Coordenadora Pedagógica) - Bom Dia!)
Nessa busca ser exemplo jamais pode ser nosso dilema, valores como respeito, dignidade, integridade, compromisso, justiça e participação democrática não podem estar na corda bamba.
Por isso, reafirmamos nosso fazer pedagógico direcionado para a vivência de valores na escola ratificando a postura assumida na proposta pedagógica e materializada nas atividades das diferentes áreas do conhecimento desde 2006 e em específico no Componente Curricular Educação Direitos Humanos e Cidadania desde 2007.
Assinar:
Postagens (Atom)