Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 23 de novembro de 2008

FORMAÇÃO CONTINUADA UFPE-ARTES 22/11/08

Uma das atividades realizadas ontem foi o desenho de observação.Os professores nos apresentaram diferentes objetos que foram trocados entre os membros do grupo que os estavam representando.
Enquanto tentávamos representar os diferentes objetos num mesmo desenho a colega Rosineide me observava e me representava naquele momento.
Esta sou eu tentando interpretar e representar os objetos que chegavam a minha mesa para construir uma realidade artística: o desenho de observação.

O desenho de observação pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade, visual, emocional, intelectual, ou outra, através da representação gráfica.
O Desenho de Observação se assenta em quatro conceitos básicos: Enquadramento, Composição, Perspectiva e Proporções
(Exposição e apreciação dos trabalhos produzidos)

O desenho de observação é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho (que não são regras), sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve, seja ela bi ou tridimensional.
No exercício do desenho de observação desenvolve-se o pensamento analógico e concreto, o senso de proporção, espaço, volume e planos
A sensibilidade e a intuição são estimuladas enquanto se passa a apreciar melhor os outros elementos da linguagem gráfica: textura, linha, cor, estrutura, ponto e composição.
Eis aqui algumas das atividades do grupo. Tentamos e segundo o professor, conseguimos.
Voltamos com a tarefa de realizar uma releitura do trabalho produzido, acrescentar outros elementos ao trabalho inicial e recriar o criado.
Vale ressaltar o momento de descontração,desafio, deleite e atenção que juntos tornaram a aula bastante agradável.




Para informações sobre desenho de observação click no título da postagem e acesse:http://evisual.wordpress.com/2008/02/14/desenho-de-observacao/