Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 17 de maio de 2009

PERCEBER...

...COMO É SUBLIME O CRIADOR!!!

17 de maio - Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações

Algo muito intenso, a ser comunicado por um coração de estudante...

“Quero falar de uma coisa,
Adivinha onde ela anda?
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto

Coração de estudante
E há que se cuidar da vida
E há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes: plantas e sentimento
Folhas, coração, juventude e fé”.

ACESSE: http://www.paixaoeromance.com/80decada/coracao_estudante/hcoracao_de_estudante.htm

ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO REALIZAM PESQUISAS NA EREMG

Um grupo de alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns esteve esta semana visitando e assistindo aulas nas diversas turmas dos 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos da EREMG. O trabalho realizado pelos estudantes de Pedagogia faz parte das atividades da Disciplina Prática Educacional/Pesquisa e Extensão I onde realizam pesquisas sobre "Metodologia do professor". Em uma aula de Filosofia estiveram comigo os estudantes do 1º ano do citado Curso Ana Caroline Cavalcante, Geovane dos Santos Barbosa e Iara Maria da Silva.

As alunas Amanda de Andrade e Fernanda também estiveram nos primeiros anos com a professora da disciplina Marlene Maria Ogliari que tem acompanhado o grupo e conversado com alguns professores sobre a atividade de pesquisa, participação e troca de experiência entre as escola de Ensino Superior(UFRPE) e a Escola de Ensino Médio(EREMG).


A professora Marlene é Graduada em Letras: Português Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1979), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica - Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Lingüística e Sociolingüística, com ênfase em Lingüística Geral, Fonologia,Aquisição da Linguagem,Ensino e Aprendizagem de Língua Materna, Gêneros Textuais,Semântica, Análise e descrição da Língua Portuguesa, Variação e Mudança da Língua, atuando principalmente nas seguintes áreas e sub-áreas: Sociolingüística, Lingüística Teórica, Llingüística Aplicada, Análise do Discurso, Estudos Lingüísticos, Ensino-Aprendizagem de Línga Materna, Gêneros Textuais, Planejamento Educacional, Pesquisa e Extensão.
ACESSE: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707071T7

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC-VIAGEM DO CONHECIMENTO

Estão abertas as inscrições para o Desafio National Geographic para alunos que cursam o 8º e o 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

Visando motivar os alunos para que possam participar em condições favoráveis de concorrência a professora Helena Chaves de Geografia esteve visitando as sete turmas do primeiro ano levando o convite para que participem de aulas de estudo e reforço na área de Geografia. Os alunos interessados passarão por uma triagem elaborada pela professora e os que permanecerem terão acompanhamento toda semana até a realização da primeira prova do desafio.O desafio será realizado em três etapas:
a Fase Local será realizada na própria escola dia 10 de agosto; A Fase Regional será realizada em dezenas de escolas-sede regionais distribuídas em várias cidades do Brasil no dia 19 de setembro e a Fase Final será realizada em São Paulo entre 12 e 15 de novembro.
Inspirar pessoas a cuidar do planeta é o lema do Desafio que tem como objetivos:
•Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na disciplina de Geografia e áreas afins;
• Propiciar o aperfeiçoamento de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
• Incentivar estudantes e educadores a reconhecer e avaliar as diferentes dimensões das relações sociedade-natureza, sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável;
• Disseminar a cultura de viagem e o conhecimento sobre o potencial das viagens e do turismo no Brasil e no mundo;
• Estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiar e escolar, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem.
Para mais informações sobre o Concurso Viagem do Conhecimento do National Geographic clique no título da postagem ou acesse: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/