Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA "CASA DA GENTE"

A professora Socorro Feitosa inaugurou, hoje, a Biblioteca "CASA DA GENTE". A inauguração foi bem movimentada e contou com atrações culturais como espetáculo de teatro e dança. A equipe da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns se fez presente com todo seu corpo discente e docente que já acompanha o projeto com doações, visitas e ajuda na organização do acervo.
A biblioteca fica no bairro da Boa Vista à Rua Professor Salatiel de Barros, 29 e aguarda a presença da população com um acervo adequadamente catalogado e com profissionais para receber aos diversos e diferentes leitores.












APRESENTAÇÃO DE AIKODÔ EREMG/GARANHUNS

Os estudantes da nossa escola receberam hoje uma bela apresentação de Aikidô. Três lutadores estiveram apresentando os movimentos básicos e esclarecendo, numa palestra, do que se trará esta arte marcial moderna. Entre as informações recebidas, destacamos que:
•O Aikido é considerado a mais moderna das artes marciais de combate japonesa, seus fundamentos foram descobertos por Morihei Ueshiba, "O Sensei" (1883. 1969).
• O Aikido é uma arte marcial que propicia a seu praticante a possibilidade de um verdadeiro caminho ao Autoconhecimento, a maioria das pessoas se preocupam em trabalhar (malhar) o corpo, porém poucos se preocupam em fazer o mesmo com relação a sua Mente.
• Antes de executar um movimento com seu corpo na intenção de derrubar um adversário, você deve primeiro controlar sua mente, esse procedimento evitará que o oponente perceba a sua intenção impedindo-o de realizar tal tarefa.
Um ponto muito importante e bastante enfatizado, e que se refere a sua característica principal, aponta que o Aikidô representa um grande salto adiante das artes meramente físicas, pois em seus fundamentos, o Aikido é também uma forma espiritual de Arte Marcial, e um de seus principais objetivos é o de harmonizar o ser humano e ajudá-lo a resolver os seus próprios conflitos sejam físicos ou psicológicos. Nesse sentido a mente governa o corpo - "mens sana in corpore sano" - como um maestro, é a mente que indica o caminho e o corpo apenas segue.
Em sua prática, o Aikido possibilita o desenvolvimento dessa capacidade do domínio mental, possibilitando também a uma pessoa, independentemente do seu porte físico, dominar uma outra bem mais forte, independentemente se é homem, mulher ou uma criança.