Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de setembro de 2009

PROJETO BOM DIA

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE GARANHUNS
PROJETO “BOM DIA”

JUSTIFICATIVA

O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a vivência social e compreensão e dessa realidade social. Assim a cidadania deve ser compreendida como produto de histórias sociais positivas protagonizadas pelos próprios grupos sociais. Nesse sentido essa proposta visa criar no ambiente escolar momentos de confraternização onde os valores da solidariedade, dignidade e respeito às diferenças promovam uma Educação para a paz e para o exercício da cidadania ativa a partir da idéia de direitos e deveres e do comprometimento coletivo.

OBJETIVOS
GERAL: Recepcionar os alunos uma vez por semana de forma a instigar o desenvolvimento, no ambiente escolar, de posturas solidárias, companheiras e ordeiras a partir dos princípios da Educação para a PAZ e para os VALORES HMANOS no sentido da Cidadania ativa..

ESPECÍFICOS:
• Organizar a chegada no ambiente escolar com situações educativas sistematizadas;
• Criar condições que instiguem a harmonia e o encontro entre os pares: aluno-aluno, aluno-educador, educador-educador;
• Incentivar ações direcionadas ao protagonismo juvenil;
• Sistematizar ações visando a educação para valores e para a paz a partir de temáticas a serem discutidas em sala de aula;
• Planejar ações que possibilitem a extensão das ações à família e à comunidade.

Tempo: uma vez por semana durante aproximadamente 15 minutos.
Conteúdos: Temas Transversais (Dignidade da pessoa, Igualdade, respeito, solidariedade, participação, co-responsabilidade, Ética, Educação ambiental e saúde, pluralidade cultura e religiosa.

Recursos didáticos: retroprojetor, transparências, Xerox de textos, microfones, aparelhos e caixas se som, instrumentos musicais.
Recursos humanos: alunos, professores, gestores, convidados.

Metodologia:
Definir com os professores diferentes formas de participação e de trabalho com as temáticas transversais.
Definir responsáveis e ações para os diferentes momentos, mensalmente, nas reuniões pedagógicas.
Dar-se-á a partir da organização dos alunos no pátio com a participação dos professores e gestores.

Atividades: palavra de boas vindas, mensagem, apresentação (musical) dos alunos e professores, dinâmica e/ou palestras.

Discutir com a equipe a viabilidade das atividades; definir pontos positivos e negativos, acompanhar a mudança de atitudes dos alunos em relação á escola e aos colegas e professores; registrar os resultados de cada etapa.

Bibliografia:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:temas transversais. Brasília:MEC/SEF, 1998.

O PROJETO EM AÇÃO

Da conversa e discussão com as turmas sobre a possibilidade e necessidade de realização do Projeto resultou um cronograma de atividades onde cada turma ficaria responsável pelo “Bom dia” da semana escolhendo o tema, a forma de apresentação, a forma de participação de cada aluno ou de grupos, os textos a serem trabalhados e distribuídos, as músicas a serem cantadas, poesias, slides, etc. e o professor mediador.
Segue o modelo que organizamos de cronograma, a pauta do primeiro “Bom dia” e imagens das atividades do projeto.








IMAGENS DE ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O II SEMESTRES DE 2009