BLOG NA ESCOLA: EDUCAÇÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias destaca as competências que dizem respeito à constituição de significados e o domínio de diferentes códigos que, entende-se, serão de grande valia para a aquisição e formalização de todos os conteúdos curriculares, bem como, para a constituição da identidade e o exercício da cidadania.
A utilização de diferentes recursos, em específico aos computacionais e de rede, no ensino médio significa muito mais do que saber manusear e conhecer a nomenclatura de seus diferentes componentes. Significa, segundo os PCNEM, conectar os inúmeros conhecimentos com suas aplicações tecnológicas e o uso das linguagens em diferentes situações ou contextos, considerando sempre os interlocutores. Essa interação no ciberespaço, diante de suas possibilidades de armazenamento de informações por parte de qualquer usuário, obriga a discussão de princípios éticos e das responsabilidades envolvidas em seu uso.
Nesse contexto o exercício da cidadania inicia-se na convivência cotidiana. As práticas sociais e políticas e as práticas culturais e de comunicação fazem parte do exercício cidadão a ser desenvolvido em âmbito escolar e em que a discussão sobre o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto brasileiro se faz extremamente necessária.
Esse fazer nos coloca diante de ferramentas com potencial ímpar para reinventar o trabalho pedagógico como: listas de discussão, correio eletrônico (e-mail), bate-papoon-line (chat),webquest, fóruns e blogs.
Desses destacamos os blogs. Eles nos ajudam, enquanto educadores, a construir redes sociais e redes de saberes. Neles podemos realizar trabalhos interdisciplinares pela execução de projetos. Neles temos além da facilidade de utilização, a organização de conteúdos e comentários, a ampliação das possibilidades de complementar aulas de forma inovadora e atraente.
Sem pensar nos limites e/ou dificuldades para a utilização dos blogs na escola destacamos o trabalho realizado na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns onde tem sido possível seu uso como ferramenta pedagógica em várias disciplinas de acordo com as necessidades das diferentes atividades realizadas. Tem-se usado o espaço como ambiente de divulgação das atividades da escola, disciplinas e projetos - como diário, referente aos processos e procedimentos de aulas .
(http://andohistoriando.blogspot.com/; http://profvaldiranws.webnode.com.br/; http://dmd2.webfactional.com/media/anais/JORNAL-IMPRESSO-E-ONLINE.pdf; http://arteviverpernambuco.blogspot.com/; http://www.cidadaniapretonobranco.blogspot.com/; http://primeiroesarte.blogspot.com/; http://segundosarte.blogspot.com/; http://terceiroesarte.blogspot.com/); para elaboração de jornal virtual (http://interativoceeg.blogspot.com/; entre outros).
Como blogueira e educadora gosto de pensar os blogs como espaços de construção tanto individual quanto coletiva, como espaço de doação, causa. Seu uso com a função de diário me chama atenção, pois tem sido essa a concepção e impressão construídas desde 2006 quando comecei a realizar as primeiras atividades com os jovens. Eles sempre desejam o seu espaço, algo bem pessoal; gostam de postar quando realmente se sentem motivados e não apenas quando solicitamos; cometam aquilo que lhes atrai; acessam o que lhes agrada e gostam de ter suas postagens acessadas e comentadas.
Vejo o espaço como o do exercício da liberdade, daí o papel do educador no sentido da construção desse conceito atrelado ao de responsabilidade e convívio social onde não apenas o estudante interage no espaço virtual da escola, do professor, da disciplina, dos colegas, mas também, a escola, o professor, os colegas interagem nos espaços construídos pelos educandos coletiva e individualmente(
1anoA@hotmail.com.br; Blogs.1B2011@hotmail.com.br; blogsescoladereferencia11@hotmail.com; turma1Feremg. blogspot.com; criticadosmaisunidosblogspot.com; eremg2011.maisblog.net, entre outros.)
Corroboro com o entendimento dos PCNEM de que tecer aprendizagem virtual em ambiente colaborativo, principalmente com as trocas entre educador e educando e entre educandos é uma das mais interessantes e profícuas maneiras de interação para a construção do conhecimento e da cidadania.
Foi esse pensamento que me fez escrever algumas linhas na tentativa de justificar, em 2007, a existência do blog Tecendo Cidadania (http://tecendocidadaniacomarte.blogspot.com/) com as quais encerro minha contribuição PARABENIZANDO A ESCOLA PELOS 100% ATINGIDOS NO IDEB, desejando a todos o descanso merecido, a alegria do 21º Festival de Inverno e o calor amoroso da garoa das madrugadas de Garanhuns.
TESSITURA
Comum?
Tecer vidas
Entrelaçar fios de sonhos e ideais.
Agir para que eles se toquem
Se percebam
Se atravessem...
Tecer a vida
Mais que a nota musical
Canto de encontro
Poesia
Fios de alegria
Carinho, cuidado, amor, teia, futuro
Visões de dor, passadas e presentes
Tão próximas
Caminhos
Laços
Enlaces
Comum?
Tecer vidas
Entrelaçar fios de sonhos e ideais.
Agir para que eles se toquem
Se percebam
Se atravessem...
Tecer a vida
Mais que a nota musical
Canto de encontro
Poesia
Fios de alegria
Carinho, cuidado, amor, teia, futuro
Visões de dor, passadas e presentes
Tão próximas
Caminhos
Laços
Enlaces
Tranças
Armadilhas
Possibilidades
Tecer...
Alegoria?
Fantasia?
Realidade.
Armadilhas
Possibilidades
Tecer...
Alegoria?
Fantasia?
Realidade.
Necessidade.
Tecer
Aspergir
Perceber-se
Parte de um todo
Comprometer-se
Para que o desencontro não tome feições de verdade
Mas o encontro - cerne da vida
No outro
Tão próximo e tão distante
Sim, semear
Tecer
Aspergir
Perceber-se
Parte de um todo
Comprometer-se
Para que o desencontro não tome feições de verdade
Mas o encontro - cerne da vida
No outro
Tão próximo e tão distante
Sim, semear
Um pouco DE BEM DIZER
Acreditando no chão.