Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 1 de novembro de 2008

Morte e imortalidade

Há razões para se pensar a morte?
Tudo é vaidade, Charles Allan Gilbert

A busca por entender a morte, por vencê-la ou por aceitá-la vem desde a Pré-História. Sentindo-se impotentes diante dos perigos do meio ambiente os antigos acreditavam em males que vinham de espíritos invisíveis e recorriam aos ancestrais - mortos cujos espíritos continuavam a viver e se comunicar com o mundo visível. Na crença de vida após a morte os egípcios passavam a maior parte do tempo preparando a própria morte. Para o povo judeu há um modo de viver e há um modo de morrer.
O triunfo da morte, de Pieter Brueghel o Velho, (1562)

Na tradição judaica, a santidade do ser humano não termina com a morte, por isso as leis e costumes relacionados à morte e ao luto são destinados a exaltar a dignidade do espírito humano. Para os cristãos Cristo vence a morte, a condenação que seria para a humanidade Ele toma para si e resgata a alma do que crê para a vida na eterna não sendo possível comunicação entre vivos e mortos(Lucas 16:26).A doutrina Católica Romana instituiu o Dia de Finados (02 de novembro) para que os mortos recebam orações por afirmar que uma pessoa falecida não vai diretamente para seu estado final, Céu ou Inferno, mas que passa por um estado de purgação de seus pecados, chamado Purgatório. Mesmo que a pessoa tenha sido fiel, segundo a Igreja Católica, ela precisaria passar por este estado de sofrimento, sendo liberada somente após o pagamento de seus pecados mediante sofrimento, contribuição financeira para a Igreja ou orações.
A idéia da morte estar presente na mitologia,nas artes plásticas e cênicas,na literatura,na filosofia, na Sociologia,na história humana. Suas diferentes formas de interpretações têm dado forma a diferentes religiões. Hoje, na era da ciência, segue estranha, confusa e difusa, desafiando-nos a viver. Fica o conselho do salmista (Salmos 90:12) "Ensina-nos a contar nossos dias de tal modo que venhamos a ter um coração sábio"

Imagens retiradas de:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Allisvanity.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte