Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

terça-feira, 14 de abril de 2009

A escola se organiza para vivenciar atividades referentes à semana do índio.

Rugendas - indios

A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco através da Gerência de Educação em Direitos Humanos encaminhou às escolas uma proposta com sugestões de atividades para serem vivenciadas durante a semana de 13 a 19 de abril.
O tema sugerido trata da “Cultura indígena na formação da nossa sociedade” com o objetivo de fazer conhecer a história e as tradições dos Povos Indígenas em Pernambuco, sua localização territorial, a luta e a resistência pelo território. Para tanto segue alguns conteúdos para serem trabalhados nas escolas de forma interdisciplinar e através das diferentes linguagens visando instigar e possibilitar a pesquisa, o debate, o reconhecimento e a valorização da cultura indígena na formação do povo brasileiro:
• A diversidade cultural dos Povos Indígenas no Brasil, em especial em Pernambuco.
• O impacto da invasão européia e os confrontos na colonização.
• Mitos e estereótipos: imagens sobre os povos indígenas.
• A reconquista dos direitos para os Povos Indígenas na Constituição de 1988.
• Contribuições da Cultura Indígena para a sociedade brasileira.
Sugestão de bibliografia:
HECK, Egon; PREZIA, bendito. Povos indígenas: terra é vida. São Paulo: Atual, 1998;
MELATTI, Júlio César. Índios do Brasil. & Ed. São Paulo: Hucitec, 1987;
PREZIA, Bendito; HOORNAERT, Eduardo. Brasil indígena: 500 anos de resistência. São Paulo: FTD, 2000;

Leituras e periódicos:
PORANTIM. Brasília. Conselho Indigenista Missionário- CIMI/CNBB.
TUPARI, Cuiabá. Grupo de trabalho Missionário Evangélico-GTME;
MENSAGEIRO. Belém. CIMI-Norte I

Sites:

WWW.ifch.unicamp.br/ihbcom.htm;
WWW.povosindigenas.org.br/pib/português/quonqua/cadapovo.shtm;
WWW.socioambiental.org.pib/index.html
WWW.cimi.org.br
WWW.funai.gov.br/
WWW.cultura.gov.br/site/2008/04/14/semana-dos-povos-indigenas

Filmes:
Avaeté, semente de vingança/locadoras;
República Guarani/locadoras;
Xingu/locadoras;
A missão/locadoras;
Brincando nos campos do senhor/locadoras;
Povos indígenas no Brasil: 500 anos de resistência/CIMI

ACESSE:O papel da escola na defesa da cultura indígena
http://www.dge.uem.br/geonotas/vol5-4/celia.shtml
http://www.unisinos.br/ihuonline/index.php?option=com_tema_capa&Itemid=23&task=detalhe&id=1037;
http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=29&ID_M=459;
http://www.rededesaberes.org/eventos/anais/textos/pdf/GT%20-%203A/A%20FORMA%C7%C3O%20DO%20PROFESSOR%20DE%20EDUCA%C7%C3O%20ART%CDSTICA%20E%20A%20CULTURA%20DO.pdf

IMAGEM:
http://www.asminasgerais.com.br/Zona%20da%20Mata/Biblioteca/Personagens/%C3%ADndios/1112003022%20Rugendas%20%C3%8Dndios.JPG