Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 28 de março de 2009

ARTE PRIMITIVA, HISTORICAMENTE CHAMADA PRIMITIVA


A Enciclopédia Itaú Cultural e Artes Visuais traz alguns conceitos para o termo "ARTE PRIMITIVA", esse texto foi reproduzido e utilizado, em sala de aula, para discussão,e aqui copiado da página http://www.itaucultural.org.br.

Definição

No âmbito da história da arte há diversos significados para o conceito de primitivo. A definição de primitivo aparece pela primeira vez no século XVI como atributo dos pintores e escultores em atividade entre os séculos XIII e XV, período imediatamente anterior àquele conhecido como Alta Renascença. Nessa acepção, que tem vigência até o fim do século XIX, a produção dos artistas primitivos - buscando mais naturalismo, porém ainda bastante estilizada - é vista como precursora da arte desenvolvida a partir de 1500 e que, guiada pelos modelos da arte clássica, se caracteriza pelo aperfeiçoamento da imitação naturalista da natureza.
No século XVIII essa noção é incrementada pelo teórico e historiador alemão Johann Joachim Winckelmann (1717 - 1768), que passa a associar os conceitos de primitivo e arcaico, definindo-os em termos de elementos antinaturalistas: estilização das figuras, frontalidade da representação, rigidez dos corpos e simplificação dos objetos representados. Arcaico ou primitivo passam a significar um momento histórico inicial no progresso evolutivo em direção ao classicismo. Nota-se, no entanto, que no mesmo período alguns filósofos associam o termo às manifestações dos povos "selvagens", não europeus, que, estando mais próximos da natureza, conservam a força primordial ainda não dominada pelo refinamento cultural da civilização cultivada pelo controle da razão.
Apesar do predomínio da teoria de Winckelmann há, no decorrer dos séculos XVIII e XIX, momentos de revalorização da Idade Média e dos pintores primitivos pré-renascentistas. O movimento neogótico, iniciado em meados do século XVIII e que se desenvolve em diversos países no século seguinte, pretende reviver, principalmente na arquitetura, o estilo gótico da Idade Média como forma de ruptura em relação às rígidas regras de desenho arquitetônico. Nazarenos, na Alemanha, e pré-rafaelitas, na Inglaterra, apresentam certa afinidade de espírito ao tentar recriar a pureza e a simplicidade da pintura italiana anterior a Rafael (1483 - 1520). Ainda no século XIX, a busca de padrões alternativos à academia, leva Eugène Delacroix (1798 - 1863), o principal pintor do romantismo, ao norte da África a fim de estudar as cores e roupagens do mundo árabe.
No século XX o termo passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que permanece,de algum modo, isolada e independente da cultura vigente. Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso. Com isso, é considerada primitiva a arte das crianças, dos doentes mentais, a arte popular e folclórica, a arte da pré-história, a arte naïf, bem como a arte advinda de fora da Europa, como a africana, a da América pré-colombiana, a indígena, a dos habitantes das ilhas do Pacífico e outras. Em última instância, essa visão profundamente eurocêntrica considera primitiva toda manifestação artística portadora de valores estranhos ou diversos dos vigentes nas sociedades ocidentais economicamente avançadas.
No desenvolvimento da arte moderna, essencialmente antinaturalista, vários são os momentos de revalorização da arte primitiva, tanto do ponto de vista formal quanto espiritual. Ainda no século XIX, ocorre a "descoberta", por parte dos impressionistas, das gravuras japonesas - representações livres dos códigos da pintura européia -, o que é fundamental para o nascimento da pintura moderna. O interesse de artistas como Emil Nolde (1867 - 1956), Paul Gauguin (1848 - 1903), Henry Moore (1831 - 1895), Henri Rousseau (1844 - 1910), Paul Klee (1879 - 1940), Henri Matisse (1869 - 1954), Marc Chagall (1887 - 1985), Max Ernst (1891 - 1976), Joan Miró (1893 - 1983), Amedeo Modigliani (1884 - 1920), Pablo Picasso (1881 - 1973), Maurice de Vlaminck (1876 - 1958), entre tantos outros, por manifestações ditas "primitivas" coaduna-se com o desejo de buscar padrões formais e valores humanos alternativos ao racionalismo da sociedade européia moderna e sua cultura. Esses movimentos em direção à arte primitiva, que têm início na passagem do século XIX para XX, são de modo geral tratados como "primitivismo". Em alguma parte de sua formação, cubismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo fazem sua viagem ao primitivo em busca de valores e formas primordiais na intenção de renovar a arte ocidental.
No Brasil, a redescoberta da arte primitiva é importante para alguns artistas modernista como Tarsila do Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos indígenas. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) é influenciado pela estilização geométrica e ornamentação da cerâmica marajoara. Alfredo Volpi (1896-1988) também se torna conhecido por sua aproximação à cultura popular e aos pintores primitivos italianos pré-renascentistas. No caso de Djanira (1914-1979), observa-se não apenas a predileção por temas comuns à pintura naïf como a influência de sua composição pictórica. Nota-se ainda a atuação do crítico de arte Mário Pedrosa (1900 - 1981), defensor da criação do Museu do Índio, Museu de Arte Virgem e do Museu de Arte Popular como integrantes do Museu das Origens, projeto não realizado para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ.
TEXTO RETIRADO DE:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3183

FILÓSOFO OU MISÓSOFO?

DISPOSIÇÃO PARA VERTIGEM...
Vertigo - Torre do prazer(1930)de Salvador Dalí

Em seu trabalho Charles Feitosa(2004) traz a seguinte afirmativa propondo uma reflexão a partir da arte de Salvador Dalí: Entregar-se ao amor pelo saber ou por alguém exige uma certa disposição para a vertigem, para a perda provisória do autocontrole. Na vertigem corre-se o perigo de queda, mas abre-se também a possibilidade de ter prazer com o movimento. Só é capaz de amar quem tem coragem de perder o prumo. Você concorda ou não com esse entendimento. Por quê?

BIBLIOGRAFIA ACESSE:
http://books.google.com.br/books?id=-Ym6edZ3yO4C&pg=PA17&lpg=PA17&dq=vertigo+torre+do+praze+salvador+dali&source=bl&ots=C0ZKoNBhPt&sig=l-FURgec_7FUgCyD9c6SwYZbSAM&hl=pt-BR&ei=wZDOSZ3TD6XUlQew6_HZCQ&sa=X&oi=book_result&resnum=1&ct=result

ESCOLA DE REFERÊNCIA NA COPA SÃO GERALDO

A Copa São Geraldo de Futebol de salão envolvendo equipes femininas e masculinas é uma copa extra oficial que envolve escolas particulares e publicas da região.
A Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns participa com 3 equipes sendo 2 de sub 17 e 1 de sub 19.
Estão participando da copa, também, os colégios:
Santa Sofia
Colégio XV
CMA( Colégio Monsenhor Adelmar)
Esc. Simôa Gomes
Colégio Agobar Valença
Esc. Duque de Caxias
Colégio Nova Dimensão
Colégio São José



CURSO PREPARATÓRIO/ 1º EMPREGO