Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Curso de Arte Contemporânea/Arte Híbrida - dia 06/12/08

Iniciamos nossas atividades assistindo a um vídeo do Projeto Arte na Escola com a Leda Catunda que, no vídeo, apresenta seu ateliê, seu trabalho e os materiais utilizados em suas composições.
Ela pontua que as formas orgânicas e tramas nada têm de específico, mas a um todo de formas orgânicas da natureza como coisas que fazem parte das nossas vidas. A intenção principal de utilizar essas formas nos trabalhos é a de conferir aos mesmos um corpo próprio, com volume, que resulte numa fisicalidade, que incite o observador ao toque, que traga memórias visuais a partir de imagens e texturas..
Fala que comecou a pintar na faculdade óleo s/ tela usando imagens que tirava de revistas e de seriados da Tv e depois de quase 2 anos pintando dessa maneira conclui que precisava de algo mais na superfície. Assim começou a empregar estampas e pedaços de panos nessas pinturas até depois seguir direto para o uso do pano como sendo o próprio suporte.
Ao falar dos seus trabalhos diz que "são trabalhos que oscilam em definição entre o que se poderia chamar de pinturas ou de objetos moles, utilizando vários tipos de tecidos e materiais para dar textura e volume. Com procedimentos próximos aos da colagem, através da soma de materiais, recortes, sobreposições e entrelaçamentos, reestruturo a superfície das pinturas em busca de uma poética da maciez. O amolecimento de formas em meus trabalhos decorre da soma de imagens não agressivas orgânicas com o uso da característica mole dos materiais empregados". Define seu trabalho com Arte híbrida.
Um momento interessante é quando a Leda coloca que ao se deslocar num ônibus vê uma mulher com um vestido com gravuras do mickey e deseja realizar um trabalho com aquele tecido.Corre atrás da mulher mas não a alcança. Não tendo a mesma fonte de inspiração da Leda Catunda fomos,mesmo assim, convidados a produzir uma composição híbrida a partir de alguns materiais uitlizados pela Leda, principalmente o tecido que já se encontrava no local(sobras de tecido que a profesora pediu a diferentes costureiras).
Num ateliê do Centro de Arte e Comuicação da Universidade Federal de Pernambuco partimos de um projeto que foi esboçado e depois posto em prática. Minha idéia foi a da criação e recriação e foi desenvolvida com uma colega do grupo.
O olho representa o princípio criador;o espiral de tecidos, o processo de evolução da humanidade, com seus nós e diferentes cores representado problemas, dificuldades e diferenças; o tecido que se abre ao final do espiral,um grito por liberdade onde se encontra uma mão vermelha que clama por justiça; como resposta duas mãos, uma negra e outra branca se juntam resultando numa mistura de tintas das cores primárias que representam um recriar.
Segue alguns trabalhos produzidos pelo grupo a partir do hibridismo(processo resultante da mistura de materiais).














Para maiores informações sobre Leda Catunda e suas obras click no título da postagem e acesse:
http://www.netprocesso.art.br/oktiva.net/1321/nota/54863