Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL - ENCONTRO COM OS COORDENADORES DAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO

O evento, proposto pela Secretária de Educação através do Programa de Educação Integral em parceria com O "MODUS FACIENDI" aconteceu no Recife de 17 a 19 de maio com o objetivo de apresentar aos "Focais" a proposta de acompanhamento, registro e avaliação das experiências escolares.
(Alfredo Gomes/MODUS FACIENDI)

O Encontro foi muito positivo e nos propiciou a revisão e resgate dos fundamentos do Programa de Educação Integral em Pernambuco nos instrumentalizando para, no espaço escolar, desenvolver uma ação direcionada para convocação e incentivo do processo e desenvolvimento do mesmo. As atividades foram realizadas a partir de Oficinas de estudo focalizando as aprendizagens propostas pelo relatório de Jacques Delors(Jacques Delors é o autor e organizador do relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, intitulado: Educação, um Tesouro a descobrir (1996), em que se exploram os Quatro Pilares da Educação); plenárias, que nos possibilitaram expressar opiniões e sentimentos, bem como socializar práticas e ações realizadas nas escolas e exposições ministradas por representante do MODUS FACIENDI(Acessoria técnica do Programa).

Em suas exposições o Professor Alfredo Gomes apresentou-nos fundamentos sobre a construção, organização e o ciclo de desenvolvimento da Educação Integral. Pontuando que:
A:
1. O Programa de Educação Integral, em sua essência, parte do conceito de ação educativa que pressupõe educação como comunicação intergeracional do humano, envolvendo a transmissão de conhecimentos, sentimentos, crenças, valores, atitudes e habilidades;
2. Em vez de ter como base as disciplinas do LOGOS, a educação interdimencional ,trabalha com o educando tendo em vista seus sentimentos (PATHOS), sua corporeidade(EROS), sua espiritualidade(MYTHO) e sua razão(LOGOS);
3. Além da docência, a Educação Interdimensional atua junto aos educandos pelas práticas e vivências e pela presença educativa, procurando exercer sobre eles uma ação deliberativa e construtiva;
4. Na Educação Interdimensional – mais que um transmissor de conhecimentos – o educador deve atuar como um líder, um organizador, um co-criador de acontecimentos estruturantes na relação eu-tu(não eu-isso) com os educandos;
5. A perspectiva da interdimensionalidade pressupõe e requer uma convivência intercomplementar, solidária e sinérgica entre educadores familiares, escolares e comunitários;
6. Na busca da convivência entre família, escola e comunidade, os educadores sociais deverão estruturar-se para exercer o papel de ponte entre o educando e seu entorno, envolvendo, além da escola e da família, outros agentes em espaços educativos disponíveis na área;
7. A Educação Interdimensional se inscreve na tradição da Pedagogia ativa, da Educação por projetos e por Centros de Interesse, buscando sempre levar o educando a não fazer apenas o que gosta, mas gostar do que deve e precisa ser feito em favor do desenvolvimento do seu potencial;
8. Longe de inscrever-se no marco das Pedagogias não-diretivas, a perspectiva interdimensional em educação exige que a relação educador-educando se dê no marco de uma diretividade democrática onde o educador seja sempre o pólo da direcionador da ação educativa;
9. Na Educação Interdimensional, o educador deve ser constantemente convocado e incentivado a produzir conhecimento através da constante conceituação se sua prática, APRENDENDO E ENSINANDO A PENSAR A VIDA E A VIVER O PENSAMENTO;
10. O Programa de Educação Integral é sintonizado com a concepção de ESCOLA como educador coletivo subjetivamente para empreender a ação educativa dirigida ao adolescente, buscando jogar “LUZES” no educador objetivamente estruturado;
11. O protagonismo juvenil é compreendido, aceito e praticado enquanto um laboratório de educação para valores. Mais do que estudada a CIDADANIA é exercida na escola;
12. Quanto a promoção da trabalhabilidade ou educação para o trabalho, a Educação Integral compreende que a “melhor profissionalização” que se pode oferecer ao estudante é uma educação básica de boa qualidade.

B: A Educação Integral exige uma equação de corresponsabilidade envolvendo:

EQUIPE GESTORA OU COORDENAÇÃO GERAL - a quem cabe, entre outros:
a- Coordenar e integrar os resultados do Programa com o apoio direto da equipe de multiplicadores;
b- Criar condições técnicas e operacionais para melhor desenvolvimento dos trabalhos;
c- Convocar as equipes de educadores para eventos formativos voltados para o intercâmbio de idéias e troca de experiências;
d- Selecionar, incentivar e apoiar técnica e politicamente uma equipe de focais/escola para responder pelo programa em suas respectivas instituições;
e- Ser responsável pela análise técnica dos insumos gerados pelas experiências escolares visando a futura sistematização e disseminação do PEI(Programa de Educação Integral).

EQUIPE DE MULTIPLICADORES REGIONAIS - a quem cabe, entre outros:
a- Incentivar e animar os processos de implementação e desenvolvimento do PEI nas escolas que fazem parte do eu raio de ação(região);
b- Acompanhar a replicação das formações pelos focais junto às equipes escolares;
c- Realizar visitas técnicas às escolas para apoiar a validação das experiências de sucesso e contribuir para a introdução de elementos necessários aos ajustes;
d- Receber dos focais os insumos dos trabalhos realizados com os adolescentes;
e- Repassar para a coordenação geral do PEI estes insumos com parecer técnico.


EQUIPE DE FOCAIS/GESTORES ESCOLARES(Direção, Supervisão, Comunicação) - a quem cabe, entre outros:
a- Conhecer profundamente o PEI, particularmente sua essência estruturante(Educação Interdimensional); suas concepções sustentadoras(Visão de homem, mundo e conhecimento) e seus métodos e técnicas de ação educativa;
b- Convocar os demais integrantes da escola para assumir atitudes de compromisso e apreço com o PEI;
c- Replicar os cursos;
d- Acompanhar e orientar o trabalho dos educadores e educandos;
e- Coletar e selecionar os melhores insumos(matéria prima) resultante das atividades realizadas com os educandos;
f- Encaminhar os insumos selecionados para o multiplicador regional.


EQUIPES DE BASE -/PROFESSORES - a quem cabe, entre outros:
a- Participar da formação conduzida pelos focais;
b- Ser, particularmente junto ao educando, um animador do processo de implementação do PEI;
c- Planejar e desenvolver ações educativas que traduzam a proposta do Programa para o dia a dia do seu trabalho com os adolescentes;
d- Acompanhar as melhores experiências pedagógicas realizadas com os educandos a partir de instrumentos e procedimentos diversos;
e- Socializar os insumos com resultantes do processo com os focais da escola.


EQUIPE DE PARCEIROS TÉCNICOS – MODUS FACIENDI - a quem cabe, entre outros:
a- Sistematizar i ideário e os papéis dos diversos atores do PEI alinhado com suas equipes de gestores e multiplicadores;
b- Capacitar as equipes de focais;
c- Sistematizar a experiência quando ela atingir o nível de maturidade requerido;
d- Desenvolver estratégia de disseminação em escala.


SEGUE IMAGENS DO ENCONTRO