Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

BLOCO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA DESFILA PELAS RUAS DE GARANHUNS COM MAIS DE 700 ALUNOS

A partir da proposta do Projeto “Viver Pernambuco” idealizado em 2006 com o objetivo de resgatar, reconhecer, valorizar e vivenciar aspectos da cultura pernambucana, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns desfilou hoje pelas ruas do bairro de Heliópolis em Garanhuns com um grupo de mais de 700 estudantes acompanhados pelo corpo docente.
Fantasiados a rigor, com muita cordialidade, companheirismo e descontração, os educandos vivenciaram momentos de muita alegria colocando em prática a euforia nata de todo Pernambucano ao ouvir um frevo tocar. A música tema: Hino de Pernambuco no ritmo de frevo cantado por Alceu Valença, parecia uma daquelas melodias que agente entoa, em casa, que por tanto conhecer faz bem.
O desfile fez referência aos conteúdos estudados nas duas últimas semanas quando o tema carnaval tornou-se objeto de discussão, estudo e pesquisa. O abre-alas com alunos fantasiados homenageou o maracatu,passistas mostraram a habilidade, a vitalidade, o equilíbrio e o charme necessários para se dançar um frevo. Muitos alunos usaram as máscaras produzidas durante as oficinas. O carro de som tocando marchinhas atuais e as suaves marchinhas dos anos 50, relembradas em sala de aula, ajudou o bloco a pintar as ruas da cidade com brilho e tradição.
O bloco iniciou seu desfile às 9 horas, após uma hora de concentração onde os foliões, no espaço escolar, puderam se fantasiar, às 11 horas o bloco retornou à escola onde após o lanche o grupo continuou brincando um pouco mais.

Restam-nos algumas percepções: a escola produz cultura e a ela cabe produzir a cultura do respeito,do direito e da responsabilidade; é possível pensar carnaval, sem vale tudo, sem álcool, sem droga, sem violência, sem incentivo à prostituição; à escola cabe educar para os diferentes momentos e comportamentos sociais, à escola cabe vivências reais de participação; à escola cabe educar para a alegria, para saúde e para defesa da vida.

Para acessar imagens do desfile click no título da postagem.