Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Centro de Ensino Experimental de Garanhuns-CEEG(click)

PROGRAMAS DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO

Oi gente! Estou disponibilizando os programas de arte para o Ensino Médio, considerando a realidade de cada escola, espero que de alguma forma possa contribuir.
PROGRAMA DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO
(Em três anos)
Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 1º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Conceito, significados, funções e elementos da arte. Arte plástica/visual. História daArte. (da Rupestre ao Renascimento) .Direito à arte.Ciclos de cultura popular de Pernambuco(Carnaval, São João e Natal)
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANOS LETIVOS DE 2006/2007/2008
1- O que é Arte?
1.1- Conceito
1.2- A Arte no dia-a-dia das pessoas
1.3- Linguagens da Arte
1.4- Funções da Arte
2- Elementos constitutivos da linguagem visual/plástica
3- Cultura popular-Ciclo carnavalesco de Pernambuco
4- História da Arte
4.1- A Arte na Pré-História
4.2- A Arte na Pré-História Brasileira e Arte Indígena
4.3- Tribos de Pernambuco
4.4-- A Arte Africana e Afro-brasileira
5- Cultura popular-Ciclo junino de Pernambuco
6- Declaração Universal dos Direitos humanos e o direito á arte
7-As primeiras civilizações da Antiguidade: Mesopotâmia e Egito
8-A Arte Greco-romana
9-Folclore
10- Os primeiros tempos da Arte Bizantina
10.1- Arte Cristã primitiva
10.2- Arte Bizantina
11- Renascimento
12- Cultura popular-Ciclo Natalino
*CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças
INDICADORES DE DESEMPENHO
1. Compreender Arte como atividade de expressão comunicação e interação humana voltada para a estética, destacando sua presença no dia-a dia das pessoas, seus significados, linguagens e importância na humanização e civilização do ser humano;
2. Conhecer os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e idéias sobre fatos cotidianos;
3. Apreciar manifestações artísticas de Pernambuco, referentes ao ciclo carnavalesco, que integram o patrimônio cultural do estado edificado pelo nosso povo em diferentes espaços e tempos históricos.
4. Analisar historicamente diferentes manifestações sócio culturais do homem da pré-história, do homem africano e afro-descendente e do homem nativo no Brasil, em suas múltiplas funções e dimensões..
5. Conhecer elementos do ciclo junino de Pernambuco situando-os histórica e geograficamente de forma a desenvolver a apreciação e vivências cultural
6. Conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando o direito á arte e à cultura como condição básica para o desenvolvimento humano visando atitudes de solidariedade e busca de justiça, através da construção de uma cultura de respeito às diferenças.
7. Reconhecer aspectos históricos culturais da arte das primeiras civilizações (Mesopotâmia e Egito), destacando a sua contribuição para a humanidade.
8. Vivenciar momentos de compreensão e produção da arte pernambucana partindo das manifestações apresentadas pelo folclore brasileiro
9. Analisar historicamente a arte greco-romana destacando a contribuição dos dois povos e a influência de um sobre o outro e sobre a humanidade ocidental.
10. Compreender a arte cristã primitiva como uma arte simples executada por homens(fiéis) e não por grandes artistas e a arte bizantina como a mistura da arte cristã e greco-romana que se desenvolve pro toda idade média.
11. Reconhecer a arte do Renascimento e seus representantes marcados pelo movimento humanista que colocava o homem como centro do universo, questionando a autoridade da Igreja. 12. Compreender o ciclo natalino em sua historicidade e diferentes influências destacando as principais manifestações culturais do estado de Pernambuco através da apreciação e vivência de atividades(poesia, teatro, canto e danças)
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão.Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências.AVALIAÇÃODar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver Pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
VIAGENS ESTUDO: Cidade de Caruaru e vale do Catimbau
PESQUISAS DE CAMPO:
Casa do artesão de Garanhuns, Festival de Inverno de Garanhuns,III Encontro de Comunidades Quilombolas de Garanhuns.
LIVRO DIDÁTICO:
CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.
PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
SANTA ROSA,Nereide Schilaro.Etnias e Cultura.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.__________Festas e Tradições.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.__________Usos e Costumes.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.__________Religiões e Crenças.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura....
COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.
ARAÚJO, Ulisses R., AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
DOCUMENTÁRIOS:
O povo brasileiro(Darcy Ribeiro)
Evolução da Humanidade:armas, germes e aço(entre os trópicos)Atlântico negro
FILMES:
BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,2007
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação.ìndios do Brasil,1999(cadernos da TV escola)BRASIL.Ministério da Educação.Secretaria de Educação a distância.Educação do Olhar.Salto para o futuro, 1998.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que temos uma”Stella Adler
LEONARDO,Victor.A idade do Brasil.Brasília.Ministério da Educação,1999(cadernos da TV escola)
PROGRAMA DE ARTE PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 2º ANO ENSINO MÉDIOCARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Barroco e Rococó.Os Holandeses no Brasil.Neoclassicismo na Europa e Brasil.Romantismo/Realismo/Art Nouveau.Cultura Popular.Impressionismo/Expressicionismo.Movimentos de Vanguarda.Teatro.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANO LETIVO DE 2007
1. Barroco e Rococó
1.1- Barroco europeu
1.2- Barroco no Brasil
2. Os holandeses no Brasil
2.1- Arquitetura
2.2- Frans Post
2.3- Albert Ecckoult
3. Neoclassicismo
3.1- O Neoclassicismo Europeu
4- A missão artística francesa
5- Romantismo
6-Realismo
7-Ecletismo/Arte Nouveau
8-Cultura Popular(ciclo junino)
9- Impressionismo/Pós-Impressionismo
10- Expressionismo
11. Arte no final do século XIX e início do século XX (Cubismo ,Fovismo ou Fauvismo, Abstracionismo , Dadaísmo, Surrealismo, OP Art ,Pop Arte, Pintura Metafísica,Futurismo, Bauhaus )
12- teatro: origem
12.1- O teatro grego
12.2- O teatro romano
12.3- A comédia Dell’Arte
12.4- O Renascimento
12.5- O teatro Elizabetano
12.6- O teatro brasileiro
12.7- O teatro pernambucano
CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças6-Participação
INDICADORES DE DESEMPENHO
1- Destacar a beleza, as características e o contexto histórico do Barroco na Europa e no Brasil e do Rococó europeu apontando suas principais características e representantes.
2- Discorrer sobre a contribuição e o valor artístico das obras que retratavam o Brasil durante o período da invasão holandesa visando construir um olhar crítico sobre o período refletindo o momento atual.
3- Apontar os ideais neoclássicos, sua principal fonte de inspiração, seus principais representantes e obras.
4- Identificar o objetivo da missão francesa no Brasil nomeando os principais artistas desse período e os brasileiros que passaram a freqüentar a Academia das Belas Artes e suas obras e forma a partir delas fazer uma releitura da realidade do negro na sociedade brasleira.
5- Identificar as características do Romantismo, obras e principais representantes situando-se na representação de sentimentos do mesmo.
6- Conceituar Realismo como um movimento cultural que repudiava a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo pois sentia a necessidade de retratar a vida identificando seus principais representantes e obras.
7-Compreender Art Nouveau como um estilo artístico criado na Europa para suplantar o Ecletismo(modelo arquitetônico que mistura vários estilos) valorizando a decoração interna e externa das construções.
8- Vivenciar atividades de produção, e participação apreciação da cultura pernambucana em seu ciclo junino(Projeto Viver Pernambuco-2ª etapa)
9-Nomear o Movimento Impressionista como o que percebeu a alternância das cores de acordo com a intensidade da luz solar insidindo sobre elas centrando seu interesse nas paisagens o que o tornou superficial aos olhos dos Pós-Impressionistas que buscavam inspiração nos sentimentos e acontecimentos políticos e sociais.
10-Compreender o Expressionismo como o momento da história da arte em que o artista para designar a obra abandona as idéias tradicionais e expressa sua emoção através de deformações e exageros de forma e cor.
11-Apontar as múltiplas tendências ocorridas no final do século XIX e início do século XX, seus representantes e obras.
12-Narrar a história do teatro destacando sua origem e características no mundo, no Brasil e em Pernambuco
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
PROGRAMA DE ARTE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 3º ANO ENSINO MÉDIO CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Modernismo.Arte Conteporânea.Dança.Música.Cinema.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA 2008
1. O Modernismo
1.1- A Semana de Arte Moderna
1.2- Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
2. Arte Contemporânea/Novas tendências
2.1- Instalação2.2- Performance
2.3- Vídeo-Arte
2.4- Grafitagem
2.5- Arte computadorizada
2.6- Arte pobre
2.7- Arte do corpo(body art)
2.8- Arte da terra(land art)
2.9- Arte conceitual
2.10- Fotografia
3. Movimento Armorial
4. Dança
4.1- A história da dança
4.2- Dança do período romântico; principais representantes
4.3- Dança contemporânea, estilos e principais representantes
5. Música
5.1- A música pernambucana
5.2- A música popular brasileira: Bossa Nova, Tropicalismo, Jovem Guarda, Mangue beat.
5.3-Cinema no Brasil.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças6-Participação.
INDICADORES DE DESEMPENHO
1-Identificar as novas formas de desenhar propostas pelos modernistas destacando suas principais características e representantes.
2-Identificar os artistas brasileiros que aderiram ao modernismo e participaram da Semana de Arte Moderna visando renovar o estagnado ambiente artísitco cultural de São Paulo e do Brasil.
3-Citar os principais artistas e tendências surgidos no Brasil após a Semana de Arte Moderna destando sua preocupação com a mudança(sócio-política,nacionalismo e inovação)
4-Identificar as Novas tendências surgidas a paritr de 50, vindas da Europa, como ainda mais livres que os das décadas anteriores, onde o artista busca novas formas para desenvolver seu trabalho.
5-Reviver a iniciativa artística do Movimento Armorial que tem como objetivo criar uma arte erudit a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro identificando o escritor Ariano Suassuna como um dos fundadores do movimento preocupados em orientar, para esse fim, todas as formas de expressões artísticas:música, dança, literatur, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetuta, entre outras expressões.
6--descrever a história da dança situando o período romântico e seus principais representantes.
7-Identificar os principais recursos da dança contemporânea, seus estilos e principais representantes.
8- Analisar,histórica e textualmente, a origem da música popular brasileira a paritr da contribuição do negro que trouxe da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca, o berinbau e ritmos desconhecidos pelos europeus apontado os movimentos dos anos 60, 70 e 80 e a variedade e riqueza da música popular hoje.
9-Identificar os principais estilos musicais de Pernambuco: maracatu de baque solto e virado, rock, pop, frevo, caboclinho, urso, samba, baião, xote, hardcore, manguebeat de Chico Science,entre outros.
10-Discutir os principais momentos do cinema brasileiro considerando sua historicidade, condiçoes e críticas.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
VIAGENS ESTUDO:
PESQUISAS DE CAMPO: Cidade(Garanhuns), Comunidade de Castainho
LIVRO DIDÁTICO:
CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.
PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.
ARAÚJO, Ulisses R&AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
FILMES:
DOCUMENTÁROS:
BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,.
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003
CONTEÚDOS DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO
(Em 1 ano) 2 aulas semanais
PROGRAMA DE ARTE
CARGA HORÁRIA: 80 horas-aula anuais – 2 horas-aula semanais
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
1- Arte
1.1- Conceitos
1.2-Considerações:
1.2.1- O artista e a obra de arte
1.2.2- A arte no dia-a-dia das pessoas
1.2.3- A beleza artística
1.2.4- A importância do conhecimento artístico e da linguagem universal da arte
1.2.5- Filosofia da arte
1.2.6- Desvelamento das faces ocultas da realidade
2- Arte popular e arte erudita
3- Arte na pré-história
4- Arte indígena
5- Arte africana e afro-descendente
6- Arte na Antiguidade
6.1- Mesopotâmia
6.2- Egito
7- Arte Greco-romana
8- Arte Cristã e Bizantina
9- Arte na Idade Média
9.1- Estilo românico
9.2- Estilo gótico
10- Renascimento
11- Barroco e Rococó
11.1-Os holandeses em Pernambuco
12- Neoclassicismo
12.1- A Missão francesa
13- Romantismo e Realismo
14- Impressionismo/ Pós-Impressionismo e Expressionismo
15- Arte no final do século XIX e início do século XX (Cubismo, Fovismo,Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Op-Art, Pop Art, Pintura metafísica, Bauhaus)
16- Semana de Arte Moderna17- Artistas e movimentos Pós-Semana de Arte Moderna
18- Arte contemporânea: novas tendências
INDICADORES DE DESEMPENHO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
PROJETOS
BIBLIOGRAFIA
GUIA DE APRENDIZAGEM
DISCIPLINA: ARTE /1º ANO
PROFESSORA: MARIA PERPÉTUA TELES MONTEIRO
I UNIDADE
JUSTIFICATIVA
Compreende-se que a aprendizagem dos fundamentos, da compreensão e da história da arte propicia, além do desenvolvimento do pensamento artístico, a ampliação da sensibilidade, da percepção, da imaginação e da reflexão que envolve os seres humanos e suas compreensões da realidade na busca de preservar a integridade dos homens e prover cada “ser” do alimento necessário para que se concretize nele o sentido de “humano”.

CONTEÚDOS

CONTEÚDO 1

1.1-CONCEITUAIS
. O que é Arte?
.Concepções de Arte
. A Arte no dia-a-dia das pessoas
.Linguagens da Arte
. Funções e significados da Arte

1.2-CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Aplica técnicas de estudo e participa de exposições dialogadas.
1.3- CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Olhar critico fundamentado e apreciador sobre a arte e a realidade que ela é e representa.
1-OBJETIVOS
1.1-ENSINO
Despertar nos alunos o interesse pela arte, desenvolvendo uma compreensão conceitual e um olhar apreciador das diferentes linguagens da arte como resultado da produção humana e da necessidade de expressão, comunicação e interação com o mundo.
1.2- APRENDIZAGEM
Conceitua Arte como atividade de expressão comunicação e interação humana voltada para a estética, destacando sua presença no dia-a dia das pessoas, seus significados, linguagens e importância na humanização e civilização do ser humano
1.3-PROCESSO
Aumentar o interesse para a pesquisa e conhecimento da arte, da arte como objeto de conhecimento, produção e fruição em suas diferentes linguagens.
1-TIPO DE ATIVIDADE
Tempestade de idéias.
Conversa informal.
Colagem(recortesde gravuras de jornais e revistas(painel)).
Análise de imagens.
Exposição dialogada.
Debates
Leitura de mensagens/discussão
1-TÉCNICA DE ENSINO
Atividades: coletivas;individuais;estudo digirido;exposição dialogada
1-MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático,textos de Apoio,retroprojetor/Transparências,jornais,revistas,lápis ,papel,tintas, pincéis.
2- CONTEÚDO 2
2.1-CONCEITUAIS
-Elementos constitutivos da linguagem visual/plástica
2.2- PROCEDIMENTAIS
.Técnicas de emprego das cores, da linha , do ponto e percepção de esculturas, arquitetura, fotografias, cinema e computação.
Oficinas de pintura e desenho.
2.3-ATITUDINAIS
.Leitura e compreensão das diferentes linguagens visuais e sua contribuição para a formação de um cidadão consciente dos seu papel social e da função social da arte como transformadora e/ou conservadora de valores.Técnicas de emprego das cores, da linha , do ponto e percepção de esculturas, arquitetura, fotografias, cinema e computação.
Oficinas de pintura e desenho.
2- OBJETIVOS
2.1-ENSINO
Apontar os elementos da linguagem plástica/visual para composição decorativa livre e criativa.
2.2-APRENDIZAGEM
Reconhece os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual empregando-os em atividades de produção e composição decorativa.
Reconhece os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e idéias sobre fatos cotidianos.
2.3-PROCESSO
Desenvolver o gosto pelo desenho e pintura a partir da utilização consciente dos elementos da linguagem plástica numa postura crítica diante da função da arte na sociedade.
Composição decorativa empregando os elementos essenciais e intelectuais da linguagem plástica;
Organização de pasta de apresentação/exposição de trabalhos;
2- TIPO DE ATIVIDADE
Produção com emprego das cores(primárias,secundárias e terciárias); suas tonalidades e nuanças. Composição decorativa por monocromia, isocromia e policromia.Oficina de desenho(ministrada por alunos do CENTRO)
2-TÉCNICAS DE ENSINO
Estudo de texto
Estudo de textos
Exposição dialogada
Exposição em transparências/slides
Trabalhos individuaisProdução(composição decorativa posição
2-MATERIAL DIDÁTICO
Retroprojetor/transparências
Textos
Livros
Data show
Computadores
Aparelho de som
Vídeotelevisão

2-BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: arte.-Brasília:MEC/SECAD, 1997.
COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2º ed reform- São Paulo: Moderna, 2004
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte- 2º ed- São Paulo: Moderna, 2003
FREITAS, Ornaldo. Comunicação pela arte:Educação artística. São paulo.FTD, 1977
MARCHESI, Isaías. Atividades de Educação Artísitca. São Paulo. Ática, 1998
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_moderna
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/artes/funcao/home.htm
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
II UNIDADE
CONTEÚDO 3/Cultura popular
JUSTIFICATIVA
A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Os alunos trazem suas bagagens e histórias. O confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio. Nesse sentido redescobrir os valores da cultura popular, em específico no estado de Pernambuco, nas aulas de arte corresponde a legitimação de uma identidade construída historicamente em suas múltiplas faces e que hoje compõe um acervo cultural/artístico do nosso povo para ser apreciado, compreendido, vivido e antes a qualquer conceito ser respeitado enquanto fruto da vivência de seres humanos capazes de produzir meios estéticos para sobreviver, viver, conviver e contar sua história.
3.1-CONCEITUAIS
Ciclo carnavalesco de Pernambuco
3.2--PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica e observação da realidade a partir da Garanheta.
Relatos de experiências e observações
Oficinas de dança, música e canto
3.3-ATITUDINAIS
Respeito às diferentes manifestações culturais e à sua contribuição para construção da identidade do povo pernambucano.Posicionamento consciente sobre os pontos positivos e/ou negativos das festas de rua na atual realidade brasileira.
3- OBJETIVOS
3.1-ENSINO
Desenvolver o gosto e o respeito consciente pelas manifestações culturais realizadas no estado despertando.
3.2-APRENDIZAGEM
Aprecia manifestações artísticas de Pernambuco, referentes ao ciclo carnavalesco, que integram o patrimônio cultural do estado edificado pelo nosso povo em diferentes espaços e tempos históricos.
3.3-PROCESSO
Formar grupos de cultura popular (danças, canto e música) que possam participar de eventos do CEEG e da cidade.
3-TIPO DE ATIVIDADE
Exposição dialogada
Atividades individuais(pesquisa, leitura e estudo de texto)
Atividades em grupos(pesquisa e apresentação de trabalhos)
Pesquisa bibliográfica e de campo(Projeto Viver Pernambuco)Oficinas de dança, canto e música ministradas por artistas da comunidade(Projeto Arte em Movimento)
3- TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Pesquisas de campo e bibliográfica
Oficinas
3- MATERIAL DIDÁTICO
Computadores
Data show
Livros Revistas
Textos
Aparelho de som
Instrumentos musicais
CDs
CONTEÚDO 4/CICLO JUNINO
4.1- CONCEITUAIS
. Ciclo junino pernambucano
4.2-PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica e de campo.
Oficinas de música, canto e dança.
4.3-ATITUDINAIS
Participação espontânea na atividades desenvolvidas no CEEG durante as festividades juninas.
4-OBJETIVOS
4.1- ENSINO
Destacar as principais manifestações populares no período ciclo junino e sua contribuição para a formação da identidade do povo pernambucano.
4.2-APRENDIZAGEM
Conhece elementos do ciclo junino de Pernambuco situando-os histórica e geograficamente de forma a desenvolver a apreciação e vivências culturais.
4.3-PROCESSO
Participar das atividades comemorativas do ciclo junino em âmbito escolar e extra escolar
4-TÉCNICA DE ENSINO
Exposição dialogada
Atividades individuais
Atividades em grupos
Pesquisa bibliográfica e de campo(projeto)
OficinasViagens de passeio e estudo(á cidade de Caruaru)
Aula expositiva
Pesquisas de campo e bibliográfica
Oficinas
4- MATERIAL DIDÁTICO
Computadores
Data show
Livros Revistas
Textos
Aparelho de som
Instrumentos musicais
CDs
CONTEÚDO 5
5.1- CONCEITUAIS
51.1-História da Arte
5.1.2- A Arte na Pré-História
5.1.3- A Arte na Pré-História Brasileira e Arte Indígena
5.1.4- Tribos de Pernambuco
5.1.5-A Arte Africana e Afro-brasileira
5-PROCEDIMENTAIS
Exposição de imagens e vídeos históricos sobre os povos primitivos, indígenas e africanos .
5-ATITUDINAISRespeito às diferentes manifestações culturais
5-OBJETIVOS
5.1-ENSINO
Apresentar fases da arte em que esta testemunha a história da humanidade, do povo indígena, africano e afro-descendente.
5.2-APRENDIZAGEM
Analisa historicamente diferentes manifestações sócio culturais do homem da pré-história, do homem africano e afro-descendente e do homem nativo no Brasil, em suas múltiplas funções e dimensões..
5.3-PROCESSOValorizar as diferentes manifestações culturais dos povos a partir de uma compreensão multicultural.
5-TÉCNICA DE ENSINO
Leitura e estudos de textos(livro didático);
Exposição dialogada;
Composição decorativa com molde.
Produção de trançado com lã;
Modelagem de licocós com argila;
Viagem ao “Vale do Catimbau”(Sertão de Pernambuco-Buíque);
Conversa informal com índios Kapinawuás;
Debates: Direitos dos índios e dos Afro-descendentes;
Análise de musicas da MPB que tratam a questão no índio e do negro no Brasil;
Filmes:Evolução da humanidade,O povo brasileiro(Darcy Ribeiro),Tainá.
Aulas expositivas
Atividades individuaisAtividades em gupos
5- MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático
Data show
Retroprojetor
Argila

Caixa de sapatos
Cola
TesouraJornais antigos
CONTEÚDO 6
6.1- CONCEITUAIS
6.1.1-Direito à arte: Direitos humanos.
6.2-PROCEDIMENTAIS
Leitura de textos complementares para reflexão e debate sobre os direitos humanos e o direito à arte e à cultura.
6.3-ATITUDINAIS
Participação em projetos de extensão das atividades solidárias do CEE
6-OBJETIVOS
6.1- ENSINO
Refletir valores expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos em específico ao direito à cultura e à arte.
6.2-APRENDIZAGEM
Conhece na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito á arte e à cultura como condição básica para o desenvolvimento humano visando atitudes de solidariedade e busca de justiça, através da construção de uma cultura de respeito às diferenças.
6.3-PROCESSO
Desenvolver atividades de respeito, valorização e garantia dos direitos humanos em ações voltadas às comunidades (minorias e carentes) da cidade.
6-TÉCNICA DE ENSINO
Estudos extra-classe sobre a Declaração Universal dos direitos Humanos,Pesquisa em grupos.
6-MATERIAL DIDÁTICO
Livros/biblioteca
6- BIBLIOGRAFIA
SANTA, Rosa, Nereide Schlano. Etnias e cultura. São Paulo Moderna, 2004
____________________________Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001
____________________________Usos e costumes. São Paulo: Moderna, 2001
____________________________Religiões e crenças. São Paulo: Moderna, 2001
DONISETE, Luís. Índios no Brasil. 4º ed. São Paulo: Ática, 2006.
GOMES, Flávio. Palmares:escravidão e liberdade no atlântico. São Paulo: Ática, 2006
SOUZA, Marina de Melo. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular;
http://www.mundosites.net/culturapopular/;
http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.
III UNIDADE
CONTEÚDO 7
O estudo e compreensão da arte das primeiras civilizações nos permitem situar e compreender as manifestações dos povos antigos orientais e sua cultura caracterizada pelo pragmatismo onde o comportamento , a produção intelectual ou artística desse povo é determinada por sua utilidade. Os homens dessas civilizações possuíam uma mentalidade voltada exclusivamente para a praticidade e, do ponto de vista artístico, realizaram obras que pudessem ter utilidade o que nos permite realizar um confronto com arte romana que infuenciada pela grega antropocentrica, racionalista e preocupada com o realismo, procurou exaltar a beleza humana. Tal estudo visa ampliar a compreensão da formação estética ocidental.
7- CONTEÚDO
7.1- CONCEITUAIS
7.1.1-As primeiras civilizações da Antiguidade: Mesopotâmia e Egito.
7.2-PROCEDIMENTAIS
Estudo e discussão de textos, análise de obras e fatos ocorridos entre os povos antigos.
7.3-ATITUDINAIS
Realiza as atividades propostas com compreensão e espontaneidade.
7-OBJETIVOS
7.1-ENSINO
Situar historicamente as contribuições da Mesopotâmia e Egito para a humanidade através de suas manifestações artísticas
7.2-APRENDIZAGEM
Apresenta aspectos históricos culturais da arte das primeiras civilizações (Mesopotâmia e Egito), destacando a sua contribuição para a humanidade.
7.3-PROCESSOComparar aspectos da arte na antiguidade e suas contribuições para as atividades contemporâneas.
7-TIPO DE ATIVIDADE
Leitura e estudo de textos do livro didático e de textos complementares;
Exposição dialogada;
Representação de cenas do cotidiano em quadrinhos.
7-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Atividades individuais e em grupos
7-MATERIAL DIDÁTICO
Livros
Textos complementares
Computadores
CONTEÚDO 8
8.1-CONCEITUAIS
81.1-A Arte Greco-romana
8-PROCEDIMENTAIS
Leitura e estudo de textos;
Análise de imagens e cenas do cotidiano greco-romano; narração de fatos históricos relacionados aos helenos e sua cultura.
8-ATITUDINAIS
Reflexão sobre os valores greco-romanos e sua presença marcante na vida contemporânea na vaidade distorcida que hoje se sustenta consumismo.
8- OBJETIVOS
8.1-ENSINO
Destacar a contribuição do povo grego e romano para a arte, a cultura e os valores ocidentais onde o homem( ser humano) é fonte de inspiração e beleza.
8.2-APRENDIZAGEM
Analisa historicamente a arte greco-romana destacando a contribuição dos dois povos e a influência de um sobre o outro e sobre a humanidade ocidental.
8.3-PROCESSO
Analisar as ações e as atitudes frente aos valores propostos pelas sociedades gregas e romanas.
8-TIPO DE ATIVIDADE
Leitura e estudo de texto
Análise de imagens
Discussão
Exposição dialogada;
Confecção de máscaras;
Encenação teatral.
8-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva.Estudo dirigido
8- MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático,Internet.Textos de apoio
CONTEÚDO 9
9.1-CONCEITUAIS
9.1.1-Projeto Leão do Norte
9-PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica; Apresentação da biografia dos personagens nas diferentes linguagens; produção de livro de bolso(Leões do CEEG)
9-ATITUDINAIS
Compreensão da importância dos recursos humanos na história de um povo e da contribuição pessoal de cada um no processo de transformação social a partir de sua própria transformação.
9-OBJETIVOS
9.1- ENSINO
Apresentar os grandes nomes da arte no estado de Pernambuco, suas obras e suas interpretações da realidade como exemplos de vida e de luta.
9.2-APRENDIZAGEM
Vivencia momentos de compreensão e produção da arte pernambucana partindo das modalidades culturais apresentadas na musica Leão do Norte e do reconhecimento dos recursos humanos do estado de Pernambuco nas diferentes linguagens da arte.
9.3-PROCESSO
Entender-se protagonista de sua história e da história do seu povo.
9-TIPO DE ATIVIDADE
Pesquisa bibliográfica e de campo
Atividades em grupos com a letra da música de Lenine “Leões do Norte”
Produção e exposição de trabalhos
Oficina “música”
9-TÉCNICA DE ENSINO
Pesquisa
OficinasEstudos dirigidos
9-MATERIAL DIDÁTICO
Computadores
Retroprojetor
Data show
Livros
Aparelho de som
Cds
Cartolinas
Papel quarenta
Papel ofício
Lápis pilot
Tintas
Pincéis
9-BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
CALABRIA, Carla Paula Brondi. Arte, história e produção. São paulo. FTD, 1997
DONISETE, LUÍS. ÌNDIOS NO Brasil. 4º ed. S
KRAMER, Samuel Noam. Mesopotâmia: o berço da civilização. Rio de Janeiro,
JOSÈ OLYMPIO Editora.
IV UNIDADE
JUSTIFICATIVA
O estudo estético e histórico da arte Bizantina nos permite compreender a dimensão e a influência das idéias do cristianismo nesse período. A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus. Este fato possibilita a compreensão do poder da Igreja na Idade Média e da arte nessa época produzida bem como a compreensão dos ideias Renacentistas postos nas expressões artísitcas que modificaram a maneira do homem de ver e pensar o mundo.
CONTEÚDO 10
10.1- CONCEITUAIS
10.1.1-Os primeiros tempos da Arte Bizantina
10.1.2- Arte Cristã primitiva
10.1.3- Arte Bizantina
10.1.4- Arte na Idade Média
10.2-PROCEDIMENTAIS
Exposição dialogada;leitura de textos; análise de obras.
10.3-ATITUDINAIS
Respeito as diferentes formas de manifestação religiosa e à liberdade de culto.
10-OBJETIVOS
10.1- ENSINO
Identificar na arte cristã primitiva e bizantina os traços que a diferencia da arte greco-romana(fé, técnica, temas e valores)
10.2-APRENDIZAGEM
Classifica a arte cristã primitiva como uma arte simples executada por homens(fiéis) e não por grandes artistas e a arte bizantina como a mistura da arte cristã e greco-romana que se desenvolve por toda idade média.
10.3-PROCESSO
Analisar conscientemente práticas religiosas e atividade transcendental de harmonia consigo e com o universo e com o outro.
10- TIPO DE ATIVIDADE
Exposição dialogada
Atividades individuais e coletivas
Estudo dirigido;
Produção de composição decorativa em mosaico;
Produção de vitral com papel celofane.
10- TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Estudo
Atividades individuais e em grupos
10-MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático
Revistas
Computadores/internet
CONTEÚDO 11
11.1- CONCEITUAIS
-Renascimento
11-PROCEDIMENTAIS
Leitura de textos verbais e não-verbais, análise de obras de autores renascentistas. Releitura de obras empregando elementos da atualidade Estudo de biografias.
Conscientização da importância que foi dada ao ser humano durante o Renascimento de forma a empregar responsavelmente esses valores no trato à pessoa na atualidade.
11-ATITUDINAISDemonstração de compreensão das produções historicamente construídas e da importância das idéias humanistas para o exercício da cidadania.
11-OBJETIVOS
11.1- ENSINO
Apontar idéias do Renascimento cultural e seus principais representantes.
11.2-APRENDIZAGEM
Analisa a arte do Renascimento marcada pelo movimento humanista que colocava o homem como centro do universo, questionando a autoridade da Igreja e as idéias teocêntricas.
11.3-PROCESSO
Apreciar obras de arte com compreensão cultural e histórico-social.
11-TIPO DE ATIVIDADE
Exposição dialogada
Estudo de textos(livro didático e para didáticos)
Recorte de partes do corpo humano de jornais ou revistas para redesenhá-las.
11-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva . Estudo de textos
11-MATERIAL DIDÁTICO
Livros.Textos complementares
CONTEÚDO 12
12.1-CONCEITUAIS
.Cultura popular-Ciclo Natalino
12-PROCEDIMENTAIS
Construção de texto na linguagem teatral para encenação durante vivências de atividades culturais referentes ao ciclo junino. Participação em peças de teatro.
12-ATITUDINAIS
Desenvolver ações de solidariedade considerando os direitos humanos, não apenas no período natalino. Participar das comemorações visando a confraternização e harmonia do grupo como um todo.
12- OBJETIVOS
12.1-ENSINO
Desenvolver a compreensão crítica sobre as atividades realizadas durante o ciclo natalino desde o comércio ás ações de solidariedade/ confraternização às festividades da época.
12.2-APRENDIZAGEM
Compreende o ciclo natalino pernambucano em sua historicidade e diferentes influências destacando as principais manifestações culturais do estado de Pernambuco através da identificação, apreciação e vivência de atividades (poesia, teatro, canto e danças)
12.3-PROCESSO
Realizar atividades de solidariedade e respeito motivadas pelo espírito natalino de doação, união, participação e amor ao próximo
12-TIPO DE ATIVIDADE
Estudo e produção de textos;Orientação e participação no natal das crianças da Creche “Projeto CCEG solidário”- Profº Helena Motta
12-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva Estudo de textos.Atividades em grupos.
12-MATERIAL DIDÁTICO
LivrosTextos complementares
12-BIBLIOGRAFIA
CALABRIA, Carla Paula Brondi. Arte, história e produção. São Paulo. FTD, 1997.
VENEZIA, Mike. Leonardo da Vinci. Coleção mestres da arte. São Paulo: Moderna, 1996.
_______________Michealngelo.Coleção mestres da arte. São Paulo: Moderna, 1996
Revista Ciência
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=43
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/cultura_origem_natal_04.htm
http://www.gnosisonline.org/A_Arte_Superior/Leonardo_Da_Vinci.php

Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental(click)


Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental

O QUE É?
Conteúdo, método e gestão inovadores, laboratórios, aulas em tempo integral e três refeições diárias. Tudo isso faz parte da proposta do PROCENTRO, um Programa desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação - ICE para melhorar a qualidade do Ensino Médio público do Estado de Pernambuco, Através de Centros de Ensino Experimental localizados nas diversas regiões do Estado.
A estratégia de atuação adotada pelo Programa consiste na construção de uma rede regionalizada de Centros de Ensino Experimental que funcionarão como pólos irradiadores das experiências exitosas desenvolvidas para as demais escolas estaduais do ensino médio do Estado.
Inspirado na ética de co-responsabilidade social e na defesa da causa do Ensino Médio, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, firmou Termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Co-responsabilidade pela Educação ICE, visando a implantação e implementação de Ensino Experimental e, paralelamente, a mobilização de empresas e empreendedores sociais com vistas ao fortalecimento e sustentação da expansão da oferta de Ensino Médio público e gratuito de qualidade.
A Secretaria de Educação de Pernambuco e o ICE acreditam que os Centros representam o modelo de ensino médio de qualidade a ser, futuramente, adotado pelas demais escolas públicas.
Os centros de Ensino Experimental contam com equipes gestora, técnica, docente e administrativa comprometida com a defesa da causa do Ensino Médio de qualidade e com o processo de formação continuada que é o suporte para o exercício de uma prática profissional de qualidade, cujo foco é o jovem autônomo, solidário e produtivo.