Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Sertanejo: beato, cangaceiro, jagunço, vaqueiro...?

03 DE MAIO DIA DO SERTANEJO
O QUE FOI? O QUE É? O QUE QUER O SERTÃO?
CANDIDO PORTINARI, "Criança Morta " 1944.

No sertão nordestino brasileiro, a mistura de raças deu-se mais entre brancos e índios. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros habitantes brancos que migraram para a região. Deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço, estereotipados, muitas vezes, nas vestes características, nas tradições mais remotas, e no sentimento religioso.

"Eu tenho orgulho de ser filha de Canudos! Tenho orgulho, mesmo! Me sinto feliz com essa palavra: Canudos não se rendeu ! Morreram todos, mas não se renderam!...(D. Zefinha).

CANDIDO PORTINARI, "Os retirantes "1944.

VOZES QUE NOS FALAM UM POUCO MAIS...

Vaca Estrela e Boi Fubá
Patativa do Assaré, do LP "A Terra é Naturá"


Seu doutor me dê licença pra minha história contar.
Hoje eu tô na terra estranha, é bem triste o meu penar.
Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar.
Eu tinha cavalo bom e gostava de campear.

E todo dia aboiava na porteira do curral.

Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê
Vaca Estrela,ô ô ô ô Boi Fubá.
Eu sou filho do Nordeste , não nego meu naturá.
Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá.
Lá eu tinha o meu gadinho, num é bom nem imaginar,
Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá.
Quando era de tardezinha eu começava a aboiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê Vaca Estrela,ô ô ô ô Boi Fubá.
Aquela seca medonha fez tudo se atrapalhar,
Não nasceu capim no campo para o gado sustentar.
O sertão esturricou, fez os açude secar.
Morreu minha Vaca Estrela, já acabou meu Boi Fubá.
Perdi tudo quanto tinha, nunca mais pude aboiar
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê

Vaca Estrela,ô ô ô ô Boi Fubá.
Hoje nas terra do sul, longe do torrão natá.
Quando eu vejo em minha frente uma boiada passar,
As água corre dos olho, começo logo a chorá.
Lembro a minha Vaca Estrela e o meu lindo Boi Fubá.
Com saudade do Nordeste, dá vontade de aboiar.
Ê ê ê ê la a a a a ê ê ê ê
Vaca Estrela,ô ô ô ô Boi Fubá.

Vozes da seca
Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1953

Seu dotô os nordestino
Têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulista
Nessa seca do sertão
Mas dotô uma esmola
A um home qui é são
Ou lhe mata de vergonha
Ou vicia o cidadão

É por isso que pidimo
Proteção a vosmicê
Home pur nóis escuído
Para as rédia do poder
Pois dotô dos vinte estado
Temos oito sem chover
Veja bem, quase a metade
Do Brasil tá sem comer

Dê serviço a nosso povo
Encha os rio e barrages
Dê comida a preço bom
Não esqueça a açudage
Livre assim nóis da esmola
Que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juros
Sem gastar nossa corage

Se o doutô fizer assim
Salva o povo do sertão
Se um dia a chuva vim
Que riqueza pra nação
Nunca mais nós pensa em seca
Vai dar tudo nesse chão
Cúmu vê, nosso destino
Mecê tem na vossa mão

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário(...). É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasimodo (...) é o homem permanentemente fatigado (...) Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude (...) No revés o homem transfigura-se . (...) e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias."(Trecho do livro "Os Sertões'" - Euclides da Cunha ).


ACESSE:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=23634
http://www.geocities.com/Nashville/3907/cp_s_hist.htm
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/estudosbrasileiros/sertoes/sertoes2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari
http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=779

Nenhum comentário: