Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 26 de outubro de 2008

ARTE RUPESTRE/PRÉ-HISTÓRIA(Click)

O que levou o homem a criar e se expressar usando paredes de cavernas?


Vale do Catimbau/Pernambuco-Brasil

As pinturas pré-históricas, em diferentes continentes do planeta, ficavam escondidas na profundeza e escuridão das cavernas. No Egito, estátuas e mobiliário eram enterrados com o morto. Os Dagari, da áfrica, produziam suas esculturas em segredo. Todas essas obras de arte permaneciam ocultas.
Então para que serviam se não deviam ser vistas?
Assim responde Antoine-Andersen (1960)
“A arte ligada à religião cumpria o papel de assegurar a sobrevivência do grupo. Cada obra era feita de modo a desempenhar uma tarefa específica: curar, fazer, proteger, reverenciar. A arte era uma necessidade, para ajudar a vida cotidiana.
Mas tarde, nos países em que a ciência se desenvolveu, esse tipo de arte perdeu a razão de ser, pois os seres humanos passaram cada vez mais a dominar o meio ambiente. No entanto, algumas religiões ainda cultuam imagens e objetos. Hoje, entre os fiéis, as obras religiosas servem para intermediar sua relação com o divino e também como guias espirituais.”


ANTOINE-ANDERSEM, Véronique(1960).Arte para compreender o mundo; tradução Maria da Conceição Rodrigues. São Paulo: Edições SM, 2007

Nenhum comentário: