Vale do Catimbau/Pernambuco-Brasil
As pinturas pré-históricas, em diferentes continentes do planeta, ficavam escondidas na profundeza e escuridão das cavernas. No Egito, estátuas e mobiliário eram enterrados com o morto. Os Dagari, da áfrica, produziam suas esculturas em segredo. Todas essas obras de arte permaneciam ocultas.
Então para que serviam se não deviam ser vistas?
Assim responde Antoine-Andersen (1960)
“A arte ligada à religião cumpria o papel de assegurar a sobrevivência do grupo. Cada obra era feita de modo a desempenhar uma tarefa específica: curar, fazer, proteger, reverenciar. A arte era uma necessidade, para ajudar a vida cotidiana.
Mas tarde, nos países em que a ciência se desenvolveu, esse tipo de arte perdeu a razão de ser, pois os seres humanos passaram cada vez mais a dominar o meio ambiente. No entanto, algumas religiões ainda cultuam imagens e objetos. Hoje, entre os fiéis, as obras religiosas servem para intermediar sua relação com o divino e também como guias espirituais.”
Então para que serviam se não deviam ser vistas?
Assim responde Antoine-Andersen (1960)
“A arte ligada à religião cumpria o papel de assegurar a sobrevivência do grupo. Cada obra era feita de modo a desempenhar uma tarefa específica: curar, fazer, proteger, reverenciar. A arte era uma necessidade, para ajudar a vida cotidiana.
Mas tarde, nos países em que a ciência se desenvolveu, esse tipo de arte perdeu a razão de ser, pois os seres humanos passaram cada vez mais a dominar o meio ambiente. No entanto, algumas religiões ainda cultuam imagens e objetos. Hoje, entre os fiéis, as obras religiosas servem para intermediar sua relação com o divino e também como guias espirituais.”
ANTOINE-ANDERSEM, Véronique(1960).Arte para compreender o mundo; tradução Maria da Conceição Rodrigues. São Paulo: Edições SM, 2007
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