Uma das atividades realizadas no dia de hoje aconteceu a partir do vídeo "Projeto Arte na Escola", exibido pelos professores, sobre Arte cinética . O artista destacada foi Abraham Palatinik.Após o vídeo nos foi proposto uma oficina para exemplificar a idéia de arte cinética.Veja algumas imagens da oficina...
Para realização desta atividade utilizamos uma caixa de sapato (anteriormente solicitada pela professora), cola, tesoura, papel celofane de várias cores e sobras de materiais (sucata) como fitas, revistas, canudos de plástico, tecidos, latas de refrigerante, miçangas, lantejoulas, etc.
O objetivo era criar um cenário dentro da caixa que apresentasse cores, formas, movimento e luz.
Cada professor criou o seu cenário considerando uma idéia e um planejamento.
Depois de montado o cenário cortamos a caixa fazendo orifícios de vários formatos e tamanhos para entrada da luz. Um desses orifícios tinha que ser pensado para permitir que a câmara fotográfica pudesse captar o interior da caixa. Veja o resultado...
Este foi o meu trabalho. Minha intenção foi fazer com que o cachorrinho pulasse a pedra em busca de alimento estando em alguns momentos sob a luz e outros não.
Alguns trabalhos dos colegas...
Nossas obras
A arte cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças. Artistas como Marcel Duchamp (1887-1968), Alexander Calder (1898-1976), Vasarely (1908), Jesus Raphael Soto (1923), Abraha Palatinik (1928), Yaacov Agam (1928), Jean Tinguely (1925), Pol Bury(1922) são apontados como expoentes desta linguagem.
Para maiores informações sobre Abraha Palatinik acesse : http://www.nac.ufrn.br/museu%20virtual/INDEX.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário