Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
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segunda-feira, 11 de maio de 2009

FILOSOFIA DE VIDA:APRENDER COM O ÍNDIO

FILOSOFANDO...?




Realizamos algumas atividades introdutórias aos conteúdos de Arte, Introdução á Filosofia e Introdução á Sociologia do II Bimestre. Utilizamos o espaço do Parque Euclides Dourado em Garanhuns pela proximidade ao prédio da escola, pelas possibilidades que o ambiente nos oferece pela falta de espaço na escola. Durante as atividades diversas aprendizagens vêm sendo construídas desde o momento em que saímos da escola.
. Às vezes penso que as orientações sobre comportamento e postura adequada ao ambiente, no caso, público são demais e basta sair para perceber que não. Em um dos momentos alguns alunos, para encurtar o caminho pularam as grades do Parque, em outros, alguns usaram o parque infantil mesmo com a placa indicativa informando se destinar a crianças de até 10 anos. Em algumas situações os jardins pareciam não existir e as flores possuir pouco valor. Os casos foram raros e todos puderam tirar lições, aprender uns com os outros, se desculparem perante o grupo. O grupo, em sua grande maioria, pode passear brincar, contemplar, perceber o valor do ambiente e das pessoas.
As atividades foram realizadas visando instigar a reflexão sobre o que somos enquanto humanos e como temos produzido diferentes formas de conhecimento e o que nos tornamos enquanto seres sociais . As histórias contadas envolviam personagens de povos indígenas visando ampliar e acrescentar informações ao conteúdo “Arte e cultura indígena” trabalhado em arte.
Apesar de toda simplicidade das histórias os alunos se envolveram e como seres livres, desnudos de preconceitos, participaram.
Iniciamos a atividade em circulo com um pequeno alongamento e exercício de respiração. Para este solicitamos aos alunos para inspirar, simbolicamente, “cheirar uma flor” profundamente e para expirar “assoprar a vela”. –Cheira a florzinha.... “Apaga a velinha”.
Tentando interpretar a situação segue a história...
Conta-se que uma tribo ( em edição)


























































































































































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