Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O pecado de Michael Jackson



Hoje, no início da manhã, uma conversa dos alunos, á porta do colégio, chamou minha atenção.
Assunto?
-Michael Jackson.
De tudo que tenho visto, ouvido e concluído desde a primeira vez que ouvi falar sobre Michael em 1985, a conversa dos meninos chamou minha atenção.
Falavam da emoção do velório, mas conduziam a conversa em tom de julgamento e atribuição de valor.
_”Não gostei dele ser negro e ficar branco”.
Brancos, negros e pardos conversavam.
Ouvi a frase. Sem processá-la ou sair do desejo de que eles estivessem falando sobre os conteúdos da prova de Filosofia que irei aplicar amanhã, esperei novos posicionamentos.
Pensei na existência humana tão eterna e passageira, na força e fragilidade, nos limites, dilemas, desafios, práxis e liberdade, ética, estética-projeções do belo, razão, emoção, essência, matéria perfectível e inacabada;
Pensei no sistema que possibilita a uma criança possuir tanto e impõe a miséria a tantas outras; Pensei nas crianças... Nas tantas presentes nessa história.
Lucros, gastos, crise e resistências vieram-me à mente;
Penso no Michael enriquecido pelo fruto do seu trabalho.
EXPLORAÇÕES.
Lembrei dos julgamentos por pedofilia, das cirurgias estéticas e do que chamam excentricidades;
Mas naquele momento estes assuntos não se tornaram o foco da conversa. Com voz já quase alterada o grupo discutia “o negro que ficou branco”.
Terminada a aula, já no laboratório, busco na internet Michael Jackson, o google me traz notícias sobre o velório que ainda não pude assistir. Um nó preso em algum ponto da garganta não me permite ouvi a Paris Jackson- vi meu filho menor, em idade e situação semelhante ter a mesma atitude.
Procuro vídeos e slides e o que me trazem as imagens: “um negro que ficou branco”.(http://www.youtube.com/watch?v=3wP1BjE3SYc)
Volto meu pensamento a conversa dos estudantes.
Elaboro a prova.
Se determinadas acusações não faziam parte dos conflitos presentes na fala dos estudantes...
Se dessas acusações, perante a lei, foi Michael absorvido. Qual então o seu pecado?
Penso na criança artista extremamente inteligente, talentosa, carismática e brilhante; penso no jovem ousado e criativo; no homem...pessoa.
Penso nos transplantados e na luta pela vida e felicidade.
Penso no visual dos artistas atuais-tão normais. Normais?
Penso no Michael - ser psíquico que apesar de gostar de se transformar em animais parece que muito avançou neste estágio cantando, dançando e vivendo o amor; o ser que ousou sonhar dançando na lua quando aos demais seres os desejos se direcionam a dançar na chuva, na rua.
Como falar da imagem que,dizem, se deteriorou?
Se não falo de fatos quem foi, quem é o Michael- O mito?
O negro que ousou ser branco e branco ficou mesmo que para sua cor indiquem nuances. Ideologias.Conceitos e preconceitos.
O homem que atingiu e ultrapassou tantos impossíveis.
BUSCA POR SEMELHANTES.
SOLIDÃO, MULTIDÃO.
O homem negro que ousou ser homem branco e talvez nem precisasse.
LIBERDADE E PRISÃO.
Mas até isso ele pôde. E quem sabe nisso:
VIDA E MORTE, MORTE E VIDA.
PECADO?

Atividade pronta.


IMAGENS COPIADAS DE:
http://www.midiatico.com/wp-content/michael_jackson_ebony.jpg;
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.songlyricscollection.com/lyrics/m/michael-jackson/the-best-of-michael-jackson/the-best-of-michael

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com as suas colocações sobre a vida que Michael Jackson procurava para ele. Era uma pessoa simples, como todas as outras. Com "altos e baixos"!
É muito fácil apontar para o outro! Quando apontamos (com o dedo indicador)para alguém, apontamos o polegar para Deus e mais dois (mínimo e anelar)para nós mesmos. Temos que observar em dobro a própria conduta, antes de falar de alguém.
Coisa que seus alunos talvez não tenham percebido.
Abraços.

Anônimo disse...

Sabe por que falam tanto do MJ? É porque nós somos perfeitos, não temos defeitos, na nossa sociedade ninguém muda nada, não há cirurgias plásticas, os nossos cabelos tem cores originais, ninguém vai a praia para se bronzear, ficar mais pretinho, nunca fizemos coisas erradas, nossas famílias são todas certinhas, não há confusão como a do MJ. Nossos pais e irmãos são uns santos, não há infidelidade praticada como a do Sr. Joe, todos se vestem dignamente, não é como as irmãs do MJ, o mundo não aguenta tanto pecado do MJ, MJ teve atitudes nada boas para esse mundo, ajudou hospitais, crianças, já viu isso? Que cara mau caráter! Ah, também em vez de casar umas oito vezes como a Elizabeth Taylor, pegar umas mulheres por aí e depois largá-las,enchê-las de filhos, com muita pensão para pagar;mas não, preferiu brincar com as crianças, vê se pode? Não fez isso, foi chamado de gay, cadê escândalos com mulheres? devia ter ido para cadeia por tanto pecado. Quem mandou ser assim, diferente do tempo maravilhoso que estamos vivendo?

Anônimo disse...

concordo com vc como as pessoas são ipocritas