Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 15 de agosto de 2009

ENCONTRO DE FORMADORES DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

• A Gerente de Políticas Educacionais do Ensino Médio, Cantaluce Lima, esteve em Garanhuns nos dias 11 e 12 de agosto ministrando orientações a professores da rede pública estadual de ensino que irão atuar como formadores do Ensino Médio no Agreste Meridional. A equipe, convidada pela Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – GRE/AM, que tem como Gestor o Professor Paulo Lins e a Professora Adelma Elias como Chefe da UDE, recebeu informações sobre o Programa de Formação Continuada e participou de reflexões sobre o quadro atual do Ensino Médio no estado de Pernambuco.
. A Formação Continuada para professores do Ensino Médio vem sendo discutida em todo estado a partir da concepção de um espaço que possibilitará a troca de experiências e a construção de um norte para ações educativas que viabilizem mudanças nos processos de ensino-aprendizagem visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e possibilitar o exercício e a construção da cidadania. O projeto tem como objetivo, também, apoiar o Projeto Aprender Mais que visa ampliar as aprendizagens relativas aos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, na inter-relação com as outras áreas do conhecimento.Neste sentido alguns temas foram selecionados, pela Gerência, e priorizados nos estudos, entre eles: o objeto de estudo de cada componente curricular através do estudo das Orientações Teórico-Metodológicas (OTM) visando ao cumprimento dos conteúdos por bimestre e contribuições por componente curricular; a intervenção pedagógica realizada nas escolas será objeto de discussão para o aprofundamento dos conhecimentos disciplinares, articulados às áreas, numa perspectiva de integrar teoria e prática docentes; a elaboração e implementação de atividades de intervenção pedagógica com desenvolvimento de conteúdos interdisciplinares em suas respectivas Unidades de Ensino. Atividades essas que serão orientadas pelos professores formadores e acompanhadas pelas equipes técnico-pedagógicas das GREs e da SEDE, a cargo da Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GPEM).
Assim posto, aconteceu no dia 15/08 o primeiro momento de Estudos de Formadores na GRE-AM com uma pauta direcionada para estudos da Base Curricular Comum(BCC), Orientações Teórico-metodológicas(OTMs), Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), Descritores do SAEPE e Seqüências didática. Sobre este último, entendeu-se como um conjunto de aulas planejadas de forma sistemática para ensinar determinados conteúdos visando intervir na realidade e dados atuais de forma a modificando-os construir a Educação de Qualidade assegurada por lei a toda pessoa.


















Segue tabela com o nome dos formadores e pólos onde acontecerá o I Encontro de Formação para o Ensino Médio do Agreste Meridional de Pernambuco
ENCONTRO DO DIA 29/08/09 - GRE/AM









Nenhum comentário: