domingo, 9 de agosto de 2009
CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA/CARUARU
BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Maria Margarida de&HENRIQUES,Antônio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ANDALÓ, Adriane. Didática de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental-Alfabetização. Letramento, produção de textos: em busca da palavra mundo. São Paulo: FTD, 2000.
BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
BALTAR, Marcos. Competências discursivas e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Caxias do Sul: Edcs, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1997.
CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. A escritura do texto. São Paulo: Moderna, 1993.
FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. 10ª Ed. São Paulo: Contexto, 2008.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula.São Paulo: Contexto, 2009.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 43ª Ed. São Paulo, Cortez, 2002.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo. Ática, 1997
HENRIQUE, Adriano. O sonhador e a borboleta. Recife-PE. Ed Nova Civilização, 1999.
ILARI, Rodolfo. A Lingüística e o Ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. 9ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
MORAIS, Regis. Sala de aula: Que espaço é esse? 12ª Ed.São Paulo: PAPIRUS, 1998.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Atuação de professores: propostas para a ação reflexiva no ensino fundamental. Araraquara:JM Editora, 2003.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Base Curricular para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: Língua portuguesa. Recife: SE, 2008.
RANGEL, Mary. Dinâmicas de leitura para a sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
RIOLFI, Claúdia. [et al]. Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Lerning, 2008.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo. Cortez, 2000.
__________________De olhos abertos: reflexões sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.
___________________ Leitura na escola e na biblioteca. 3ª Ed. Campinas, SP: PAPIRUS, 1991.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 2ª Ed. São Paulo: Papirus, 1995.
THEREZO, Graciema P. Como corrigir redação. Campinas, SP: Editora Alínea, 2002.
VALENTE, André. Aulas de Português: perspectivas inovadoras. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário