Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 8 de novembro de 2009

II MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS


Estivemos nos dias 05 e 06/11/09, em Caruaru, participando da II MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS realizada pela Secretaria de Educação de Pernambuco através do Programa de Educação Integral. O evento, em homenagem aos 100 anos do mestre Vitalino, foi realizado com o objetivo de apresentar à sociedade pernambucana os resultados pedagógicos alcançados pelas 103 Escolas de Referência em Ensino Médio localizadas em 79 municípios do estado e proporcionar a educandos e educadores o intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras realizadas pelas escolas.
Foram apresentados 235 trabalhos acadêmicos em três categorias: 146 exposições em stands, 62 apresentações artísticas e 27 comunicações orais.
Durante o evento os estudantes, também, participaram de quatro oficinas: xilogravura, criação de cordel, pinturas especiais e manipulação com confecção de sabonetes e shampoos artesanais.Nossos alunos que participaram dessas oficinas estarão ainda este ano, dentro das atividades do Projeto Viver Pernambuco e do Projeto Tecendo Cidadania (na atividade “Pinte os Sete”), multiplicando as aprendizagens com os colegas através de oficinas, na escola.
A Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns participou com dois stands onde foram expostos os projetos: Leite: da vaca à escola e o Tecendo cidadania.
Participar do evento, para nós, fez parte daquelas retribuições naturais da vida no que se refere à satisfação de poder ver e sentir a cidadania de todos nós sendo ali tecida de forma única, num momento único. Deixo como expressão dos meus sentimentos o depoimento que ouvi de Elimário, nosso aluno do 3º ano e vencedor do concurso promovido pelo Projeto Tecendo cidadania sobre os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, onde ele após observar todo o ambiente, em espírito de concentração e contemplação, falou-me baixinho: “professora eu nunca vou esquecer que fiz parte disso”.

5 comentários:

@Fiudii disse...

Eu tambem estava lá e só poso dizer que foi ótimo,Sou aluno do 2° ano da EREM Maria Vieira Muliterno , nosso projento junto com o professor Halissom Cardoso (Física) Abordou o tema: África célula combustivel,onde criamos um projeto de Implantaçao e criançao de fontes alternativas e nao alternativas na África ,com uma abordagem bem simples e interdiciplinar nosso grupo explicou os varios processos envolvidos nas criaçoõs de energias,os interessados podiam participar conosco da criação do biodiesel "fonte de energia mais utilisada na Africa".

O evento foi muito construtivo,à min particularmente fez renovar o vinculo com a escola avivando meu intereçe nos estudos e forçando querer cada vez mais me aprofundar no assunto.

Só posso dizer obrigado a todos os 3 mil alunos que participaram deste evento que pode ser considerado o evento mais importante da rede integral.



Reginaldo Inacio Abreu e Lima 09/11/2009

Maria Perpétua Teles Monteiro disse...

Oi Reginaldo! Grata pela vista.
Penso que realmente o grande objetivo do evento foi atingido em sua fala quando você afirma que renovou os vínculos com a escola. Todos nós trabalhamos para que a escola efetivamente seja um espaço público, democrático e de qualidade, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, nossa luta existe no sentido de que se torne do jovem pois dele já o é, como é o futuro e o mundo. Muitas bençãos. Acho que nos encontraremos na 3ª mostra em 2010 quem sabe aqui em Garanhuns.

Anônimo disse...

aaah tambem participei deste evento maravilhoso só posso dizer que foi ótimo,Sou aluna do 2° ano do EREM - Senador Vitorino Freire de ARCOVERDE-PE, o nosso projeto foi escolhido em QUÍMICA com a nossa professora Isabel Cristina que nos ajudou em tudo pra que o desenvolvimento fosse construtivo de forma clara a todos os que ali estavam , aah e não vejo a hora de chegar a III mostra.
Só posso dizer que amei e que a todos os alunos que participaram deste evento que pode ser considerado o evento mais importante da rede integral em pernambuco.

LaisaL.

Anônimo disse...

Bom, este eventos pode ser considerados por todos os alunso da rede integral um dos mais importantes.
Porque abrange de maneira de simbolica diversos projetos com finalidade educativa e integradora fazendo assim com os alunos, possam aprender de forma diferente e agradavel.
A mostra de inovações pedagogicas esse ano foi muito boa os projetos todos maravilhosos, pessoa muito bonitas e sem falar na estrutura q esta de paraboens.
Nós do EREM SENADOR VITORINO FREIRE de Arcoverde-PE tivemos um grande prazer em esta prestigiando este evente tão importante para as escolas de referencia.
Parabens aos organizadores e até a proxima.
Gabriel Antonio 2º ano

Daniel Luiz disse...

Olá gente! A Mostra já tem uma página no Facebook. Vão lá curtir!https://www.facebook.com/pages/Mostra-de-Inova%C3%A7%C3%B5es-Pedag%C3%B3gicas/106181426213207