ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE GARANHUNS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA
1° ANO DO ENSINO MEDIO
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
1ª UNIDADE DIDÁTICA
Ciências Sociais e suas disciplinas
A Sociologia e seu objeto de estudo
Conceitos:
Breve histórico da Sociologia no Brasil
As Ciências Sociais:
Principais escolas sociológicas
Pensadores e tendências do ensino da Sociologia
Entender a sociedade contemporânea
Objetividade e conhecimento científico.
2ª UNIDADE DIDÁTICA
A Convivência Humana
Sociabilidade e socialização
Contatos sociais
O isolamento social
A importância da comunicação
Interação Social
Processos sociais
3ª UNIDADE DIDÁTICA
Comunidade, sociedade e cidadania.
Comunidade
Sociedade
Cidadania
Minorias e Direitos Humanos
4ª UNIDADE DIDÁTICA
Os agrupamentos sociais
Grupo social
Agregados sociais
Mecanismo de sustentação dos grupos sociais
Sociologia da juventude
Sistemas de status e papeis sociais
Estrutura e organização social
EMENTA/APRESENTAÇÃO
Estaremos, este ano, estudando: A Sociedade Humana como Objeto de Estudo; Os Primeiros Sociólogos; A Sociologia na Sociedade Contemporânea. Destacaremos a Convivência Humana como necessidade básica de manifestação do comportamento humano através da articulação e das formas de comunicação e cooperação onde a sociabilidade se desenvolve nos processos de interação e socialização dos indivíduos e também aprofundaremos o conceito de cidadania e Direitos do Cidadão na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
CONTEÚDOS
• A SOCIEDADE HUMANA COMO OBJETO DE ESTUDO
O “Menino Selvagem de Aveyron”
As Ciências Sociais
Entender a Sociedade em que Vivemos
Disciplinas em que se dividem as Ciências Sociais
A Longa Marcha das Ciências Sociais
Os Primeiros Sociólogos
A Sociologia na Sociedade Contemporânea
Objetividade e conhecimento Científico
• LEITURAS COMPLEMENTARES: O MÉTODO CIENTÍFICO. A DESIGUALDADE SOCIAL SEGUNDO JEAN JACQUES ROUSSEAU, DURKHEIM E OS FATOS SOCIAS.
• A CONVIVÊNCIA HUMANA
Sociabilidade e Socialização
Contatos Sociais
O Isolamento social
A Importância da Comunicação
Interação Social
Processos Sociais
Leitura complementar: O Isolamento Social
Tipos de Isolamento Social
O Ser Humano Massificado
Fundamentalismo, Fermento da Guerra.
• COMUNIDADE, SOCIEDADE, CIDADANIA.
Comunidade
Sociedade
Cidadania
Minorias
• LEITURAS COMPLEMENTARES: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO,
SUPERVIA DA INFORMAÇÃO REDEFINE TEMPO E ESPAÇO, O RETORNO DO TRIBALISMO, OS AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
• GRUPO SOCIAL
Agregados sociais
Mecanismos de Sustentação dos grupos sociais
Sociologia da Juventude
Sistema se Status e papéis Social
Leituras complementares; O Sentido da Liderança.
Carisma; a atração ao alcance de todos.
• ATIVIDADES PRÉVIAS
Sondagem
Debates
Leituras
Produção de Textos
Reflexão
• ATIVIDADES DIDÁTICAS
Leitura e Produção de diferentes Gêneros Textuais relacionados com o tema em estudo. Exibição de filmes para debate. Contextualização e aprofundamento do Debate através de apresentação oral, utilização da música, Dramatização dos textos trabalhados, Pesquisa de campo, Entrevistas, trabalhos interdisciplinares com História, Arte, Geografia e Filosofia, através de Seminários atividades em grupos declamação de poemas participação nos estudos dirigidos elaboração de textos para a página do centro na Internet.
• ATIVIDADES AUTO-DIDÁTICAS
Entrevistas com pessoas da comunidade. Criação de Documentário.
Atividades no Laboratório de Informática, pesquisa e produção textual e imagens utilizando a Internet na elaboração dos trabalhos apropriando-se da tecnologia para o desenvolvimento intelectual.
• ATIVIDADES DIDÁTICAS – COOPERATIVAS
Pesquisas Coletivas
Troca de e-mails
Criação de Blogs
Grupos temáticos/ Cinema Temático.
A Escola vai ao cinema
Entrevistas
Participação nos Projetos:
Tecendo cidadania com arte
Meio Ambiente Cuidando por Inteiro;
CEEG Solidário
Viver Pernambuco
Água: Fonte de Vida.
Os Recursos Hídricos de Garanhuns.
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Pesquisa na Internet sobre temas vivenciados em salas de aula. Oficina, Estudo do meio Social, visita ao cinema uma vez por mês. Campanhas Educativas. Desenvolver a interação social através da participação
nos jogos escolares . Elaborar seminários e apresentar. Exibição de filmes: O Náufrago/ O Quatrilho
• TEMAS TRANSVERSAIS
Ética
Pluralidade cultural
Meio ambiente
Trabalho e consumo
• VALORES
Solidariedade
Respeito
Justiça
Ética
Meio Ambiente.
• CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação e integração dos estudantes no processo Ensino Aprendizagem
• FONTES E REFERÊNCIAS
MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense. 1982.
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia.
Série Brasil. São Paulo: Ática, 2004.
DIMENSTEIN, Gilberto. Cidadão de Papel. São Paulo,
Para maiores informações sobre Sociologia no Ensino Médio click no título da postagem ou acesse:http://www.cfh.ufsc.br/~lastro/sociologias.htm
3 comentários:
os professores sempre fazem uma lista de conteudos mais sera q eles passam tudo no ano? NÃO!!!!!
Outro anônimo disse... o amigo assima termino os estudo mais sera q ele sabe escreve? NÃO!!!!!
CARA PROFESSORA PERPÉTUA, APRECIEI SUA ORGANIZAÇÃO NOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA. PARABÉNS!!! ESSE CONTEÚDO É TRABALHADO APENAS NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO?
Postar um comentário