Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SESC "Café com Poesia" - Pedro Américo de Farias

O SESC GARANHUNS realiza a edição de maio de 2011 do Projeto “Café com Poesia”,na próxima terça-feira 31 do corrente mês, às 19h e 30 min, no salão de eventos Jaime Pincho.O projeto contará com a presença ilustre do escritor, poeta e declamador Pedro Américo de Farias.
“Pedro Nasceu em Ouricuri - PE, em 1948. É escritor, poeta, ensaísta, estudioso do cordel e recitador. Licenciado em Letras, pós-graduado em Educação de Adultos. Concebe e desenvolve projetos editoriais, entre os quais o do Festival Recifense de Literatura – A letra e a voz. Realiza oficinas de leitura de poesia em voz alta. Funcionário da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Publicou Poesia: Livro sem título (1973), Conversas de pedra (1981) e Picardia (1994); Prosa de ficção: Viagem de Joseph Língua (no prelo); Ensaio: Pernambuco: século e meio de ficção (2001); Textos avulsos: Suplemento Literário MG, Suplemento Cultural PE, Correio das Artes PB, Rivaginaires (França), Continente Multicultural PE, Camaleão (Portugal), Gare Maritime (França) e Bacchanales (França). Integra as antologias Pernambuco – terra da poesia (2005), Imagem passa palavra (Portugal, 2004), Id10 (Portugal, 2007) e Un regard transatlantique|Um olhar transatlântico (Nantes|Recife, 2007).”
• As intervenções musicais ficarão por conta da musicista Michele dos Anjos.
A ação é produzida através do Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte do SESC Garanhuns, que tem como objetivos a formação de leitores, estimular a geração de novos escritores, o fortalecimento do mercado editorial, além de promover atividades de ordem pontual, favorecendo a criação, fruição e recepção do texto literário. Salientamos que esta é uma grande oportunidade para todos repensarem a importância da Literatura em nossa sociedade, como também para a formação intelectual e pessoal.
Esta é uma parceria Cultural do SESC Garanhuns com as Instituições de Ensino, que desejem desenvolver seus potenciais artísticos, estéticos ou pedagógicos, através desta linguagem.
Melhores informações podem ser adquiridas através do número (87) 3761-2658, ou enviar e-mail para: marsilva2004@hotmail.com

domingo, 22 de maio de 2011

CIDADANIA E CIVISMO

HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS (Realizamos essa atividade uma vez por mês, na ocasião reunimos todos os estudantes da escola, pois funcionamos em dois prédios). Certamente não somos os únicos a entender que civismo e Cidadania são termos correlatos que designam o estágio de conhecimento do indivíduo na sociedade em que está inserido e que a obtenção disso depende sempre de uma boa educação e que uma educação de qualidade além de promover o indivíduo enriquece sua Pátria e enaltece seus valores.
PROFESSORA MARIA PERPÉTUA TELES(COORD. PEDAGÓGICA) EM ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE, A LEI E EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROFESSOR VANAILSON(FÍSICA) EM ATIVIDADE DE AGRADECIMENTOS E ORAÇÃO
1ºs e 2º s ANOS.
3ºs ANOS.
ENTREGA DO GUIA AOS REPRESENTANTES DE TURMA PELOS PROFESSORES.

BIGBOSS 2011

ANEXOS

Encontramos em:
http://www.augustocoutinho.com.br/2010/index.php?pagina=acoes&id=30 que a

[...LEI Nº 13.446, DE 14 DE MAIO DE 2008. Dispõe sobre a execução dos Hinos Nacional e de Pernambuco, por ocasião do hasteamento das respectivas bandeiras, nos atos oficiais e protocolares do Estado, e, nos eventos festivos religiosos, desportivos, escolares e demais, e determina providências pertinentes. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º A execução do Hino de Pernambuco obedecerá aos parâmetros legais aplicados ao Hino Nacional, consoante a Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, e, ainda: I – por ocasião de hasteamento da bandeira pernambucana, nos atos oficiais e protocolares do Estado e dos Municípios; II – nos eventos festivos religiosos, desportivos ou em uso de logradouros e prédios públicos do Estado e Municípios, antes do inicio do fato que o justifique; III – nas ocorrências de sessões públicas cerimoniais de aberturas de congressos, seminários e similares, assembléias de instituições consideradas de utilidade pública, estabelecidas em lei, e demais, cuja formalidade alcance repercussão social; IV – antes do início das aulas nas escolas públicas e privadas, facultando-se às respectivas direções, segundo critério de presença, obrigatória, ao menos uma vez por semana. Art. 2º O Hino de Pernambuco é o guardado pela tradição, em seu ritmo usual, nas solenidades oficiais e protocolares, facultando-se a execução dele nos diversos ritmos de tradição musical do Estado, nos demais eventos, desde que lhe sejam os meios compatíveis. Art. 3º Exigir-se-á respeito, mão direita ao peito esquerdo e cabeça a descoberto, durante a execução dos Hinos Nacional e de Pernambuco. Art. 4º...].

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROGRAMA RÁDIO NA ESCOLA - SETE COLINAS/GARANHUNS

A equipe da Rádio Sete Colinas esteve hoje (11/04/2011) na turma do 3º Módulo de Educação de Jovens e Adultos da Escola São Cristóvão. A atividade faz parte do Projeto Mídia em educação: uso do rádio como instrumento pedagógico proposto por Fernando Monteiro/ Fernandinho DJ (comunicador da Rádio Sete Colinas e estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco– Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE-UAG) e desenvolvido junto ao locutor Gerson Lima , Mário(técnico) e Evaristo Vegas(cantor).
O projeto rádio na escola é realizado ao vivo e tem sido desenvolvido nas escolas da cidade de Garanhuns, às quartas-feiras das 20h às 22h, sempre propondo a discussão sobre um tema polêmico da atualidade. Em âmbito escolar a atividade veio somar cidadania ao projeto RODAS DE CONVERSA idealizado pela professora Maria Perpétua Teles Monteiro com objetivo de, considerando o conhecimento prévio e a experiência de vida do estudante do curso de Educação de Jovens e Adultos -EJA , ampliar o exercício da cidadania ativa pelo uso da palavra comprometida com as questões sociais.
Nesse sentido estão nas rodas de conversa, para leitura,estudo,reflexão e produção de texto, as temáticas: bullying, tráfico de pessoas, organização, humanização e meio ambiente. No dia de hoje, o tema trabalhado foi o bullying. Foram convidados para compor a mesa e encaminhar as discussões o Professor da UPE Josevaldo Araújo autor do livro Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo e do livro, já em fase de lançamento, CYBERBULLYIN: A VIOLÊNCIA VIRTUAL e a Doutora Iraci Novaes, assistente judiciária. Estiveram, também, presentes os estudantes da UFRPE José Emailson Sales, Suelen Cordeiro, Beatriz Previati e Wender Paulo que estão realizando pesquisas sobre o comportamento violento nas escolas- bullying: as pessoas conhecem e sabem o que é esse fenômeno?
Durante duas horas os estudantes participaram do programa de forma bem interativa de onde destacamos algumas questões colocadas pelo grupo e pelos palestrantes:
• História e conceito do termo bullying;
• A prática do bullying no mundo e no Brasil;
• Estudos científicos sobre o bullying;
• O bullying na escola e na família;
• O papel da família no combate ou manutenção do bullying;
• Limite entre brincadeiras, brincadeira violenta e bullying;
• A prática do bullying por professores;
• Autoritarismo e o bullying no ambiente de trabalho;
• Bullying: a vítima, o agressor e o expectador;
• A lei 13.995 de 22/12/2009
• Direitos Humanos, cidadania e Educação para não violência.
• Bullying e ato infracional.
Nossa gratidão ao professor Josevaldo, colega de trabalho, por nos honrar com sua presença segura, serena, confiante, comprometida e íntegra; à Drª. Iraci, colega de turma ( cursamos psicopedagogia juntas)pelo brilho no olhar, pela força da palavra, pelo amor à causa; aos queridos estudantes do EJA MÉDIO que com muita alegria e entusiasmo participaram da atividade e que estarão produzindo textos e realizando atividades de multiplicação de saberes junto aos demais estudantes da escola, ao Professor Paulo André(representando a gestora professora Nelma Maria) que recebeu a proposta da rádio e fez presente ao evento.
Parabenizamos toda equipe da Rádio sete Colinas, à frente do Programa, pela dinâmica do mesmo, pela beleza, pelo brilho, pela música e alegria, pela luz que trouxe ao ambiente escolar, pela proposta inovadora e corajosa de quem busca fazer a sua parte e até um pouco mais que isso.
PARABÉNS, TAMBÉM, POR SEUS 26 ANOS. A RÁDIO SETE COLINAS ENGRANDECE A NOSSA CIDADE, FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS E CONSTRÓI NOSSA HISTÓRIA AO VALORIZAR O POVO E A CULTURA DE GARANHUENSE E REGIÃO.
MUITO SUCESSO!

sábado, 7 de maio de 2011

VI JOGOS INTERNOS EREMG - 2011



CAMPEÃO 2011 - 3º ANO "E" - PARABÉNS

ESCOLA DE REFERÊNCIA DE GARANHUNS – EREMG
Av. Ernestro Dourado, S/N - Garanhuns PE.
Fone: (087) 37611168
VI JOGOS INTERNOS /2011

DA DENOMINAÇÃO E ABRANGÊNCIA:
Os jogos da Escola de Referência de Garanhuns serão realizados no âmbito da cidade de Garanhuns, facultando a participação de alunos regularmente matriculados nesta instituição e serão regidos por um regulamento geral interno, regras e regulamentos das federações sobre esporte no país, normas especificas e códigos de disciplina esportiva.

DAS FINALIDADES:
Desenvolvimento do intercâmbio sócio-esportivo-cultural entre as turmas da EREMG, na área do esporte escolar, entendendo esta prática como um dos fatores sociais que contribuem para formação e exercício da cidadania do educando.

OBJETIVOS:
Incentivar a prática esportivo-cultural como um direito social básico, imprescindível para a formação e exercício da cidadania do educando. Como também, desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo-cultural entre os alunos da EREMG.

DA PROMOÇÃO:
• Secretaria de Educação Cultura e Desportos / GRE –Agreste Meridional.
• Equipe gestora da EREMG;
• Departamento de Educação Física, Professores e Equipe de Apoio da EREMG.
Poderão ser estabelecidas parcerias com o comércio local, associações esportivas, empresas patrocinadoras, entre outros que poderão ter suas marcas e produtos divulgados no local da competição, desde que não seja conflitante com os princípios educacionais, éticos e morais dos Esportes.


REGULAMENTO

1. DA REALIZAÇÃO
Os Jogos internos da EREMG serão realizados no período de 26/04/2011 à 29/04/2011, em sistema de disputa organizada pela comissão técnica (divulgada após a inscrição das equipes) de forma que não extrapole a data estipulada pela Gestão da Escola para realização dos Jogos.

2. DAS INSCRIÇÕES
Alunos com matrícula e freqüência nas turmas do EREMG até 30/03/2011.


3. DAS MODALIDADES


MASCULINO FEMININO MISTO
FUTEBOL x x
VOLEIBOL X
QUEIMADO x
XADREZ x x


ÚNICO: Os atletas só poderão jogar pela equipe da sua própria turma, exceto situações em que a turma não tenha o goleiro.

4. DA PREMIAÇÃO
Serão premiados com medalhas os alunos inscritos das equipes campeãs e vice de cada modalidade.
5. NORMAS ESPECÍFICAS

 A competição será regida pelas regras oficiais de cada modalidade.
 Os jogos serão disputados em 02(dois) tempos de 15(quinze) minutos (futsal/basquete) e em partida melhor de 03(três) sets de 15(quinze) pontos (voleibol).

 A contagem de pontos para classificação das equipes será a seguinte:

• Vitória – 03 pontos
• Derrota – 00 pontos
• Empate – 01 ponto (futebol)
ÚNICO: haverá possibilidades de prorrogação e penalidades em fase de classificação.

DESEMPATE DO FUTEBOL:

• Maior número de vitórias;
• Maior saldo de gols pró;
• Menor número de gols sofridos;
• Sorteio.

DESEMPATE NO VOLEIBOL:
• Set average em todos os jogos da fase em questão;
• Pontos average em todos os jogos da fase em questão;
• Sorteio.

 Será obrigatória a participação da turma (mínimo 01 equipe) no desfile de abertura;
 As equipes deverão jogar devidamente uniformizadas.
 O atleta que acumular punição de dois cartões amarelo, cumprirá 01 jogo de suspensão.
 Se o atleta levar cartão vermelho cumprirá um jogo de suspensão.
 Casos de agressão física ou moral a um dos participantes dos jogos,serão julgados pela comissão organizadora dos jogos e o atleta poderá ser excluído da competição.
 A competição será regida pelas regras oficiais de cada modalidade (futebol e voleibol).
 Na fase final do futebol, persistindo um empate, haverá prorrogação antes das penalidades máxima.


6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora dos VI JOGOS INTERNOS da EREMG.


GARANHUNS
ABRIL/2011