Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROGRAMA RÁDIO NA ESCOLA - SETE COLINAS/GARANHUNS

A equipe da Rádio Sete Colinas esteve hoje (11/04/2011) na turma do 3º Módulo de Educação de Jovens e Adultos da Escola São Cristóvão. A atividade faz parte do Projeto Mídia em educação: uso do rádio como instrumento pedagógico proposto por Fernando Monteiro/ Fernandinho DJ (comunicador da Rádio Sete Colinas e estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco– Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE-UAG) e desenvolvido junto ao locutor Gerson Lima , Mário(técnico) e Evaristo Vegas(cantor).
O projeto rádio na escola é realizado ao vivo e tem sido desenvolvido nas escolas da cidade de Garanhuns, às quartas-feiras das 20h às 22h, sempre propondo a discussão sobre um tema polêmico da atualidade. Em âmbito escolar a atividade veio somar cidadania ao projeto RODAS DE CONVERSA idealizado pela professora Maria Perpétua Teles Monteiro com objetivo de, considerando o conhecimento prévio e a experiência de vida do estudante do curso de Educação de Jovens e Adultos -EJA , ampliar o exercício da cidadania ativa pelo uso da palavra comprometida com as questões sociais.
Nesse sentido estão nas rodas de conversa, para leitura,estudo,reflexão e produção de texto, as temáticas: bullying, tráfico de pessoas, organização, humanização e meio ambiente. No dia de hoje, o tema trabalhado foi o bullying. Foram convidados para compor a mesa e encaminhar as discussões o Professor da UPE Josevaldo Araújo autor do livro Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo e do livro, já em fase de lançamento, CYBERBULLYIN: A VIOLÊNCIA VIRTUAL e a Doutora Iraci Novaes, assistente judiciária. Estiveram, também, presentes os estudantes da UFRPE José Emailson Sales, Suelen Cordeiro, Beatriz Previati e Wender Paulo que estão realizando pesquisas sobre o comportamento violento nas escolas- bullying: as pessoas conhecem e sabem o que é esse fenômeno?
Durante duas horas os estudantes participaram do programa de forma bem interativa de onde destacamos algumas questões colocadas pelo grupo e pelos palestrantes:
• História e conceito do termo bullying;
• A prática do bullying no mundo e no Brasil;
• Estudos científicos sobre o bullying;
• O bullying na escola e na família;
• O papel da família no combate ou manutenção do bullying;
• Limite entre brincadeiras, brincadeira violenta e bullying;
• A prática do bullying por professores;
• Autoritarismo e o bullying no ambiente de trabalho;
• Bullying: a vítima, o agressor e o expectador;
• A lei 13.995 de 22/12/2009
• Direitos Humanos, cidadania e Educação para não violência.
• Bullying e ato infracional.
Nossa gratidão ao professor Josevaldo, colega de trabalho, por nos honrar com sua presença segura, serena, confiante, comprometida e íntegra; à Drª. Iraci, colega de turma ( cursamos psicopedagogia juntas)pelo brilho no olhar, pela força da palavra, pelo amor à causa; aos queridos estudantes do EJA MÉDIO que com muita alegria e entusiasmo participaram da atividade e que estarão produzindo textos e realizando atividades de multiplicação de saberes junto aos demais estudantes da escola, ao Professor Paulo André(representando a gestora professora Nelma Maria) que recebeu a proposta da rádio e fez presente ao evento.
Parabenizamos toda equipe da Rádio sete Colinas, à frente do Programa, pela dinâmica do mesmo, pela beleza, pelo brilho, pela música e alegria, pela luz que trouxe ao ambiente escolar, pela proposta inovadora e corajosa de quem busca fazer a sua parte e até um pouco mais que isso.
PARABÉNS, TAMBÉM, POR SEUS 26 ANOS. A RÁDIO SETE COLINAS ENGRANDECE A NOSSA CIDADE, FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS E CONSTRÓI NOSSA HISTÓRIA AO VALORIZAR O POVO E A CULTURA DE GARANHUENSE E REGIÃO.
MUITO SUCESSO!

Um comentário:

Anônimo disse...

Este é um projeto de grande importância para o aprendizado, estão de parabéns todos que tiveram essa idéia, espero que outros profissionais tenham isso como exemplo.
Sou muito fã desse locutor FERNANDINHO e sei que ele é muito inteligente outro também que eu admiro muito como profissional e o GERSON LIMA, essa dupla tem muito talento. PARABENS E UM FELIZ ANO NOVO são pessoas assim que fazem a diferença.