ARTE/PROFª: Maria Perpétua Teles Monteiro
PROJETO ARTE EM MOVIMENTO
JUSTIFICATIVA
O Projeto Arte em movimento foi pensado para ser vivenciado, nos horários das oficinas/atividades complementares,com as três séries do Ensino Médio considerando e aprofundando, em cada ano, a abordagem teórica e a evolução histórica da arte. Nesse sentido, partiu-se da compreensão de que a arte, como expressão legítima do ser humano, pode ser apreendida e ensinada no espaço escolar em ações qualitativas e quantitativas tanto em termo teóricos, referentes aos saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de apreciação; quanto práticos referentes à produção e fruição da arte em suas diferentes linguagens. Daí ter-se a necessidade de organizar a ação pedagógica das inter-relações em vivências voltadas à socialização, produção e integração da arte e dos educandos consigo mesmo, com o outro e com o mundo, em específico, do fazer estético. Nesse sentido o projeto propôs oficinas de fazer artístico nas diferentes linguagens da arte: música, dança, teatro, artes plástica/visuais, multimídia artística e literatura(conto e poesia), visando a partir dos núcleos de interesse, despertar no educando o desejo de reconstruir a história de descaso com a arte – quer local, quer universal – por meio da compreensão desta, como conhecimento humano sensível cognitivo capaz de propor aos interessados uma reflexão sobre sua história, sobre a história humana e a construção de uma cidadania ativa (consciente de si e do outro) por meio do protagonismo juvenil.
OBJETIVO GERAL
• Vivenciar momentos de aprendizagens nas/das diferentes linguagens da arte por meio de oficinas de produção artística que aprofundem os conhecimentos trabalhados nas horas aulas da disciplina, despertem e desenvolvam talentos e através do contato com artistas da cidade, região e estado reconstruam nosso valor cultural elevando a auto-estima dos educandos.
CONTEÚDOS
•LINGUAGENS DA ARTE
•OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Trabalhar o gosto de ver, ouvir, tocar, sentir e viver a arte em atividades direcionadas e em grupos;
• Refletir a importância do fazer artístico e sua contribuição para a história individual e coletiva de cada um e das comunidades, na criação da cultura;
• Organizar grupos culturais que possam participar de eventos da cidade e contribuir efetivamente com atividades de fruição dentro e fora do Centro;
• Possibilitar o contato de aluno do Centro com artistas da cidade nas diferentes linguagens da arte;
• Apoiar o Projeto VIVER PERNAMBUCO(1º ano) e demais projetos do segundo e terceiro ano do centro e projetos das demais disciplinas.
• Apreciar trabalhos artísticos em diferentes espaços culturais do estado de Pernambuco em excursões de pesquisa e lazer.
ATIVIDADES OFICINAS( em parceria com artistas da cidade)
• DANÇA
• MÚSICA
• CANTO
• DESENHO
• MULTI MÍDIA (Nessa atividades os estudantes tiravam fotos, filmavam, faziam vídeos e gravavam depoimentos. Os estudantes começaram a ser motivados a abrirem BLOGS para as turmas(tivemos vários blgs abertos já em 2007). Um pane nos PCs da escola nos fez perder esse material)
• LITERATURA(CONTO E POESIAS)
EXCURSÕES:
1º ANO
• Vale do Catimbau(sertão de Pernambuco-sítio arqueológico)
• Cidade de Caruaru( Museus e ...)
2º ANO
• Recife/Olinda
• Ilha de Itamaracá
METODOLOGIA
Dar-se-á por meio de oficinas de vivencia e produção do fazer artístico, utilizando as horas das atividades complementares; pesquisa de campo e excursões(as excursões passaram a fazer parte do Projeto Viver Pernambuco para o qual abri, na época um blog: http://arteviverpernambuco.blogspot.com/
AVALIAÇÃO
Acontecerá a partir do interesse e envolvimento dos alunos em participar e propor atividades e na sistematização dos resultados.
PRODUTO FINAL
Exposição em locais públicos: escolas, etc. Criação de grupos de dança, música e teatro(apresentações)Elaboração de um livro de impressões(contos e poesias). (Os estudantes até fizeram suas produções, mas em função do financeiro nunca materializamos o caderno/livro. Foi dessa atividades a primeira proposta de HINO DO CEEG com composição do estudantes Jailson).
ATIVIDADES REALIZADAS COM 1º ANO DO ENSINO MÉDIO – 2006
• AS CORES NA COPA DO MUNDO DE 2006
• LICOCÓS( Modelando a realidade)
• TRANÇADO( A cidadania do índio brasileiro)
• MÁSCARA(História e realidade: da Grécia á África “teatro”)(ATIVIDADES POSTADA EM: http://tecendocidadaniacomarte.blogspot.com/search/label/Ensino%20de%20arte%2FOficina%20de%20m%C3%A1scara )
• CASA DE TAIPA :(Hitória e Cidadania)
• MOSAICO
• VITRAL
Obs: Essas atividades eram extremamente simples, no entanto, delas os estudantes participavam com muita responsabilidade. O lúdico era o ponto forte dessas oficinas. Entendíamos as atividades lúdicas como toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer(fruição) e entretenimento a quem pratica propiciando a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. No nosso caso, o desafio consistia em serem atividades para jovens, com interesses diversos, e não crianças, por isso, tínhamos sempre acrescido os itens conhecimento, cidadania e interação numa perspectiva de que esta última provoca intervenções nas formas de pensamento, no desenvolvimento e na aprendizagem. Um fato é que todas as atividades eram realizadas com 100% de participação, mesmo os estudantes ficando livres para realizá-las ou não. Nessas ocasiões terminávamos por construir outras aprendizagens: nossas salas eram sempre movimentas, com conversas, e os estudantes, após direcionamento, realizavam as atividades como queriam e tinham que depois da "sujeira" e "desorganização" reorganizar o ambiente. As condições nunca eram apropriadas, não tínhamos material, etc., porém, nunca deixamos de realizar; aprendemos juntos, que realizar sempre tinha um gosto melhor que desistir. Nunca foi nossa intensão formar artista, mas, literalmente, fazer/viver o sentimento da ARTE.
OFICINA: POESIA E CIDADANIA
A oficina foi realizada com a participação de todas as turmas do CEEG, onde a partir de proposta feita pela professora Perpétua, e redirecionada por todos os professores junto aos estudantes, vivenciaram por uma tarde atividades relacionadas ao folclore brasileiro e pernambucano resgatando um fazer cultura pouco vivenciado por nossos jovens na atualidade como:ouvir e contar contos e lendas; participar de brincadeiras: peão, bola de gude, corda, rodas; etc.
Foi realizado no CEEG uma oficina com todos os alunos para discussão e estudo dos direitos humanos(DEclaração Universal dos Direitos Humanos) a partir do poema de Thiago de Melo "Estatuto do Homem". Na ocasião organizamos um grupo de teatro que se apresentou no DIA DE AÇÕES PELA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS na Rádio Jornal(Garanhuns) promovido pela UPE - Campus Garanhuns e GRE-AM.
RECITAL DE POESIA ( COM OS MUENDAS)
ARTE E SOCIOLOGIA
OFICINA DE DESENHO
A oficina de desenho foi ministrada pelos alunos Michel e Douglas sob a orientação da professora de Arte(Maria Perpétua Teles Monteiro)
OFICINA DE MÚSICA
A oficina de música foi uma atividade executada por um aluno da FFPG( Verrisson) a convite da Professor Perpétua para alunos que possuíam instrumentos e já tinham algum conhecimnos da nots musicais.
OFICINA DE CANTO
A oficina aconteceu para alunos que se inscreveram desejosos por aprender a utilizar melhor a voz. A oficina contou com momentos de sensibilização, fundamentação teórica com estudos sobre a voz humana planejados pela convidada e a professor Perpétua. As músicas cantadas e estudadas foram direciondas para as canções populares que representam Pernambuco e o Nordeste.O grupo formado apresentou-se no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante (Garanhuns) em agosto de 2006.
Oficina de canto "Um canto nordestino".Ministrante: Karla Cibelle(artista de Garanhuns e aluna do PREVUPE da FFPG
OFICINA DE DANÇA POPULAR: FREVO
Essa atividade aconteceu em 2006, na ocasião convidamos uma aluna do 2º Período de Letras (Kelliana)da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns-FFPG, artista da nossa cidade(Garanhuns), bailarina de dança popular, para ministrar a oficina.A atividade foi um sucesso e como resultado formamos um grupo de frevo, outro de maracatu e um de côco de roda.Estes grupos spresentaram-se no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante no encerramento da segunda etapa do Projeto Viver Pernambudo em agosto de 2006(dessa atividade não dispomos de imagens). Do grupo ficamos com as imagens de suas últimas apresentações na inauguração do Novo prédio EREMG coordenado pelas estudantes Refaela e Amanda que fizeram a primeira oficina com Kelliana e se tornando multiplicadoras.
GRUPO: Rafaela, Amanda, Monaliza, Rebeca, Joana, Jamires, Paula, Luana, Branca, Alisson, Rogério e Tauã.
COCO
MARACATU
GRUPO DE PERCUSSÃO ( ORIENTAÇÃO MICHAEL E RAPHAEL)
O Raphael Santos Passou a percussionista do grupo MUENDAS(Em de fevereiro 2002 na cidade de Garanhuns nascia a banda "MUENDAS DE PERNAMBUCO" que surgia com a idéia de levar adiante todo o fervor que os ritmos regionais podem oferecer,fazendo assim um trabalho autoral unindo boa poetica e o peso da percussão) ACESSE AO TRABALHO DOS MUENDAS EM: http://palcomp3.com/muendas/#!/a-bala
O Michael Silva Passou a participar do grupo ROGÉRIO E OS CABRAS - Garanhuns e de grupos de percussão em Projetos AFRO.
(http://www.youtube.com/watch?v=MXLtZH6Kk7c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LhcW5DSSoCs)
Após as primeiras oficinas(Kelliana - dança popular) com os alunos um grupo de professoras resolveu, também após o horário de aulas, fazer dança. As aulas foram agradabilíssimas e nós algumas vezes parecíamos adolescentes. Valeu o encontro, a descoberta, o molejo. Porém por questões de tempo não nos foi possível continuar.A partir de 2006 o primeiro grupo de estudantes, de posse das aprendizagens e da ideia, realizaram vários eventos, até tornarem-se a nossa primeira turma de concluintes do Ensino Médio.
I FESTIVAL DE MÚSICA CEEG
Eu, não sei com que talento, abri o festival com o estudante Edson (mico ou não fizemos mais do que ensaiamos). O Edson show no violão. (http://www.youtube.com/watch?v=1nVrs6AL-q0 )
Professor Carlos Ubirajara ( Um show de voz)
Aldejan |
Aldejan no Festival de Inverno de Garanhuns _ PALCO DA GUADALAJARA 2009: http://www.youtube.com/watch?v=t0qqDjW7wMI&feature=related
O Aldejan sempre esteve conosco, desde a primeira aula na escola. Para o Projeto preparou vários grupos, o primeiro deles foi de flauta e depois vários de violão, sua participação sempre foi efetiva e decisiva. Postei algumas informações do trabalho do Aldejan na escola em 2009, aqui no blog: http://tecendocidadaniacomarte.blogspot.com/2009/05/inicio-das-oficinas-de-musica-com.html
O Aldejan tem um trabalho com jovens que certamente mudará a história dos músicos de Garanhuns, além de espertar talentos, o seu trabalho educa o cidadão, utilizando a história da música em nosso estado e país, privilegiando o resgate dos nossos valores culturais.
O Aldejan sempre esteve conosco, desde a primeira aula na escola. Para o Projeto preparou vários grupos, o primeiro deles foi de flauta e depois vários de violão, sua participação sempre foi efetiva e decisiva. Postei algumas informações do trabalho do Aldejan na escola em 2009, aqui no blog: http://tecendocidadaniacomarte.blogspot.com/2009/05/inicio-das-oficinas-de-musica-com.html
O Aldejan tem um trabalho com jovens que certamente mudará a história dos músicos de Garanhuns, além de espertar talentos, o seu trabalho educa o cidadão, utilizando a história da música em nosso estado e país, privilegiando o resgate dos nossos valores culturais.
André Aldejan |
André também já terminou o Ensino Médio, no entanto, continua nos ajudando nas atividades, festividades e eventos promovidos pela escola. André foi o grande campeão dos jogos das Escolas Integrais realizado em Arco Verde em 2008. Seu show mexeu com as estruturas do evento. André é músico e faz show com seu pai, o Aldejan.
Anderson André |
(http://www.youtube.com/watch?v=9owfXhJmATU&feature=player_embedded#at=34 )
Este é nosso HERCINHO com muita alegria e saudades lembramos de um cara sério que nos surpreendia, quando no palco, com seu estilo sempre muito próprio, simples, comprometido, seguro, bem informado e de paz. Lembro realmente com saudades quando ficávamos o tietando, coisa de professora, encantada. SEMPRE LINDO, HERCINHO. BENÇÃOS!!! NOSSO ROQUEIRO DO BEM!
Se você deseja conhecer o Hércio Gouveia acesse: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1493341-7822-HERCIO+GOUVEIA++VOCAL,00.html
http://multishow.globo.com/Geleia-do-Rock-2011/Noticias/Hercio-Gouveia-lidera-a-votacao-do-Geleia-do-Rock.shtml
ACESSE: Fotos e video disponíveis em: http://www.turma-e.blogspot.com/(http://www.jornaldac.net/noticias.php?mostrar=noticiacompleta&id=b9cbbba8ad)
Gouveia gravou no CD "Hercinho e as coisas simples da vida" uma canção intitulada "Garanhuns". A letra da música faz referência à garoa, às flores, ao relógio e ao frio característico da cidade.
O artista privilegiou o estilo reggae (originário da Jamaica) porque se identifica com essa forma musical e acredita que suas letras entram bem em sintonia com esse ritmo. "Faz com que a situação seja diferenciada, atraindo uma sensação de tranquilidade com letras positivas. É um som bastante ‘swingado’, dá para se movimentar como quiser. Enfim, gosto disso", conclui Hercinho.
Sobre suas influências, ele admite que gosta muito de bossa nova, escuta bastante blues, gosta da levada do pé-de-serra, do forró universitário, de música regional, samba e, claro, de reggae também. "Meu objetivo maior é me sentir bem fazendo boa música e, através dela, passar a mensagem proposta. Feito isso, uma meta a ser alcançada é a formação de uma banda porque ainda não tenho", afirma o artista, que atualmente faz apenas voz e violão.
O CD "Hercinho e as coisas simples da vida", que inclui 10 canções, pode ser adquirido na loja Music Center, em Garanhuns, ou diretamente com o artista. Além da atividade musical, Hercinho estuda em Recife o quinto período do curso de Publicidade e Propaganda.
ANDERSON ANDRÉ LOPES
Esse é o nosso querido Anderson. Anderson sempre nos emocionou nas apresentações de trabalhos em sala de aula.Com dom( certamente dado por Deus) de tocar a alma e o coração das pessoas. Quando ele cantava, a turma sempre terminava chorando, e eu em oração, agradecia a Deus por sua vida, sua missão. Sempre muito firme e convicto Anderson começou e terminou o Ensino Médio conosco. Conheça o Anderson acessando seu blog: http://andersonandre-gospel.blogspot.com/
Anderson nos Levitas: O nosso aluno Anderson André Lopes da Silva do 3º ano “A” , natural de São João, está participando do concurso LEVITAS de música gospel.Anderson tem 15(quinze) anos é compositor, mas não tem ainda CD gravado. Evangélico da Igreja Assembléia de Deus, desde o nascimento, trabalha na igreja há 8(oito) anos como ministro de louvor. A seleção da qual está participando exige dos candidatos criatividade, habilidades musicais e capacidade de interação. Talentos,habilidades e competências que Anderson usa com muita simplicidade nas atividades realizadas aqui na escola.No concurso serão escolhidos 04 (quatro) candidatos por capital, totalizando 32 (trinta e dois) que serão convocados para apresentação e disputa a ser realizada nas capitais. Os 32 (Trinta e dois) entre os melhores avaliados pela produção e júri passarão para a fase seguinte, a “2ª Audição”, onde o grande público terá a oportunidade de conhecer cada um dos 32 (trinta e dois) candidatos através de pequenas transmissões através de canais de televisão, empresas de radiodifusão e meios eletrônicos, e que mostrarão a realidade de cada um, onde moram e como vivem. A eliminação de 16 (Dezesseis) dos 32 (trinta e dois) candidatos da seleção regional se dará através de votos por sms e por ligações telefônicas para o numero anunciado no programa de televisão Levitas. Serão eleitos pelo júri 9(nove) finalistas e 01 (um) vencedor que será escolhido unicamente pelo público (por meio de sms e ligações telefônicas). Os (nove) finalistas receberão como prêmio da gravadora gospel Reuel Music a gravação de um CD – compact disc com coletâneas das músicas que serão definidas pela Reuel Music, de acordo com contrato a ser assinado com a gravadora à época.(Profª Perpétua)
FESTIVAL DE DANÇA
ATIVIDADE INTERDISCILINAR: ESTUDO DAS CORES NAS FORMAS DA COPA DO MUNDO 2006.
Para realizar esta atividade se fez necessário um diálogo entre os conteúdos das disciplinas de Arte (estudo das cores- em que os estudantes ao compor as bandeiras dos países participantes da Copa do mundo 2006 identificaram as formas utilizadas e as cores(primárias, secundárias,terciárias e neutras; os sentidos que exprimem( quente, frias) e as possibilidades de composição( monocromia, isocromia e policromia, analogia e contrates e os tons pastéis); em Inglês identificaram os idiomas; em Geografia as questões físicas, políticas e humanas. Em Cultura Pernambucana( Projeto Viver Pernambuco) atrelamos a atividade ao Ciclo Junino (período em que aconteceu a Copa)
OFICINA: DANDO FORMAS AO BARRO
A oficina foi realizada depois de estudos sobre Arte indígena de onde revisamos do conteúdo CERÂMICA o tema LICOCÓS ou LITXOKÓS( bonecas de barro) e arte figurativa a partir da obras do Mestre Vitalino durante passeio/estudo em Caruaru. A argila utilizada na oficina foi trazida do Alto do Moura onde adquirimos sacos do barro que os artesãos uitilizam lá ao preço de R$ 5,00(porção para 20 alunos). Dentre os objetivos destacamos: identificar a arte popular com cerâmica, e reconhcer sua importância artística e cultural na história do povo brasileiro;despertar o gosto e o prazer produzido no ato de tocar, sentir, criar;construir atitudes de respeito e valoração para com as diferentes culturas e formas de expressão humanas.
Hercio Gouveia |
Este é nosso HERCINHO com muita alegria e saudades lembramos de um cara sério que nos surpreendia, quando no palco, com seu estilo sempre muito próprio, simples, comprometido, seguro, bem informado e de paz. Lembro realmente com saudades quando ficávamos o tietando, coisa de professora, encantada. SEMPRE LINDO, HERCINHO. BENÇÃOS!!! NOSSO ROQUEIRO DO BEM!
Se você deseja conhecer o Hércio Gouveia acesse: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1493341-7822-HERCIO+GOUVEIA++VOCAL,00.html
http://multishow.globo.com/Geleia-do-Rock-2011/Noticias/Hercio-Gouveia-lidera-a-votacao-do-Geleia-do-Rock.shtml
ACESSE: Fotos e video disponíveis em: http://www.turma-e.blogspot.com/
Gouveia gravou no CD "Hercinho e as coisas simples da vida" uma canção intitulada "Garanhuns". A letra da música faz referência à garoa, às flores, ao relógio e ao frio característico da cidade.
O artista privilegiou o estilo reggae (originário da Jamaica) porque se identifica com essa forma musical e acredita que suas letras entram bem em sintonia com esse ritmo. "Faz com que a situação seja diferenciada, atraindo uma sensação de tranquilidade com letras positivas. É um som bastante ‘swingado’, dá para se movimentar como quiser. Enfim, gosto disso", conclui Hercinho.
Sobre suas influências, ele admite que gosta muito de bossa nova, escuta bastante blues, gosta da levada do pé-de-serra, do forró universitário, de música regional, samba e, claro, de reggae também. "Meu objetivo maior é me sentir bem fazendo boa música e, através dela, passar a mensagem proposta. Feito isso, uma meta a ser alcançada é a formação de uma banda porque ainda não tenho", afirma o artista, que atualmente faz apenas voz e violão.
O CD "Hercinho e as coisas simples da vida", que inclui 10 canções, pode ser adquirido na loja Music Center, em Garanhuns, ou diretamente com o artista. Além da atividade musical, Hercinho estuda em Recife o quinto período do curso de Publicidade e Propaganda.
ANDERSON ANDRÉ LOPES
Esse é o nosso querido Anderson. Anderson sempre nos emocionou nas apresentações de trabalhos em sala de aula.Com dom( certamente dado por Deus) de tocar a alma e o coração das pessoas. Quando ele cantava, a turma sempre terminava chorando, e eu em oração, agradecia a Deus por sua vida, sua missão. Sempre muito firme e convicto Anderson começou e terminou o Ensino Médio conosco. Conheça o Anderson acessando seu blog: http://andersonandre-gospel.blogspot.com/
Anderson nos Levitas: O nosso aluno Anderson André Lopes da Silva do 3º ano “A” , natural de São João, está participando do concurso LEVITAS de música gospel.Anderson tem 15(quinze) anos é compositor, mas não tem ainda CD gravado. Evangélico da Igreja Assembléia de Deus, desde o nascimento, trabalha na igreja há 8(oito) anos como ministro de louvor. A seleção da qual está participando exige dos candidatos criatividade, habilidades musicais e capacidade de interação. Talentos,habilidades e competências que Anderson usa com muita simplicidade nas atividades realizadas aqui na escola.No concurso serão escolhidos 04 (quatro) candidatos por capital, totalizando 32 (trinta e dois) que serão convocados para apresentação e disputa a ser realizada nas capitais. Os 32 (Trinta e dois) entre os melhores avaliados pela produção e júri passarão para a fase seguinte, a “2ª Audição”, onde o grande público terá a oportunidade de conhecer cada um dos 32 (trinta e dois) candidatos através de pequenas transmissões através de canais de televisão, empresas de radiodifusão e meios eletrônicos, e que mostrarão a realidade de cada um, onde moram e como vivem. A eliminação de 16 (Dezesseis) dos 32 (trinta e dois) candidatos da seleção regional se dará através de votos por sms e por ligações telefônicas para o numero anunciado no programa de televisão Levitas. Serão eleitos pelo júri 9(nove) finalistas e 01 (um) vencedor que será escolhido unicamente pelo público (por meio de sms e ligações telefônicas). Os (nove) finalistas receberão como prêmio da gravadora gospel Reuel Music a gravação de um CD – compact disc com coletâneas das músicas que serão definidas pela Reuel Music, de acordo com contrato a ser assinado com a gravadora à época.(Profª Perpétua)
FESTIVAL DE DANÇA
ATIVIDADE INTERDISCILINAR: ESTUDO DAS CORES NAS FORMAS DA COPA DO MUNDO 2006.
Para realizar esta atividade se fez necessário um diálogo entre os conteúdos das disciplinas de Arte (estudo das cores- em que os estudantes ao compor as bandeiras dos países participantes da Copa do mundo 2006 identificaram as formas utilizadas e as cores(primárias, secundárias,terciárias e neutras; os sentidos que exprimem( quente, frias) e as possibilidades de composição( monocromia, isocromia e policromia, analogia e contrates e os tons pastéis); em Inglês identificaram os idiomas; em Geografia as questões físicas, políticas e humanas. Em Cultura Pernambucana( Projeto Viver Pernambuco) atrelamos a atividade ao Ciclo Junino (período em que aconteceu a Copa)
OFICINA: DANDO FORMAS AO BARRO
A oficina foi realizada depois de estudos sobre Arte indígena de onde revisamos do conteúdo CERÂMICA o tema LICOCÓS ou LITXOKÓS( bonecas de barro) e arte figurativa a partir da obras do Mestre Vitalino durante passeio/estudo em Caruaru. A argila utilizada na oficina foi trazida do Alto do Moura onde adquirimos sacos do barro que os artesãos uitilizam lá ao preço de R$ 5,00(porção para 20 alunos). Dentre os objetivos destacamos: identificar a arte popular com cerâmica, e reconhcer sua importância artística e cultural na história do povo brasileiro;despertar o gosto e o prazer produzido no ato de tocar, sentir, criar;construir atitudes de respeito e valoração para com as diferentes culturas e formas de expressão humanas.
Um dos povos nativos brasileiros que se destaca nas expressões plásticas com barro(argila) são os índios Karajá(do Araguaia). Este povo é conhecido pela originalidade de sua arte que, apesar do contato com o branco não sofreu substanciais transformações. Os estudiosos desse grupo afirmam ser a cerâmica Karajá a mais conhecida atualmente no Brasil.
Os exemplares mais significativos dessa cerâmica são as bonecas de barrro ou LITXOCÓS, através das quais são acentuados os traços essenciais da cultura Karajá e o inconfundível estilo da tribo.É uma representação de cunho simbólico, de responsabilidade feminina.As LITXOCÓS são moldadas em barro, sem grande preocupação anatômica; empenham-se as mulheres ceramistas em salientar os atributos próprios do grupo, através da pintura, e evidenciar o sexo e a idade. Não faltam nessas representações a tatuagem tribal, as pinturas e os adornos corporais, os mesmos usados por todo grupo na pintura somática.(LAKATÓS, Eva Maria.Sociologia Geral. São Paulo:Atalas, 1999)
Arte figurativa refere-se a qualquer produção que apresenta uma imagem possível de ser compreendida com base nos cinco sentidos, nos estereótipos sociais. Através de um alfabeto próprio, porém, pode apresentar dimensões da realidade humana que não se consegue através do alfabeto convencional.
Assim começamos a produzir arte com a mão no barro. Inicialmente algumas alunas se sentiram enojadas em relação ao barro. As deixamos à vontade. Na sequência da atividade contamos com a participação de 100% dos alunos envolvidos e produzindo. Dificuldade mesmo foi tirar o barro(argila) das mãos da turma que se sentia bem ao massagear as mãos com o mesmo.
A atividade foi muito agradável.Inicialmente os alunos foram orientados sobre a limpeza da sala e conservação do piso.Ao final cada aluno pode apresentar seu trabalho e discorrer sobre sua produção, o tema escolhido, dificuldades, validade do trabalho, etc. Os trabalhos foram guardados para exposição e alguns alunos com cuidado levaram os seus para casa. Outros uasaram as produções para presentear as colegas.
Artesanato Pernambucano
Pernambuco feito a mão
http://www.guiape.com.br/shopping/chaonativo/feitoamao.asp
O turista que visitar Pernambuco sempre leva na bagagem pelo menos uma peça mostrando o rico artesanato pernambucano. Vale bordados (para cama, mesa, banho e vestuário), madeira, barro; tudo feito à mão, num trabalho que exige esforço, paciência. Uma tradição que passa de geração para geração. Conheça os pólos do artesanato Pernambucano.
Dentre os municípios que se destacam no artesanato de Pernambuco estão:
Caruaru: tendo como celebridade o mestre Vitalino, estabelece-se um vasto núcleo de artistas do barro. A arte do barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular. http://www.fundaj.gov.br/
Tracunhaém: é o maior centro de cerâmica lúdica e religiosa do Brasil; localizado na Zona da Mata.
Goiana: destaque para as cerâmicas utilitárias e figurativas, com peças em madeira, pedra, cipó, talas de dendê e ferro.
Petrolina: é conhecida pela produção de carrancas em barro e madeira, usadas nas proas das barracas para afastar, segundo a crendice, os espíritos que assustam os pescadores do grande rio.
Olinda: possui o maior celeiro do artesanato em madeira entalhada do Brasil; são talhas ou pinturas, que podem ser encontradas nas inúmeras galerias de arte, ateliers, mercados, feiras e ruas da cidade.
Porção:O município de Poção abriga duas riquezas. Uma‚ natural, é a nascente do Rio Capibaribe; a outra vem das mãos de bordadeiras, verdadeiras artistas, que produzem as rendas de renascença.Famosas no Brasil inteiro, as rendas já encantaram países do outro lado do mundo.(Disponível em:http://www.guiape.com.br/shopping/chaonativo/feitoamao.asp
ARTE INDÍGENA: TRANÇADO
O trançado tem uma presença marcante sobre o artesanato brasileiro.
No Brasil a produção do trançado é bastante variada tanto no formato quanto na sua utilidade.
Sempre se inicia a peça mediante o simples cruzamento de duas talas. O processo é simples: torcer, fazer aplicações e trançar. No entanto, é um trabalho lento e cansativo, que requer esforço físico, paciência, habilidade, imaginação e sensibilidade do artesão.
Para a atividade em sala de usamos um pedaço de papelão cortado de tampas de caixas de sapatos com aproximadamente 10 cm X 20 cm, fios de lã e tesoura.
O objetivo do trabalho consistiu em possibilitar aos alunos valorizar e perceber que a atividade requer,do índio e do artesão, habilidade, criatividade e proporciona prazer. Meninos e meninas executaram a tarefa. Alguns alunos fizeram,dentro dos seus limites e possibilidades, pulseiras, enfeites para os cabelos, faixas, etc.
A atividade é muito simples e agradável. Vem sugerida no livro de CALABRIA(1997)
Os alunos estarão, durante o estudo no Vale do Catimbau,contactando com índios da nação Kapinawá, onde além da conversa e interação terão a oportunidade de observar trançados e demais atividades artísticas do índios.
Bibliografia:
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo: FTD, 1997
VEJA COMO FAZER
ARTE DE ZÉ BEZERRA - VALE DO CATIMBAU POSTADO AQUI NO BLOG EM: http://tecendocidadaniacomarte.blogspot.com/2008/05/vale-do-catimbau.html
DEPOIMENTO: " Quando logo no início do ano letivo(2006) iniciamos nossas atividades, estando eu professora de Arte, já na primeira reunião de pais e mestres comuniquei aos pais minha intenção de valorar e despertar os talentos artísticos dos nossos estudantes e convidamos para que os pais que tivessem filhos interessados na atividade nos procurassem para que pudéssemos planejar a nossa aula inaugural. Na ocasião,Reinaldo Teles Monteiro(11 anos), fez uma apresentação musical com saxofone.Para orientar os estudantes convidamos o artista garanhuense Aldejan que formou um grupo de flautistas, entre eles Aldejan filho, que com poucos ensaios, junto ao Reinaldo, fizeram a abertura da aula inaugural, realizada no Centro Cultural, tocando a música Asa Branca de Luis Gonzaga. Um grupo musical se informou, para ocasião, composto por Rubens Teles(Quitarra), Ruan Teles(baixo), Hércio Gouveia(solo e quitarra), Michael Silva(percussão), Carlos Alberto(bateria), Aldejan(violão),Leonardo, Aline e eu(voz). Uma música cantada pelo grupo marcou todo ciclo dos nossos primeiros anos:" Isto é o amor"() que ,também, marcará nossa aula inaugural no novo prédio(onde estamos hoje).
Quando iniciamos nossas discussões em sala de aula sobre as idéias iniciais do projeto, muitos do nossos estudantes não aceitavam a proposta de trabalhar com cultura popular e algumas vezez escutei: "não vamos pagar mico". Diante desses depoimentos firmei a compreensão de que se fazia necessário a participação intensa não apenas do conhecimento teórico, mas do conhecimento prático acompanhando da paixão elo fazer, e isto conseguimos com os artistas que se dispuseram a orientar os grupos: A KellY, a Karla Cibelly, ao Verisson, ao Aldejan, ao Michael Silva e ao Julierme (2006).
Ao concluirmos o primeiro ano das oficinas com apresentações no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em que nossos estudantes realizaram exposições históricas sobre a realidade, importância e valor da Cultura pernambucana e em que grupos de danças (entre elas o de frevo), declamadores, cantores e músicos se apresentaram, tivemos o prazer de vermos toda escola tomar a Praça Guadalajara para num grande circulo dançar coco e ciranda".
*Deixe sua opinião sobre o projeto, sobre as atividades realizadas e se gostaria que ele continuasse ou de que forma se realizasse.
Arte figurativa refere-se a qualquer produção que apresenta uma imagem possível de ser compreendida com base nos cinco sentidos, nos estereótipos sociais. Através de um alfabeto próprio, porém, pode apresentar dimensões da realidade humana que não se consegue através do alfabeto convencional.
Assim começamos a produzir arte com a mão no barro. Inicialmente algumas alunas se sentiram enojadas em relação ao barro. As deixamos à vontade. Na sequência da atividade contamos com a participação de 100% dos alunos envolvidos e produzindo. Dificuldade mesmo foi tirar o barro(argila) das mãos da turma que se sentia bem ao massagear as mãos com o mesmo.
A atividade foi muito agradável.Inicialmente os alunos foram orientados sobre a limpeza da sala e conservação do piso.Ao final cada aluno pode apresentar seu trabalho e discorrer sobre sua produção, o tema escolhido, dificuldades, validade do trabalho, etc. Os trabalhos foram guardados para exposição e alguns alunos com cuidado levaram os seus para casa. Outros uasaram as produções para presentear as colegas.
Artesanato Pernambucano
Pernambuco feito a mão
http://www.guiape.com.br/shopping/chaonativo/feitoamao.asp
O artesanato e a arte popular de Pernambuco marcam tipos, formas, cores, texturas e usos , formando um rico e variado patrimônio tão significativo como qualquer outro patrimônio já consagrado, como o de pedra e cal ou ainda o barroco das igrejas, os azulejos , prédios neoclássicos, entre tantos outros.
O artesanato de Pernambuco espelha e manifesta populações, sociedades detentoras de saberes, de tecnologias, de maneiras de transformar o que a generosa natureza oferece em matérias-primas, possibilitando inúmeras produções que abastecem o imaginário com louças de barro, entalhes nas madeiras, tecelagem de fios, redes de dormir, indumentárias, couro, papel, reciclagem de diferentes materiais, etc...
Foram Holandeses, Africanos, Índios, Portugueses, Judeus, Sírios, Libaneses, entre tantos e tantos outros que introduziram culturas e, assim, diferentes maneiras de ver e interpretar o mundo.
São sistemas sofisticados determinando ofícios, trabalhos, atividades profissionais, especializados no conhecimento das ferramentas e no encontro entre a matéria-prima, a vivência, a experimentação cotidiana que dignifica o ato do fazer um a um, fazer à mão, auferindo humanidade a cada produto.
É assim, vendo e interpretando o mundo, no encontro e no reencontro de traços identificadores, que Pernambuco dá forma e visibilidade ao seu artesanato e à sua arte popular. Sem dúvida, é esse jeito Pernambucano de ser, que se revela na criação dessa brava gente.
O artesanato de Pernambuco espelha e manifesta populações, sociedades detentoras de saberes, de tecnologias, de maneiras de transformar o que a generosa natureza oferece em matérias-primas, possibilitando inúmeras produções que abastecem o imaginário com louças de barro, entalhes nas madeiras, tecelagem de fios, redes de dormir, indumentárias, couro, papel, reciclagem de diferentes materiais, etc...
Foram Holandeses, Africanos, Índios, Portugueses, Judeus, Sírios, Libaneses, entre tantos e tantos outros que introduziram culturas e, assim, diferentes maneiras de ver e interpretar o mundo.
São sistemas sofisticados determinando ofícios, trabalhos, atividades profissionais, especializados no conhecimento das ferramentas e no encontro entre a matéria-prima, a vivência, a experimentação cotidiana que dignifica o ato do fazer um a um, fazer à mão, auferindo humanidade a cada produto.
É assim, vendo e interpretando o mundo, no encontro e no reencontro de traços identificadores, que Pernambuco dá forma e visibilidade ao seu artesanato e à sua arte popular. Sem dúvida, é esse jeito Pernambucano de ser, que se revela na criação dessa brava gente.
O turista que visitar Pernambuco sempre leva na bagagem pelo menos uma peça mostrando o rico artesanato pernambucano. Vale bordados (para cama, mesa, banho e vestuário), madeira, barro; tudo feito à mão, num trabalho que exige esforço, paciência. Uma tradição que passa de geração para geração. Conheça os pólos do artesanato Pernambucano.
Dentre os municípios que se destacam no artesanato de Pernambuco estão:
Caruaru: tendo como celebridade o mestre Vitalino, estabelece-se um vasto núcleo de artistas do barro. A arte do barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular. http://www.fundaj.gov.br/
Tracunhaém: é o maior centro de cerâmica lúdica e religiosa do Brasil; localizado na Zona da Mata.
Goiana: destaque para as cerâmicas utilitárias e figurativas, com peças em madeira, pedra, cipó, talas de dendê e ferro.
Petrolina: é conhecida pela produção de carrancas em barro e madeira, usadas nas proas das barracas para afastar, segundo a crendice, os espíritos que assustam os pescadores do grande rio.
Olinda: possui o maior celeiro do artesanato em madeira entalhada do Brasil; são talhas ou pinturas, que podem ser encontradas nas inúmeras galerias de arte, ateliers, mercados, feiras e ruas da cidade.
Porção:O município de Poção abriga duas riquezas. Uma‚ natural, é a nascente do Rio Capibaribe; a outra vem das mãos de bordadeiras, verdadeiras artistas, que produzem as rendas de renascença.Famosas no Brasil inteiro, as rendas já encantaram países do outro lado do mundo.(Disponível em:http://www.guiape.com.br/shopping/chaonativo/feitoamao.asp
ARTE INDÍGENA: TRANÇADO
O trançado tem uma presença marcante sobre o artesanato brasileiro.
No Brasil a produção do trançado é bastante variada tanto no formato quanto na sua utilidade.
Sempre se inicia a peça mediante o simples cruzamento de duas talas. O processo é simples: torcer, fazer aplicações e trançar. No entanto, é um trabalho lento e cansativo, que requer esforço físico, paciência, habilidade, imaginação e sensibilidade do artesão.
Para a atividade em sala de usamos um pedaço de papelão cortado de tampas de caixas de sapatos com aproximadamente 10 cm X 20 cm, fios de lã e tesoura.
O objetivo do trabalho consistiu em possibilitar aos alunos valorizar e perceber que a atividade requer,do índio e do artesão, habilidade, criatividade e proporciona prazer. Meninos e meninas executaram a tarefa. Alguns alunos fizeram,dentro dos seus limites e possibilidades, pulseiras, enfeites para os cabelos, faixas, etc.
A atividade é muito simples e agradável. Vem sugerida no livro de CALABRIA(1997)
Os alunos estarão, durante o estudo no Vale do Catimbau,contactando com índios da nação Kapinawá, onde além da conversa e interação terão a oportunidade de observar trançados e demais atividades artísticas do índios.
Bibliografia:
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo: FTD, 1997
VEJA COMO FAZER
ARTE DE ZÉ BEZERRA - VALE DO CATIMBAU POSTADO AQUI NO BLOG EM: http://tecendocidadaniacomarte.blogspot.com/2008/05/vale-do-catimbau.html
DEPOIMENTO: " Quando logo no início do ano letivo(2006) iniciamos nossas atividades, estando eu professora de Arte, já na primeira reunião de pais e mestres comuniquei aos pais minha intenção de valorar e despertar os talentos artísticos dos nossos estudantes e convidamos para que os pais que tivessem filhos interessados na atividade nos procurassem para que pudéssemos planejar a nossa aula inaugural. Na ocasião,Reinaldo Teles Monteiro(11 anos), fez uma apresentação musical com saxofone.Para orientar os estudantes convidamos o artista garanhuense Aldejan que formou um grupo de flautistas, entre eles Aldejan filho, que com poucos ensaios, junto ao Reinaldo, fizeram a abertura da aula inaugural, realizada no Centro Cultural, tocando a música Asa Branca de Luis Gonzaga. Um grupo musical se informou, para ocasião, composto por Rubens Teles(Quitarra), Ruan Teles(baixo), Hércio Gouveia(solo e quitarra), Michael Silva(percussão), Carlos Alberto(bateria), Aldejan(violão),Leonardo, Aline e eu(voz). Uma música cantada pelo grupo marcou todo ciclo dos nossos primeiros anos:" Isto é o amor"() que ,também, marcará nossa aula inaugural no novo prédio(onde estamos hoje).
Quando iniciamos nossas discussões em sala de aula sobre as idéias iniciais do projeto, muitos do nossos estudantes não aceitavam a proposta de trabalhar com cultura popular e algumas vezez escutei: "não vamos pagar mico". Diante desses depoimentos firmei a compreensão de que se fazia necessário a participação intensa não apenas do conhecimento teórico, mas do conhecimento prático acompanhando da paixão elo fazer, e isto conseguimos com os artistas que se dispuseram a orientar os grupos: A KellY, a Karla Cibelly, ao Verisson, ao Aldejan, ao Michael Silva e ao Julierme (2006).
Ao concluirmos o primeiro ano das oficinas com apresentações no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em que nossos estudantes realizaram exposições históricas sobre a realidade, importância e valor da Cultura pernambucana e em que grupos de danças (entre elas o de frevo), declamadores, cantores e músicos se apresentaram, tivemos o prazer de vermos toda escola tomar a Praça Guadalajara para num grande circulo dançar coco e ciranda".
*Deixe sua opinião sobre o projeto, sobre as atividades realizadas e se gostaria que ele continuasse ou de que forma se realizasse.
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