A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), traz uma grande contribuição na construção da identidade do ensino médio como etapa final da educação básica. Em seu artigo 35 postula sobre as finalidades dessa modalidade de ensino de onde destacamos o aprimoramento do educando como ser humano; sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e exercício da cidadania.
Nesse contexto surgem as escolas integrais como política pública constituindo –se como um programa criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação com apoio da iniciativa privada, através do ICE (Instituto de Co-responsabilidade Empresarial), com objetivo de reestruturar o ensino médio pernambucano. Nesse sentido as 103 unidades de ensino que oferecem jornada de trabalho ampliada buscam vivenciar uma educação que contempla ações educativas sistemáticas voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade.
Segundo o Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, a essência estruturante da educação integral fundamenta-se no conceito de ação educativa que parte do pressuposto de que a educação é a comunicação intergeracional do humano, envolvendo a transmissão de conhecimentos, sentimentos, crenças, valores, atitudes e habilidades. Para atingir tais objetivos a educação interdimensional aprofunda e amplia o papel do educador. Mais do que um transmissor de conhecimentos, papel importantíssimo do qual não se pode jamais abrir mão. O educador deve atuar junto a seus educandos como um líder de atuação positiva (pólo direcionador do processo educativo), um organizador de atividades estruturadas e estruturantes e um cocredor, com os seus educandos, de acontecimentos que lhes permitam vivenciar, identificar e incorporar em suas vidas os conteúdos formativos, que lhe são propostos. A perspectiva da interdimensionalidade pressupõe e requer uma convivência intercomplementar, solidária e sinérgica entre educadores escolares, educandos, educadores familiares e educadores comunitários, ou seja, vivência de valores.
Entendem-se que os caminhos para a entrada dos valores nas pessoas consolidam-se nas práticas de vivências que resultam em mudanças de comportamentos e atitudes. Tendo-se como valores básicos (os necessários à humanização de toda pessoa e ao exercício da cidadania) os postos como princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal do Brasil de 1988 a liberdade, igualdade e a justiça- supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia, no respeito e comprometida com o exercício dos direitos sociais e individuais. Por meio destes, busca-se a construção de aprendizagens voltadas para o desenvolvimento de competências considerando a amplitude do aprender a aprender, a ser,a conviver e a fazer.
Nessa busca, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns iniciou suas atividades em 2011 visando, pelo enfrentamento dos desafios e no educar o não ter, oferecer uma educação que possibilite o exercício da cidadania ativa em que o jovem, pela ação (protagonismo juvenil) e presença educativa (pedagogia da presença), se realize enquanto cidadão solidário.
Chegamos, portanto, ao final da I Unidade Didática com as seguintes atividades vivenciadas:
PROTAGONISMO JUVENIL. Ações de planejamento junto aos protagonistas inscritos e selecionados em dezembro de 2010. Essas atividades foram realizadas nos dia 25, 26,27,28 e 31 de janeiro de 2011.Nos dias 07 e 08/02 315(trezentos e quinze) novos estudantes foram recepcionados por 30(trinta) jovens dos segundos e terceiros anos: é o dia da Acolhida dos novos educandos pelos “veteranos”, uma ação protagônica na qual os estudantes criam uma ambiência favorável para receber os novos colegas, praticando a presença educativa, ou seja, a capacidade de exercer uma influência construtiva e duradoura sobre a vida dos outros.
Representantes de turmas. Realizamos a escolha dos representantes de turmas e dos vices e em momento solene entregamos, junto aos professores, um caderno com orientações sobre o que é o representante de turma, seu perfil, funções e procedimentos de participação. Parabenizamos a todos pela confiança recebida dos seus grupos, pela construção da idéia de participação como um processo que ultrapassa a consciência individual e se materializa nas questões coletivas. BEM-VINDOS - VAMOS LÁ FAZER O QUE SERÁ!
Monitores. Cada professor, junto às suas turmas, indica dois monitores por turma, dessa atividade em consonância com o Projeto EREMG solidário, saem os candidatos (as) ao jovem embaixador orientado pela professora Lúcia Angélica (Inglês). Estes estudantes contribuem com os professores no encaminhamento e implementação do programa de ação; sistematizam atividades para realização em grupos, nos horários de estudos e/ou oficinas, auxiliando os colegas com dificuldades na disciplina que representam; elaboram atas e registros de participação; apóiam os representantes de turmas no sistema de comunicação com os professores e coordenação; participam ativamente das atividades e projetos de conhecimento.
Grêmio estudantil. Esta equipe, eleita em 2010, esteve presente em todas as atividades do bimestre. Realizou com êxito diferentes atividades das quais destaco, aqui, o encaminhamento das carteiras estudantis e o apóio à confecção das carteiras do estudante EREMG 2011.
Avaliação interdimensional. Nessa atividade as quatro aprendizagens contidas no relatório Jacques Delors foram traduzidas pelo Professor Antônio Carlos Gomes da Costa – MODUS FACIENDI em ações concretas transformadas em competências (comportamentos observáveis) por parte dos educandos. Essas competências: cognitivas, relacionais, pessoais e produtivas são discutidas com os estudantes junto aos educadores possibilitando, por meio de questões, ao educando a autoavaliação e a tessitura do seu perfil. Aplicamos o teste de autoavaliação do perfil no início do ano e ao final do mesmo estaremos nos reavaliando. Os educadores realizam essa atividade diariamente e registram seu resumo bimestralmente. As informações são apresentadas aos pais a cada final de bimestre como parte integrante do boletim.
Grupo de dança: Parabéns aos estudantes do grupo de dança “SCHOOL DANCE”. Vocês abrilhantaram a abertura dos jogos e, certamente, abrilhantarão os demais eventos da escola.
FORMAÇÃO CONTINUADA: Em ações de planejamento das atividades didáticas curriculares e complementares para I Semestre. Essas atividades foram realizadas nos dias 01,02 e 03/02 das 7h 30min às 16h 30min e na semana de 07 a 11/02(à tarde); 08 e 29/04 (tarde) com a equipe docente. Para essa ação consideramos as orientações recebidas do Programa de Educação Integral e da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional direcionando as ações a partir da Temática: “Escola - espaço de construção de conhecimentos, convivência ética e consciência ambiental”. Estivemos discutindo as seguintes temáticas: Algumas Implicações da implantação de uma nova Proposta Curricular – SEEP- Gerência Pedagógica. Competências na Organização Curricular da Reforma do Ensino Médio – Alice Casimiro Lopes. Competências e Habilidades: Pilares do Paradigma Avaliativo Emergente – Silza Maria Pasello Valente – UNESP-Marília; Educação interdimensional, educação para valores e ética – Antônio Carlos Gomes. Estudo e planejamento de atividades considerando a Lei Nº 13.995/2009 (Bullying) e a Lei Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008( questões afro e indígena). Estamos felezes pelas conquistas dos educadores da nossa escola: Márcio Rosselini e Marcelo Siqueira aprovados no mestrado da UPE. Vale ressaltar que a escola possui duas mestras (Helena Mota e Socorro Feitosa) e que o professor Marcos Antônio é mestrando da UFAL(2010).
CICLOS DE CULTURA. Em consonância com o PROJETO ESTANDARTE realizamos atividades de construção de painel e palestras para os estudantes sobre o ciclo carnavalesco, sua história e diferentes formas de expressão no mundo, no Brasil e em específico no estado de Pernambuco direcionando o discurso para o direito à cultura e ao lazer e para o desenvolvimento do autocuidado, do altercuidado e do ecocuidado. A vivência desse ciclo foi realizada com todos os estudantes e professores, em específico de Arte, Língua Portuguesa e História. A atividade foi planejada com a participação efetiva do Grêmio estudantil que, além de outros, se responsabilizou pelo som tornando o nosso grupo, um grande bloco, o primeiro a realizar prévia carnavalesca na cidade de Garanhuns há quatro anos. Parabéns ao 3º ano “A” pela realização, com muito sucesso, da eleição da MUSA DO CARNAVAL EREMG 2011 e Um pouco mais à frente, O BAILE DE MÁSCARAS, realizado pelo 3º ano “D”.
CIDADANIA E CIVISMO. Realizamos mensalmente, com toda comunidade escolar, o hasteamento das bandeiras e entoamos os hinos oficiais do Brasil, de Pernambuco e de Garanhuns. Essa atividade tem sido abrilhantada com a atividade do PROJETO EREMGVEST: o Big Boss. Parabéns ao Professor Marcelo e aos terceirões 2011, o último BIG BOSS foi uma fofura.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A escola está passado por um processo de transformação e reorganização dos seus espaços externos e internos. O projeto horta escolar, proposto pelos professores de Biologia Socorro Duarte( coordenadora), Marcelo e Valdiran, realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente de Garanhuns, efetiva-se como um verdadeiro laboratório ao ar livre onde os estudantes têm estado quase que diariamente em atividades diferenciadas de aprendizagem de empreendedorismo, fundamentos científicos de várias disciplinas, valores e cidadania. Parabéns à equipe de alunos e professores, que com trabalho duro e pesado têm dado a nossa escola um novo visual, uma bela aparência.
REUNIÕES COM OS EDUCADORES FAMILIARES. O eixo central da educação familiar são as crenças, valores e atitudes diante da vida. Com esse pensamento realizamos dois encontros, no dia 01/04 e 08/04(Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante) para tratarmos da importância da participação da família na escola. Na ocasião trabalhamos alguns fundamentos apresentados no Guia do Educador familiar e junto a toda equipe da escola socializamos algumas atividades realizadas, já em 2011. Na reunião com os pais dos terceiros anos o professor Marcelo apresentou algumas ações e resultados do Projeto EREMVEST e a professora Helenita as atividades e despesas da Solenidade de Conclusão do curso (Ensino Médio) em 2010.
ESPORTE E CIDADANIA. Realizamos de 26 a 29/04, com grande êxito, os VI JOGOS INTERNOS. Parabéns à Comissão dos jogos composta pelos professores Geraldo (coordenador), Marcelo, José Carlos, Vanailson e Valdiran, com apoio dos professores Marquirael, Marcos, Márcio e todas as professoras. Destaque-se a participação do Grêmio estudantil nas atividades de planejamento, divulgação e incentivo e pelas providências tomadas quanto aos espaços para realização dos jogos:campo de futebol e vôlei, ao contratar uma máquina para campear esses espaços e ao pintar as traves da quadra basquete.
CIDADANIA PELA PALAVRA. JORNAL INTERATIVO. A equipe do Jornal Interativo está de parabéns pela dinâmica nas atividades realizadas nesta unidade, desde as reuniões, o concurso de redação que mobilizou toda escola, a busca de novos parceiros. O resultado aqui está grandioso e belo como sempre. À professora Maria Soares: _”Bom mesmo é fazer a nossa hora e poder agradecer a Deus por Ele nos permitir trabalhar com prazer”.
Fazer educação integral, frente aos desafios que são impostos a todos os pioneiros, talvez se aproxime do que nos diz o educador Paulo Freire: “ A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, por isso estamos alegres, estamos sim, e no espírito da Páscoa que permanece e se renova em nós, muito obrigada, Senhor!
Profª Maria Perpétua Teles Monteiro
(Coordenadora Pedagógica)
Protagonismo-2011 - Pauta:07-02-2011
v Cerimoniais:Victor e Mayara
v Som:Klebson e Janailson
1. 7h 30min
Chegada dos alunos-Acolhida
Entrega das fitas-Grupos
2. 8h
3. Hasteamento das Bandeiras-Hino-Márcio,Daniela,Aline,Bruno
4. Oração-Aniley
5. Acolhida-Diretora:Josefa Jardim/Perpétua(Coordenadora)
6. Poema:”A escola é”-Rafaela e Alice
7. Canto:Música-“Amigos pela fé”-Suzana
8. Encaminhamento dos Alunos para sala
9. Lanche
10. 10h:00min :Apresentação dos protagonistas -Texto : “Boas Vindas”
11. 10h:30min :Dinâmica-“Alma Gêmea”:Socialização
12. 11h:00min:Texto-“Por que VOCÊ está aqui?-Socialização
13. Apresentação da escola
· Programa Integral
· Educação Interdimensional
· Escola de Referência(organograma)
· Educação para valores-Apredizagens(atividade em grupos)
Cada grupo deve apresentar um pilar (aprendizagem da forma que entender melhor:desenho, colagem,cantos, mímica, teatro, texto, resumos, etc)(cartaz normas de convivência)
(Os protagonistas concluem a atividade com o templo grego/ pilares)
· Música:”Você é assim”-Tribalistas
· Mensagem do coração (origami)
· Avaliação do encontro (cartolina)
Protagonismo-2011 - Pauta:08-02-2011
- 07h20min :Acolhida e Entrega das fitas
- 08h00min :Encaminhamento para salas
· Apresentação dos protagonistas
· Mensagem :”Solidariedade e Companhia”
· Dinâmica-Bola
· Socialização.
- 08h: 30min : Reflexão-“mandamentos de boa convivência/contrato”
· Socialização - Painel
· Código de conduta (breve apresentação/citação da existência)
- 08h:40min: Entrega dos guias
5. 09h : 30min: Lanche
6. 09h : 50min : Entrega dos guias
· Divisão dos grupos
· 5 grupos de 9 pessoas: cada grupo 4 temas
· Socialização em cartaz
· Avaliação do encontro
· Dinâmica do bombom
· Cantos
· Música
PROTAGONISTAS-GRUPOS
CONFIANÇA-VERDE
Ø Bruno;
Ø Rafaela;
Ø César;
Ø Elyssone
HUMILDADE-AZUL
Ø Caroline;
Ø Aminadab;
Ø Janailson;
Ø Anderson;
Ø Kedson.
UNIÃO-ROXO
Ø Lucas Spinelli;
Ø Jefferson Jair;
Ø Tiago Carvalho;
Ø Walesk Gonçalves;
Ø Victor Raphael.
FRATERNIDADE-LARANJA
Ø Áquilla;
Ø Márcio;
Ø Maria Helena;
Ø Paulo Victor;
Ø Wagner.
VERDADE-ROSA
Ø Gleydson; Coordenador
Ø Jeiza; Redator
Ø Vivian Redator
Ø Alex; Coordenador
Ø Flávio. Fotógrafo
RESPEITO-AMARELO
Ø Amanda Santana; Coordenadora
Ø Bianca Ferreira; Volante
Ø Rafaela Alves; Fotógrafo
Ø Suzana Cavalcante; Redator
Ø Alice do Nascimento. Coordenadora
JUSTIÇA-VERMELHO
Ø Albylene; Redator
Ø Leiliane; Volante
Ø Natália; Coordenador
Ø Wesley; Coordenador
Ø Mayara. Fotógrafa
COORDENADORES(EGRESSOS):
ü KLEBSON CORDEIRO;
ü PAULA SÁ;
ü IVONE SOARES....
RECEPÇÃO AOS 2ºs E 3ºs ANOS
TEMÁTICA: VALORES E COMBATE AO BULLYING ESCOLAR
RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS 2ºs e 3ºs ANOS
Organização no pátio da escola
Palavra de boas vindas ( gestores)
Mensagem dos professores
Música pelos professores
Palavra: professor Vanailson
Músicas: André Aldejan
Estudo: Construindo valores e combatendo o bullying escolar; Ética; Escola-espaço de construção de conhecimento, convivência ética e consciência ambiental(temática 2011);
Vídeos e filme: Bullying
Cartilha: Bullying
Estudo da LEI Nº 13.995 DE 22/12/2009
Contrato didático
Código de conduta para os educandos; Guia do educando.
Dinâmicas e mensagens de reflexão (origami: coração de estudante, teia, tempestade de bolas e idéias,o caso de Miguel, moral e as fábulas de Esopo).
REUNIÕES/FORMAÇÕES
Slides professora Maria Soares |
CICLO CARNAVALESCO - EXPOSIÇÃO SOBRE O CARNAVAL(ORIGEM NO BRASIL, NO MUNDO E EM PERNAMBUCO, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS .
VIVÊNCIA DO CICLO CARNAVALESCO - BLOCO EREMG 2011
REPRESENTANTES E TURMAS - ENTREGA DO CADERNO DO REPRESENTANTE DURANTE HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS
MONITORES
São condições para o exercício da monitoria:
Ser conhecedor e pesquisador da disciplina que acompanha. Saber quais as dificuldades da turma na sua disciplina;
Relacionar as dificuldades dos alunos em conteúdos específicos;
Fazer o registro de todas as anomalias verificadas e as que não conseguir resolver, durante a sua permanência na sala de aula, como monitor;
Participar das reuniões com o professor da disciplina para tornar conhecimento do planejamento, apresentando relatórios, sugestões e críticas;
Prestar atendimento aos colegas, nos horários devidos (estudos,oficinas);
Cumprir o horário de estudo ou programação determinada para esse fim;
Ser pontual e responsável.
GRÊMIO ESTUDANTIL 2010/2011
ESTATUTO DO GRÊMIO ( PARTE)
ESTATUTO DO GRÊMIO ( PARTE)
Capitulo I
*Da denominação sede e objetivas
Art. 1º-O grêmio estudantil é o órgão máximo de representação dos educandos da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, Localizada na rua: Ernesto Dourado, 82 Heliópolis- Garanhuns-Pe, e fundado aos cinco dias do Mês de abril do ano de dois mil e dez, Com sede neste estabelecimento de ensino.
PARAGRAFO ÚNICO - as atividades do Grêmio serão Regidas pelo presidente, segundo estatuto aprovado em assembléia Geral e convocado para este fim.
Art. 2º- O grêmio tem por objetivo:
1-Representar condignamente o corpo discente;
2-Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do colégio;
3-Incentivar a cultura literária, artística, e desportiva dos seus membros;
4-promover a comparação entre administradores,
Funcionário, professores e alunos no trabalho escolar buscando seu aprimoramento;
5-Realizar intercâmbios e colaborações de caráter cultural
E educacional, assim como a filiação as entidades
Gerais tais como: a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundários);USPE(União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco).
6-Lutar pela democracia permanente na escola,
Através do direito de participar dos fóruns internos
e de deliberação da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário