Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 3 de julho de 2011

GARANHUNS:NOSSO OLHAR

Como cantou meu pai, Noel Pereira da Silva, do grupo Vocalistas da saudade " Garanhuns terra das flores saudações quero te dar". Apresento Garanhuns, minha terra, uma terra com vocação para o alto como disciplina seu lema : "AD ALTIORA TENDERE". Daqui saiu o Ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Daqui, cantadores encantam e cantam o mundo. Aqui, a flor se faz poesia porque poesia, aqui, é todo o lugar; a garoa aquece  nossas noites e sete colinas ondulam em nossa imaginação.

Brasão de Garanhuns(LEMA: "ad altiora tendere". (ter tendência às alturas). O lema foi dado pelo benedetino Dom Gerardo Wanderley).

(As fotos fazem parte do Projeto "Minha história, nossa geografia" atividade- conhecendo minha cidade - coordenado pela professora Helena Chaves primeira professora de geografia do EREMG).

"Diz a sabedoria popular de um povo que vive no coração do Agreste Pernambucano que, quem beber da água de Garanhuns, um dia volta. Não é para menos: essa Cidade, de 122 mil habitantes, ergue-se imponente entre sete colinas. Talvez seja essa a explicação para um clima tão agradável. Garanhuns está situada no planalto da Borborema, 896 metros acima do nível do mar. No ponto mais elevado, a altitude chega a 1.030 metros. É o principal Município do Agreste Meridional, distante apenas 230 quilômetros da Capital do Estado. Essa localização privilegiada é, sem dúvida, o que lhe dá um charme todo especial. São as sete colinas - Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo - que proporcionam o clima de montanha, onde a temperatura média anual é de 21 graus, variando entre 9 graus no inverno, podendo chegar a 25 no verão. A paisagem, permanentemente verde, e a exuberância das flores espalhadas por suas praças também foram as responsáveis pelos carinhosos títulos de "Suíça Pernambucana", "Cidade das Flores" e "Cidade do Clima Maravilhoso".

Entrada da cidade.


Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti Construção do século 19, o centro cultural é um exemplar da arquitetura inglesa. Tem características semelhantes às edificações da rede ferroviária. Sua fachada tem três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto e protegidas por meia grade de ferro batido. Do terraço do prédio é possível avistar o trem. A construção foi restaurada pelo prefeito Luís Souto Dourado e transformada, em 1979, em centro cultural. Tem espaço para teatro, sala de história da imprensa, museu, sala de memória, casa do artesão e galeria de artes.

Aqui nos professores temos um espaço privilegiado para exposição dos trabalhos dos alunos que se sentem extremamente valores ao exibirem suas produções e seu talento.








Cristo do Magano Em 1954, uma imagem de Cristo crucificado, com quatro metros de altura, foi esculpida pelo artista Renato Pantaleão. Fica a 1.030 metros de altitude, sobre um mirante em forma de fortaleza de pedra.

Aqui, simplesmente, o Nordeste garôa...

Deste lugar a gente tem sempre saudade, do que viveu e do que não viveu...







Professor Geraldo Souza de Oliveira(Educação Física)ladeado pelos alunos.





Praça Tavares Correia Por ser florida e gramada, a praça é um dos cartões postais da cidade. É nesta praça que fica o "Relógio de Flores". Há também um busto de bronze de Tavares Correia, conhecido como o "descobridor de Garanhuns".








(Relógio da flores)
(Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional - GRE-AM)


Alto Columinho Um santuário dedicado à São Cristóvão, com duas paredes perpendiculares de tijolos vazados, fica sobre uma das sete colinas de Garanhuns. No caminho percorrido até o santuário, percorre-se uma via sacra com as quinze estações. Do alto, visualiza-se a beleza da paisagem da cidade e o Alto do Magano.





Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Construída entre 1957 e 1962 teve projeto arquitetônico do engenheiro Albert Reithler e de Pierre Reithler. Para ser erguida, houve participação do povo, que contribuiu com doações de material de construção. Foi inaugurada oficialmente no dia 8 de dezembro de 1962, quando a torre, calçada e o piso estavam prontos. Depois da inauguração, os trabalhos de acabamento continuaram. A torre sineira foi construída na década de 70 e fica na parte externa da igreja. Uma imagem de Santo Afonso adorna a igreja. Nos altares há painéis com azulejos e crucifixo com a imagem de Cristo.



Aqui fui batizada por meus familiares. Meu nome, o nome da Santa, mudado aos 10 anos de Maria do Perpétuo Socorro  para Maria Perpétua.














OUTROS PONTOS TURÍSTICOS

Parque Ruber van der Linden. O parque foi montado onde ficava a companhia de abastecimento de água e luz de Garanhuns, administrada pelo engenheiro Ruber van der Linden. Foi reformado em 1994 e atualmente é um parque arborizado, com flores raras, lagos, fontes de água, grutas e pássaros.

Parque Euclides Dourado. Cheio de eucaliptos, a área tem cerca de oito hectares. O centro desportivo tem quadra de futsal e de basquete, pista de cooper, rampa de skate, playground e abriga também a biblioteca municipal Luís Jardim.

Mosteiro de São Bento.A construção, que data de 1940, foi feita em tijolo aparente e lembra os mosteiros beneditinos. Árvores grandes, como pinheiros e flamboyant, ficam em volta do mosteiro. Uma cruz em relevo numa grande torre na entrada chama a atenção. Tem claustro, cripta e uma capela moderna. A capela, os vitrais e um painel que faz alusão ao apocalipse são obras do paulista Cláudio Patos. O Mosteiro funciona como escola de formação de monges e fabrica hóstias. Há também uma loja onde os beneditinos vendem sírios, ícones, pinturas e licores artesanais de jenipapo, chocolate e ameixas.

Fonte Luminosa. Localizada na praça Souto Filho, tem canteiros floridos e arborização acolhedora. No final da tarde, os pássaros passam pela fonte e acolhem nas palmeiras imperiais.

Praça Tavares Correia Por ser florida e gramada, a praça é um dos cartões postais da cidade. É nesta praça que fica o "Relógio de Flores". Há também um busto de bronze de Tavares Correia.Praça Tavares Correia Por ser florida e gramada, a praça é um dos cartões postais da cidade. É nesta praça que fica o "Relógio de Flores". Há também um busto de bronze de Tavares Correia.

Bica do Timbó. Uma bica formada pelas águas de uma nascente conhecida como “Grota do Timbó” fica a 30,7 km da sede da cidade. Tem cerca de 1,5 metro de altura e é usada para banhos.

Praça Souto Filho. Por sua localização e dimensão, a praça é muito frequentada pela população local e por visitantes. É calçada com lajotas de ardósia, tem canteiros floridos e uma fonte luminosa.

Praça Dom Moura. A praça é grande e arborizada. Além dos canteiros floridos, tem no centro um carramanchão, com colunas de cimento em uma base arredondada, semelhante a um palco romano.

Igreja Matriz de Santo Antônio. A igreja terminou de ser construída em 1859, mas foi reconstruída em 1872. Sua fachada tem cinco portas em madeira com arcaduras de massa e elementos decorativos em massa. Há duas janelas à altura do coro, dois óculos com vitrais e torre quadrangular com um campanário. No alto fica a imagem de Santo Antônio -esculpida em concreto por João Bina, artista de Quipapá.

Monumento do Ypiranga. Também chamado de “pirulito”, tem forma de obelisco. A obra foi feita para comemorar a independência do Brasil. Fica no alto da Boa Vista.

Mosteiro de São Bento A construção, que data de 1940, foi feita em tijolo aparente e lembra os mosteiros beneditinos. Árvores grandes, como pinheiros e flamboyant, ficam em volta do mosteiro. Uma cruz em relevo numa grande torre na entrada chama a atenção. Tem claustro, cripta e uma capela moderna. A capela, os vitrais e um painel que faz alusão ao apocalipse são obras do paulista Cláudio Patos.

Castelo de João Capão. Construído por um trabalhador que ambicionava morar num castelo medieval, o castelo de João Capão fica à margem da BR-423, com entrada ao lado do Posto Nogueirão. Durante o “Festival de Inverno” o castelo transforma-se em restaurante.

Cachoeira de Inhumas Distante 300 metros da barragem, a cachoeira tem três quedas. A primeira tem cerca de 3 metros, a segunda tem 1,5m e a terceira tem cerca de 15 metros. O trecho superior da cachoeira, onde há piscinas naturais, é balneável.

Casa de farinha do Castainho. Nesta casa encontram os objetos utilizados para o fabrico de farinha de maneira artesanal. Uma caixa de madeira, chamada de “cevador”, a prensa, o rodeto e o forno em formato circular de alvenaria e o rodo, usado para mexer a farinha são os principais “equipamentos”. Deste espaço tenho especial conhecimento pois por nós foi contruído quando na Comunidade trabalhei na função de gerente do "Projeto castainho" - desenvolvimento comunitário- mantido pela Visão mundial em convênio com a Primeira Igreja Batista de Garanhuns, em 1987. Nossa atividade na Comunidade ocorreu no período de 1982 a 1989. Hoje o prédio da casa de farinha foi ampliado e melhorado, no entanto, mantenhe-se com a mesma estrutura, por nós, levantada com dificultadades e muitas lutas. Lutas que a comunidade dia-a-dia tem travado na busca por melhores condições de vida, respeito e dignidade.


Hino de Garanhuns

Letra e Música: João Marques
Arranjo: Maestro Duda

FILHOS DA TERRA, OH! GENTE,
ERGAM A VOZ, BRILHEM AS FRONTES,
CANTANDO COM A ALMA QUE SENTE
E QUE VAI NAS BRISAS DOS MONTES.
SALVE GARANHUNS!
OS JARDINS, AS PALMEIRAS E ALGUNS
PEDAÇOS DO CÉU... MÃOS DIVINAS!
SALVE AS SETE COLINAS!

ESTRIBILHO

NOS ANAIS, "FLORESCENTE E GARBOSA
GARANHUNS", FOSTES SEMPRE ASSIM.
A ELEGÂNCIA, A BELEZA DA ROSA,
AS PAISAGENS, ESTESIAS SEM FIM.
OS TEUS VALES BRAVIOS OUTRORA
ESCONDERAM FUGITIVOS DE COR...
A LIBERDADE DA TERRA ARVORA
ESTES HOMENS DE NOVO PENDOR.
E O LEMA "AD ALTIORA TENDERE"
É O MAIS FERVOROSO IDEAL.
A BANDEIRA, SAGRADA E SERENA,
E SIMÔA DA HISTÓRIA FANAL.
TUAS BELEZAS - CIDADE DAS FLORES
E OS ARES - POEMA ACOLHEDOR...
AI! SUSPIROS! QUE VIDA, QUE AMORES
NESTE HINO, QUE FULGE ESPLENDOR!

ESTRIBILHO

SALVE GARANHUNS!
OS JARDINS, AS PALMEIRAS E ALGUNS
PEDAÇOS DO CÉU...
MÃOS DIVINAS!
SALVE AS SETE COLINAS!


O QUE SEMPRE ANDAM FALANDO DE GARANHUNS?...

ESTADO DE PERNAMBUCOASSEMBLÉIA LEGISLATIVALegislatura 16º Ano 2007
Requerimento Nº 114/2007
Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja transcrito nos Anais desta Casa Legislativa o artigo “Suíça pernambucana”, de autoria do jornalista Francisco Bandeira de Melo, publicado no Jornal do Commercio, seção Opinião, em 4 de março do corrente ano.Da decisão desta Casa, dê-se conhecimento ao senador de Pernambuco, Marco Antônio de Oliveira Maciel, com endereço no Senado Federal - Anexo I - 5º andar, Brasília/DF – CEP: 70165-900; e ao jornalista Francisco Bandeira de Melo, com endereço na Rua Virgínia Loreto, 88, Parnamirim, Recife/PE, CEP: 52.060-370.
Justificativa
O artigo em tela refere-se à popularmente conhecida Suiça Pernambucana: Garanhuns, localizada no Agreste Meridional do nosso Estado e que compreende uma extensão de influência em aproximadamente 30 municípios. O município é considerado um dos mais famosos roteiros de férias do Nordeste.O ilustre autor trata fielmente dos principais pontos turísticos da referida cidade, além de contar um pouco da história de sua emancipação política. O belíssimo relógio de flores, o Parque dos Eucaliptos, o Centro Cultural, o Mosteiro de São Bento, são alguns dos exemplos citados por ele.Portanto, segue na íntegra o artigo ora referenciado:"Suíça pernambucanaSe é tempo de montanha, paisagem, tempo de frio e de flores, de bons hóteis, boas estradas, engenhos e fazendas de café, ar puro, água mineral, de alegria e de repouso: é tempo de Garanhuns. É conhecida como a Suiça Pernambucana. É uma das mais tradicionais e sofisticadas estações de férias do Nordeste. E tem muita coisa para ver: a cachoeira de Inhumas, Parque dos Eucaliptos, mirantes, sua feira, o Centro Cultural, fazendas de flores e de café, velhos engenhos de açúcar, fábricas, fontes hidrominerais. Altitude: 900 metros. Deve-se o crescimento populacional do município à divisão de suas terras em sesmarias, onde apareceram os primeiros núcleos populacionais concentrados em redor de fazendas. Já em 1811 o povoado passava à categoria de vila, pela carta régia de 10 de março e, em 17 de dezembro de 1803, é elevada à categoria de município. No entanto, somente em 4 de fevereiro de 1879, por força da lei provincial nº 1509, foi a sede municipal elevada à categoria de cidade. Como pólo socioeconômico do Agreste Meridional, Garanhuns abrange uma área de influência em cerca de 30 municípios, não só de Pernambuco mas também de Alagoas. Mantém considerável intercâmbio com o Recife. O Parque Euclides Dourado é um dos melhores recantos – flores, animais, bicicletas para alugar, parque infantil, em meio à antiga, densa e aprazível floresta de eucaliptos. Ali está localizado também o Centro Desportivo de Garanhuns, com pistas de atletismo, quadras de futebol, voleibol, basquete, piscina olímpica etc. A entrada principal do parque é na Rua Júlio Brasileiro. Na Avenida Rui Barbosa, o Hotel Tavares Correia tem uma área de 4 hectares – apartamentos com água quente e fria, telefone, TV, jardins, floricultura, sementeira, piscina, salão de jogos (sinuca, bilhar, pingue-pongue, cartas, damas, xadrez, gamão), biblioteca, bicicletas, tênis, quadra de vôlei, campo de futebol, cabelereiro, butique, lojas de artesanato, bar, boate, restaurante. E um centro de convenções. Entrando na Rua 15 de Novembro temos a Academia de Letras de Garanhuns. Um pouco mais adiante, o Mosteiro de São Bento, com interesante capelinha e acervo de arte popular. Nas sextas e sábados estende-se por várias ruas da cidade a feira: artesanato em palha, couro, barro, lata, madeira, carne-de-sol, queijo, mel de abelha, frutas, verduras, flores, doces e beijus. Deve-se subir ao Alto de Boa Vista, onde se tem um bom panorama de Garanhuns. Uma boa pedida: subir ao Alto do Columinho (Morro do Cruzeiro), outro belo mirante. Ou ir à casa do Preto Limão, na Avenida Liberdade. “Aqui é a residência do rei da embolada e rei da ciência Preto Limão, uma das figuras mais populares de Garanhuns.” Santa Quitéria de Freixeiras, no município de São João (12 km de Garanhuns) é dos maiores e mais importantes acervos de ex-votos de Pernambuco – braços, seios, rostos esculpidos em cera ou madeira, muletas, maços de cigarros, garrafas, jóias, retratos e mais uma variedade impressionante de objetos de aspecto lúgubre e, não raras vezes, artístico. Comemora-se a festa de Santa Quitéria de Freixeiras de 1 a 7 de setembro. A Igreja do Timbó é a mais antiga de Garanhuns. Nela está entronizada uma Nossa Senhora de Nazaré trazida por um preto velho vindo da Bahia em fuga do cativeiro, entre os anos de 1650 e 1700. Instituto Garanhuense de Espiritismo e Parapsicologia. Avenida Bezerra de Menezes. Sociedade Garanhuense de Estudos Espíritas (Casa Bezerra de Menezes). Assembléia de Deus (Av. Oliveira Lima, 452). Academia de Cultura Física de Garanhuns. Ginástica feminina e masculina. Balet clássico, sauna, massagen eletrônica. Rua Joaquim Távora, 44, Centro, Garanhuns. Levamos para Garanhuns, em 1975, uma reunião da CTI-NE e tivemos a grata surpresa de encontrar uma grande dificuldade: um feriado alongara o fim de semana dos alagoanos e por isso eles lotavam alegremente quase todos os alojamentos do Hotel Tavares Correia, onde não havia lugar para os representantes da CTI-NE. O relógio de flores de Garanhuns é o primeiro do Nordeste. A idéia foi minha, num acordo com a Prefeitura de Garanhuns para a realização."Ante ao exposto, solicito dos meus ilustres a aprovação deste requerimento.
Augusto CoutinhoDeputado


"Deus estava num dia inspirado quando criou Garanhuns. Situada no planalto da Borborema, em cima de sete colinas, a cidade encontra-se numa posição privilegiada. Com altitude de 896 metros, chegando a 1.030 metros no ponto mais elevado, o município convive com um clima de montanha, sendo a temperatura média anual de 21 graus, chegando a menos de 10 graus nos meses mais frios, de maio a agosto. Tanta beleza, que pode ser conferida em cada rua e cada praça, a fez conhecida como a Suíça Pernambucana e Cidade das Flores. Por tudo isso, Garanhuns é um convite aos turistas, que não se arrependem ao desfrutar dessa maravilha, em pleno Agreste pernambucano. É difícil definir qual o lugar mais bonito de Garanhuns pois, de cada ângulo, de dia ou à noite, não faltam opções aos turistas. Andar pelas ruas é estar em contato direto com a natureza. Os canteiros bem cuidados das principais avenidas, assim como os das praças, são um convite a belas fotografias. Um exemplo é a praça Tavares Correia, onde localiza-se o Relógiodas Flores, talvez o mais conhecido cartão-postal da cidade e que, há 25 anos, informa as horas aos moradores e turistas. No entanto, talvez o tempo seja o que menos importa às pessoas que conhecem Garanhuns, pois a vontade que dá ao visitá-la é de poder desfrutar cada canto da cidade, sem se preocupar com o passar das horas. Seus parques, como o Euclides Dourado, que ocupa uma área de oito hectares cercados por uma floresta de eucalipto em plena área urbana, ou mesmo o Ruber van der Linden, também conhecido por Pau Pombo, deixam os visitantes em contato direto com a natureza. À noite, um dos mais belos cartões postais do município é a fonte luminosa da Praça Souto Filho, dotada de belos e floridos canteiros, além de uma arborização bastante acolhedora, sendo um convite para um bom momento de descanso. As atrações de Garanhuns, no entanto, não se resumem apenas aos seus parques e praças. Logo na entrada principal, um belo pórtico saúda os visitantes. O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na antiga estação ferroviária, desde 1979 transformou-se em importante reduto de difusão da cultura e da arte da região. Outro local que não pode deixar de ser visitado é o Mosteiro de São Bento, todo construído em tijolo aparente, ao estilo dos antigos mosteiros beneditinos. Para quem prefere sentir na pele um pouco mais do frio, que tronou-se marca registrada de Garanhuns, a dica é conhecer o Cristo do Magano, de onde se tem uma bela vista da cidade. Para incrementar ainda mais o turismo, a cidade conta com importantes eventos, a exemplo da Garanheta, principal Carnaval fora de época do Interior, e do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), criado em 1991 e que já faz parte do calendário turístico estadual. A cada ano, aumenta o fluxo de turistas vindos de todo o País, que visitam a cidade no período do festival, durante o mês de julho. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 600 mil pessoas prestigiaram o último FIG, contribuindo para a lotação da rede hoteleira, que não pára de crescer. Por tudoisso, viver Garanhuns é entrar no clima, para curtir a cidade mais hospitaleira do Interior de Pernambuco".


"Salve a Suíça Pernambucana
segunda, 10 de dezembro de 2007
Encravada no Planalto da Borborema, a 895 metros acima do nível do mar, Garanhuns é um dos pontos turísticos mais procurados de Pernambuco. Não é difícil imaginar o porquê de tanto interesse. Distante somente 230 quilômetros do Recife, a Cidade das Flores oferece paisagem e clima típicos da serra.Entre maio e agosto os termômetros costumam ficar abaixo dos 10°C. Por isso, é bom não esquecer de colocar na bagagem casacos, gorros e luvas de lã.A explicação para esse clima tão peculiar no Nordeste é que a cidade se encontra entre sete colinas (Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo), bem no topo do Planalto da Borborema.Como o inverno sugere uma alimentação gostosa, experimente saborosos fondues nos restaurantes locais. Quem preferir um cardápio mais nordestino, pode se deliciar com pratos típicos, como as tradicionais buchadas de bode, carne -de -sol e tapioca. Além do clima montanhês, a cidade encanta com seus parques e praças. E ainda tem a vantagem de estar sobre uma reserva hidromineral, repleta de fontes de água cristalina. Logo na entrada, o visitante é recebido pelo Relógio das Flores, na Praça Tavares Correia. Com quatro metros de diâmetro e feito de cristal de quartzo, o relógio marca as horas com ponteiros de flores. Outro ponto imperdível é o Castelo de João Capão, erguido por um trabalhador cujo sonho era um dia morar num castelo. Com farta programação, o Festival de Inverno é um capítulo à parte em Garanhuns. Realizado há 12 anos em julho, oferece cursos, palestras, exposições de fotos e artes plásticas.Mas também vale a pena conhecer os parques Euclides Dourado e Pau-Pombo e a Cachoeira de Inhumas. Uma visita ao Cristo do Magano, durante a Semana Santa, e participação na Festa de São Sebastião, em janeiro, fazem parte do roteiro religioso da cidade, atraindo mais de 10 mil romeiros. Os adeptos do turismo rural ainda podem se aventurar nas fazendas próximas do centro desta Cidade das Flores. Muitas dessas fazendas servem como pousadas e nelas é possível desfrutar a rotina do campo, andar a cavalo e beber leite fresco tirado da vaca.COMO CHEGARPartindo do RecifeDe ônibus - Cerca de 3h30 de viagem. Empresa Jotude. Saídas diárias.De carro - Sai pela BR-232 e toma a BR-423, na altura do Km 150, na cidade de São Caetano.De avião - Garanhuns tem o Aeroporto Senador Antônio Farias, a menos de 10 quilômetros do centro.UM POUCO DE HISTÓRIAA fundação do município de Garanhuns aconteceu em 10 de março de 1811. No entanto, somente em 4 de fevereiro de 1879, pela Lei Provincial nº 1.309, teve sua sede elevada à categoria de cidade. Anualmente, no dia 04 de fevereiro Garanhuns comemora a sua emancipação política.A palavra Garanhuns origina-se do vocabulário “Uraanhu” que quer dizer “homem do campo”. Entre as várias versões existentes acerca da origem do nome da cidade, José de Almeida Maciel, em seu livro “Questões de Toponímia Municipal Pernambucana”, refere-se a Guirá-nhum, os Pássaros Pretos.Por outro lado, Sebastião Galvão, em seu “Dicionário Corográico, Histórico e Estatístico de Pernambuco”, diz que é uma palavra indígena significando sítio de guarás e anns, o primeiro é uma espécie de cão selvagem e anu-anum, pássaro preto.Garanhuns sempre foi município de importância de Pernambuco, por seu potencial econômico e turístico"


E COMO O FEZ E CANTOU MEU PAI "TE ADORO GARANHUNS, TE AMO GARANHUNS, SEI QUE NÃO TE ESQUECEREI JAMAIS" MUITOS ENCONTRAM AQUI RAZÕES PARA FAZÊ-LO TAMBÉM.

Nenhum comentário: