Oi gente! Estou disponibilizando os programas de arte para o Ensino Médio, considerando a realidade de cada escola, espero que de alguma forma possa contribuir.
PROGRAMA DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO
PROGRAMA DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO
(Em três anos)
Maria Perpétua Teles Monteiro
Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 1º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Conceito, significados, funções e elementos da arte. Arte plástica/visual. História daArte. (da Rupestre ao Renascimento) .Direito à arte.Ciclos de cultura popular de Pernambuco(Carnaval, São João e Natal)
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANOS LETIVOS DE 2006/2007/2008
1- O que é Arte?
1.1- Conceito
1.2- A Arte no dia-a-dia das pessoas
1.3- Linguagens da Arte
1.4- Funções da Arte
2- Elementos constitutivos da linguagem visual/plástica
3- Cultura popular-Ciclo carnavalesco de Pernambuco
4- História da Arte
4.1- A Arte na Pré-História
4.2- A Arte na Pré-História Brasileira e Arte Indígena
4.3- Tribos de Pernambuco
4.4-- A Arte Africana e Afro-brasileira
5- Cultura popular-Ciclo junino de Pernambuco
6- Declaração Universal dos Direitos humanos e o direito á arte
7-As primeiras civilizações da Antiguidade: Mesopotâmia e Egito
8-A Arte Greco-romana
9-Folclore
10- Os primeiros tempos da Arte Bizantina
10.1- Arte Cristã primitiva
10.2- Arte Bizantina
11- Renascimento
12- Cultura popular-Ciclo Natalino
*CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças
INDICADORES DE DESEMPENHO
1. Compreender Arte como atividade de expressão comunicação e interação humana voltada para a estética, destacando sua presença no dia-a dia das pessoas, seus significados, linguagens e importância na humanização e civilização do ser humano;
2. Conhecer os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e idéias sobre fatos cotidianos;
3. Apreciar manifestações artísticas de Pernambuco, referentes ao ciclo carnavalesco, que integram o patrimônio cultural do estado edificado pelo nosso povo em diferentes espaços e tempos históricos.
4. Analisar historicamente diferentes manifestações sócio culturais do homem da pré-história, do homem africano e afro-descendente e do homem nativo no Brasil, em suas múltiplas funções e dimensões..
5. Conhecer elementos do ciclo junino de Pernambuco situando-os histórica e geograficamente de forma a desenvolver a apreciação e vivências cultural
6. Conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando o direito á arte e à cultura como condição básica para o desenvolvimento humano visando atitudes de solidariedade e busca de justiça, através da construção de uma cultura de respeito às diferenças.
7. Reconhecer aspectos históricos culturais da arte das primeiras civilizações (Mesopotâmia e Egito), destacando a sua contribuição para a humanidade.
8. Vivenciar momentos de compreensão e produção da arte pernambucana partindo das manifestações apresentadas pelo folclore brasileiro
9. Analisar historicamente a arte greco-romana destacando a contribuição dos dois povos e a influência de um sobre o outro e sobre a humanidade ocidental.
10. Compreender a arte cristã primitiva como uma arte simples executada por homens(fiéis) e não por grandes artistas e a arte bizantina como a mistura da arte cristã e greco-romana que se desenvolve pro toda idade média.
11. Reconhecer a arte do Renascimento e seus representantes marcados pelo movimento humanista que colocava o homem como centro do universo, questionando a autoridade da Igreja. 12. Compreender o ciclo natalino em sua historicidade e diferentes influências destacando as principais manifestações culturais do estado de Pernambuco através da apreciação e vivência de atividades(poesia, teatro, canto e danças)
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão.Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências.AVALIAÇÃODar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver Pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
VIAGENS ESTUDO: Cidade de Caruaru e vale do Catimbau
PESQUISAS DE CAMPO:
Casa do artesão de Garanhuns, Festival de Inverno de Garanhuns,III Encontro de Comunidades Quilombolas de Garanhuns.
LIVRO DIDÁTICO:
CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.
PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
SANTA ROSA,Nereide Schilaro.Etnias e Cultura.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.__________Festas e Tradições.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.__________Usos e Costumes.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura.__________Religiões e Crenças.São Paulo:Moderna,2004.-Coleção Raízes e cultura....
COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.
ARAÚJO, Ulisses R., AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
DOCUMENTÁRIOS:
O povo brasileiro(Darcy Ribeiro)
Evolução da Humanidade:armas, germes e aço(entre os trópicos)Atlântico negro
FILMES:
BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,2007
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação.ìndios do Brasil,1999(cadernos da TV escola)BRASIL.Ministério da Educação.Secretaria de Educação a distância.Educação do Olhar.Salto para o futuro, 1998.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que temos uma”Stella Adler
LEONARDO,Victor.A idade do Brasil.Brasília.Ministério da Educação,1999(cadernos da TV escola)
PROGRAMA DE ARTE PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 2º ANO ENSINO MÉDIOCARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Barroco e Rococó.Os Holandeses no Brasil.Neoclassicismo na Europa e Brasil.Romantismo/Realismo/Art Nouveau.Cultura Popular.Impressionismo/Expressicionismo.Movimentos de Vanguarda.Teatro.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA O ANO LETIVO DE 2007
1. Barroco e Rococó
1.1- Barroco europeu
1.2- Barroco no Brasil
2. Os holandeses no Brasil
2.1- Arquitetura
2.2- Frans Post
2.3- Albert Ecckoult
3. Neoclassicismo
3.1- O Neoclassicismo Europeu
4- A missão artística francesa
5- Romantismo
6-Realismo
7-Ecletismo/Arte Nouveau
8-Cultura Popular(ciclo junino)
9- Impressionismo/Pós-Impressionismo
10- Expressionismo
11. Arte no final do século XIX e início do século XX (Cubismo ,Fovismo ou Fauvismo, Abstracionismo , Dadaísmo, Surrealismo, OP Art ,Pop Arte, Pintura Metafísica,Futurismo, Bauhaus )
12- teatro: origem
12.1- O teatro grego
12.2- O teatro romano
12.3- A comédia Dell’Arte
12.4- O Renascimento
12.5- O teatro Elizabetano
12.6- O teatro brasileiro
12.7- O teatro pernambucano
CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças6-Participação
INDICADORES DE DESEMPENHO
1- Destacar a beleza, as características e o contexto histórico do Barroco na Europa e no Brasil e do Rococó europeu apontando suas principais características e representantes.
2- Discorrer sobre a contribuição e o valor artístico das obras que retratavam o Brasil durante o período da invasão holandesa visando construir um olhar crítico sobre o período refletindo o momento atual.
3- Apontar os ideais neoclássicos, sua principal fonte de inspiração, seus principais representantes e obras.
4- Identificar o objetivo da missão francesa no Brasil nomeando os principais artistas desse período e os brasileiros que passaram a freqüentar a Academia das Belas Artes e suas obras e forma a partir delas fazer uma releitura da realidade do negro na sociedade brasleira.
5- Identificar as características do Romantismo, obras e principais representantes situando-se na representação de sentimentos do mesmo.
6- Conceituar Realismo como um movimento cultural que repudiava a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo pois sentia a necessidade de retratar a vida identificando seus principais representantes e obras.
7-Compreender Art Nouveau como um estilo artístico criado na Europa para suplantar o Ecletismo(modelo arquitetônico que mistura vários estilos) valorizando a decoração interna e externa das construções.
8- Vivenciar atividades de produção, e participação apreciação da cultura pernambucana em seu ciclo junino(Projeto Viver Pernambuco-2ª etapa)
9-Nomear o Movimento Impressionista como o que percebeu a alternância das cores de acordo com a intensidade da luz solar insidindo sobre elas centrando seu interesse nas paisagens o que o tornou superficial aos olhos dos Pós-Impressionistas que buscavam inspiração nos sentimentos e acontecimentos políticos e sociais.
10-Compreender o Expressionismo como o momento da história da arte em que o artista para designar a obra abandona as idéias tradicionais e expressa sua emoção através de deformações e exageros de forma e cor.
11-Apontar as múltiplas tendências ocorridas no final do século XIX e início do século XX, seus representantes e obras.
12-Narrar a história do teatro destacando sua origem e características no mundo, no Brasil e em Pernambuco
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
PROGRAMA DE ARTE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 3º ANO ENSINO MÉDIO CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS
EMENTA: Modernismo.Arte Conteporânea.Dança.Música.Cinema.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA 2008
1. O Modernismo
1.1- A Semana de Arte Moderna
1.2- Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
2. Arte Contemporânea/Novas tendências
2.1- Instalação2.2- Performance
2.3- Vídeo-Arte
2.4- Grafitagem
2.5- Arte computadorizada
2.6- Arte pobre
2.7- Arte do corpo(body art)
2.8- Arte da terra(land art)
2.9- Arte conceitual
2.10- Fotografia
3. Movimento Armorial
4. Dança
4.1- A história da dança
4.2- Dança do período romântico; principais representantes
4.3- Dança contemporânea, estilos e principais representantes
5. Música
5.1- A música pernambucana
5.2- A música popular brasileira: Bossa Nova, Tropicalismo, Jovem Guarda, Mangue beat.
5.3-Cinema no Brasil.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças6-Participação.
INDICADORES DE DESEMPENHO
1-Identificar as novas formas de desenhar propostas pelos modernistas destacando suas principais características e representantes.
2-Identificar os artistas brasileiros que aderiram ao modernismo e participaram da Semana de Arte Moderna visando renovar o estagnado ambiente artísitco cultural de São Paulo e do Brasil.
3-Citar os principais artistas e tendências surgidos no Brasil após a Semana de Arte Moderna destando sua preocupação com a mudança(sócio-política,nacionalismo e inovação)
4-Identificar as Novas tendências surgidas a paritr de 50, vindas da Europa, como ainda mais livres que os das décadas anteriores, onde o artista busca novas formas para desenvolver seu trabalho.
5-Reviver a iniciativa artística do Movimento Armorial que tem como objetivo criar uma arte erudit a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro identificando o escritor Ariano Suassuna como um dos fundadores do movimento preocupados em orientar, para esse fim, todas as formas de expressões artísticas:música, dança, literatur, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetuta, entre outras expressões.
6--descrever a história da dança situando o período romântico e seus principais representantes.
7-Identificar os principais recursos da dança contemporânea, seus estilos e principais representantes.
8- Analisar,histórica e textualmente, a origem da música popular brasileira a paritr da contribuição do negro que trouxe da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca, o berinbau e ritmos desconhecidos pelos europeus apontado os movimentos dos anos 60, 70 e 80 e a variedade e riqueza da música popular hoje.
9-Identificar os principais estilos musicais de Pernambuco: maracatu de baque solto e virado, rock, pop, frevo, caboclinho, urso, samba, baião, xote, hardcore, manguebeat de Chico Science,entre outros.
10-Discutir os principais momentos do cinema brasileiro considerando sua historicidade, condiçoes e críticas.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.
INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.
PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.
VIAGENS ESTUDO:
PESQUISAS DE CAMPO: Cidade(Garanhuns), Comunidade de Castainho
LIVRO DIDÁTICO:
CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.
PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.
ARAÚJO, Ulisses R&AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
FILMES:
DOCUMENTÁROS:
BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,.
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003
CONTEÚDOS DE ARTE PARA O ENSINO MÉDIO
(Em 1 ano) 2 aulas semanais
PROGRAMA DE ARTE
PROGRAMA DE ARTE
CARGA HORÁRIA: 80 horas-aula anuais – 2 horas-aula semanais
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
1- Arte
1.1- Conceitos
1.2-Considerações:
1.2.1- O artista e a obra de arte
1.2.2- A arte no dia-a-dia das pessoas
1.2.3- A beleza artística
1.2.4- A importância do conhecimento artístico e da linguagem universal da arte
1.2.5- Filosofia da arte
1.2.6- Desvelamento das faces ocultas da realidade
2- Arte popular e arte erudita
3- Arte na pré-história
4- Arte indígena
5- Arte africana e afro-descendente
6- Arte na Antiguidade
6.1- Mesopotâmia
6.2- Egito
7- Arte Greco-romana
8- Arte Cristã e Bizantina
9- Arte na Idade Média
9.1- Estilo românico
9.2- Estilo gótico
10- Renascimento
11- Barroco e Rococó
11.1-Os holandeses em Pernambuco
12- Neoclassicismo
12.1- A Missão francesa
13- Romantismo e Realismo
14- Impressionismo/ Pós-Impressionismo e Expressionismo
15- Arte no final do século XIX e início do século XX (Cubismo, Fovismo,Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Op-Art, Pop Art, Pintura metafísica, Bauhaus)
16- Semana de Arte Moderna17- Artistas e movimentos Pós-Semana de Arte Moderna
18- Arte contemporânea: novas tendências
INDICADORES DE DESEMPENHO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
PROJETOS
BIBLIOGRAFIA
GUIA DE APRENDIZAGEM
DISCIPLINA: ARTE /1º ANO
PROFESSORA: MARIA PERPÉTUA TELES MONTEIRO
I UNIDADE
PROFESSORA: MARIA PERPÉTUA TELES MONTEIRO
I UNIDADE
JUSTIFICATIVA
Compreende-se que a aprendizagem dos fundamentos, da compreensão e da história da arte propicia, além do desenvolvimento do pensamento artístico, a ampliação da sensibilidade, da percepção, da imaginação e da reflexão que envolve os seres humanos e suas compreensões da realidade na busca de preservar a integridade dos homens e prover cada “ser” do alimento necessário para que se concretize nele o sentido de “humano”.
Compreende-se que a aprendizagem dos fundamentos, da compreensão e da história da arte propicia, além do desenvolvimento do pensamento artístico, a ampliação da sensibilidade, da percepção, da imaginação e da reflexão que envolve os seres humanos e suas compreensões da realidade na busca de preservar a integridade dos homens e prover cada “ser” do alimento necessário para que se concretize nele o sentido de “humano”.
CONTEÚDOS
CONTEÚDO 1
1.1-CONCEITUAIS
. O que é Arte?
.Concepções de Arte
. A Arte no dia-a-dia das pessoas
.Linguagens da Arte
. Funções e significados da Arte
1.2-CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Aplica técnicas de estudo e participa de exposições dialogadas.
1.3- CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Olhar critico fundamentado e apreciador sobre a arte e a realidade que ela é e representa.
1-OBJETIVOS
1.1-ENSINO
Despertar nos alunos o interesse pela arte, desenvolvendo uma compreensão conceitual e um olhar apreciador das diferentes linguagens da arte como resultado da produção humana e da necessidade de expressão, comunicação e interação com o mundo.
1.2- APRENDIZAGEM
Conceitua Arte como atividade de expressão comunicação e interação humana voltada para a estética, destacando sua presença no dia-a dia das pessoas, seus significados, linguagens e importância na humanização e civilização do ser humano
1.3-PROCESSO
Aumentar o interesse para a pesquisa e conhecimento da arte, da arte como objeto de conhecimento, produção e fruição em suas diferentes linguagens.
1-TIPO DE ATIVIDADE
Tempestade de idéias.
Conversa informal.
Colagem(recortesde gravuras de jornais e revistas(painel)).
Análise de imagens.
Exposição dialogada.
Debates
Leitura de mensagens/discussão
Aplica técnicas de estudo e participa de exposições dialogadas.
1.3- CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Olhar critico fundamentado e apreciador sobre a arte e a realidade que ela é e representa.
1-OBJETIVOS
1.1-ENSINO
Despertar nos alunos o interesse pela arte, desenvolvendo uma compreensão conceitual e um olhar apreciador das diferentes linguagens da arte como resultado da produção humana e da necessidade de expressão, comunicação e interação com o mundo.
1.2- APRENDIZAGEM
Conceitua Arte como atividade de expressão comunicação e interação humana voltada para a estética, destacando sua presença no dia-a dia das pessoas, seus significados, linguagens e importância na humanização e civilização do ser humano
1.3-PROCESSO
Aumentar o interesse para a pesquisa e conhecimento da arte, da arte como objeto de conhecimento, produção e fruição em suas diferentes linguagens.
1-TIPO DE ATIVIDADE
Tempestade de idéias.
Conversa informal.
Colagem(recortesde gravuras de jornais e revistas(painel)).
Análise de imagens.
Exposição dialogada.
Debates
Leitura de mensagens/discussão
1-TÉCNICA DE ENSINO
Atividades: coletivas;individuais;estudo digirido;exposição dialogada
Atividades: coletivas;individuais;estudo digirido;exposição dialogada
1-MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático,textos de Apoio,retroprojetor/Transparências,jornais,revistas,lápis ,papel,tintas, pincéis.
2- CONTEÚDO 2
Livro didático,textos de Apoio,retroprojetor/Transparências,jornais,revistas,lápis ,papel,tintas, pincéis.
2- CONTEÚDO 2
2.1-CONCEITUAIS
-Elementos constitutivos da linguagem visual/plástica
2.2- PROCEDIMENTAIS
-Elementos constitutivos da linguagem visual/plástica
2.2- PROCEDIMENTAIS
.Técnicas de emprego das cores, da linha , do ponto e percepção de esculturas, arquitetura, fotografias, cinema e computação.
Oficinas de pintura e desenho.
2.3-ATITUDINAIS
Oficinas de pintura e desenho.
2.3-ATITUDINAIS
.Leitura e compreensão das diferentes linguagens visuais e sua contribuição para a formação de um cidadão consciente dos seu papel social e da função social da arte como transformadora e/ou conservadora de valores.Técnicas de emprego das cores, da linha , do ponto e percepção de esculturas, arquitetura, fotografias, cinema e computação.
Oficinas de pintura e desenho.
Oficinas de pintura e desenho.
2- OBJETIVOS
2.1-ENSINO
Apontar os elementos da linguagem plástica/visual para composição decorativa livre e criativa.
2.2-APRENDIZAGEM
Reconhece os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual empregando-os em atividades de produção e composição decorativa.
Reconhece os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e idéias sobre fatos cotidianos.
2.3-PROCESSO
Apontar os elementos da linguagem plástica/visual para composição decorativa livre e criativa.
2.2-APRENDIZAGEM
Reconhece os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual empregando-os em atividades de produção e composição decorativa.
Reconhece os elementos constitutivos da linguagem plástica/visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e idéias sobre fatos cotidianos.
2.3-PROCESSO
Desenvolver o gosto pelo desenho e pintura a partir da utilização consciente dos elementos da linguagem plástica numa postura crítica diante da função da arte na sociedade.
Composição decorativa empregando os elementos essenciais e intelectuais da linguagem plástica;
Organização de pasta de apresentação/exposição de trabalhos;
2- TIPO DE ATIVIDADE
Organização de pasta de apresentação/exposição de trabalhos;
2- TIPO DE ATIVIDADE
Produção com emprego das cores(primárias,secundárias e terciárias); suas tonalidades e nuanças. Composição decorativa por monocromia, isocromia e policromia.Oficina de desenho(ministrada por alunos do CENTRO)
2-TÉCNICAS DE ENSINO
Estudo de texto
Estudo de textos
Exposição dialogada
Exposição em transparências/slides
Trabalhos individuaisProdução(composição decorativa posição
Estudo de textos
Exposição dialogada
Exposição em transparências/slides
Trabalhos individuaisProdução(composição decorativa posição
2-MATERIAL DIDÁTICO
Retroprojetor/transparências
Textos
Livros
Data show
Computadores
Aparelho de som
Vídeotelevisão
Textos
Livros
Data show
Computadores
Aparelho de som
Vídeotelevisão
2-BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: arte.-Brasília:MEC/SECAD, 1997.
COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2º ed reform- São Paulo: Moderna, 2004
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte- 2º ed- São Paulo: Moderna, 2003
FREITAS, Ornaldo. Comunicação pela arte:Educação artística. São paulo.FTD, 1977
MARCHESI, Isaías. Atividades de Educação Artísitca. São Paulo. Ática, 1998
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_moderna
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/artes/funcao/home.htm
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
II UNIDADE
CONTEÚDO 3/Cultura popular
JUSTIFICATIVA
A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Os alunos trazem suas bagagens e histórias. O confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio. Nesse sentido redescobrir os valores da cultura popular, em específico no estado de Pernambuco, nas aulas de arte corresponde a legitimação de uma identidade construída historicamente em suas múltiplas faces e que hoje compõe um acervo cultural/artístico do nosso povo para ser apreciado, compreendido, vivido e antes a qualquer conceito ser respeitado enquanto fruto da vivência de seres humanos capazes de produzir meios estéticos para sobreviver, viver, conviver e contar sua história.
A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Os alunos trazem suas bagagens e histórias. O confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio. Nesse sentido redescobrir os valores da cultura popular, em específico no estado de Pernambuco, nas aulas de arte corresponde a legitimação de uma identidade construída historicamente em suas múltiplas faces e que hoje compõe um acervo cultural/artístico do nosso povo para ser apreciado, compreendido, vivido e antes a qualquer conceito ser respeitado enquanto fruto da vivência de seres humanos capazes de produzir meios estéticos para sobreviver, viver, conviver e contar sua história.
3.1-CONCEITUAIS
Ciclo carnavalesco de Pernambuco
3.2--PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica e observação da realidade a partir da Garanheta.
Relatos de experiências e observações
Oficinas de dança, música e canto
Pesquisa bibliográfica e observação da realidade a partir da Garanheta.
Relatos de experiências e observações
Oficinas de dança, música e canto
3.3-ATITUDINAIS
Respeito às diferentes manifestações culturais e à sua contribuição para construção da identidade do povo pernambucano.Posicionamento consciente sobre os pontos positivos e/ou negativos das festas de rua na atual realidade brasileira.
3- OBJETIVOS
Respeito às diferentes manifestações culturais e à sua contribuição para construção da identidade do povo pernambucano.Posicionamento consciente sobre os pontos positivos e/ou negativos das festas de rua na atual realidade brasileira.
3- OBJETIVOS
3.1-ENSINO
Desenvolver o gosto e o respeito consciente pelas manifestações culturais realizadas no estado despertando.
3.2-APRENDIZAGEM
Aprecia manifestações artísticas de Pernambuco, referentes ao ciclo carnavalesco, que integram o patrimônio cultural do estado edificado pelo nosso povo em diferentes espaços e tempos históricos.
3.3-PROCESSO
Formar grupos de cultura popular (danças, canto e música) que possam participar de eventos do CEEG e da cidade.
Desenvolver o gosto e o respeito consciente pelas manifestações culturais realizadas no estado despertando.
3.2-APRENDIZAGEM
Aprecia manifestações artísticas de Pernambuco, referentes ao ciclo carnavalesco, que integram o patrimônio cultural do estado edificado pelo nosso povo em diferentes espaços e tempos históricos.
3.3-PROCESSO
Formar grupos de cultura popular (danças, canto e música) que possam participar de eventos do CEEG e da cidade.
3-TIPO DE ATIVIDADE
Exposição dialogada
Atividades individuais(pesquisa, leitura e estudo de texto)
Atividades em grupos(pesquisa e apresentação de trabalhos)
Pesquisa bibliográfica e de campo(Projeto Viver Pernambuco)Oficinas de dança, canto e música ministradas por artistas da comunidade(Projeto Arte em Movimento)
Atividades individuais(pesquisa, leitura e estudo de texto)
Atividades em grupos(pesquisa e apresentação de trabalhos)
Pesquisa bibliográfica e de campo(Projeto Viver Pernambuco)Oficinas de dança, canto e música ministradas por artistas da comunidade(Projeto Arte em Movimento)
3- TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Pesquisas de campo e bibliográfica
Oficinas
Pesquisas de campo e bibliográfica
Oficinas
3- MATERIAL DIDÁTICO
Computadores
Data show
Livros Revistas
Textos
Aparelho de som
Instrumentos musicais
CDs
Data show
Livros Revistas
Textos
Aparelho de som
Instrumentos musicais
CDs
CONTEÚDO 4/CICLO JUNINO
4.1- CONCEITUAIS
. Ciclo junino pernambucano
4.2-PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica e de campo.
Oficinas de música, canto e dança.
4.3-ATITUDINAIS
. Ciclo junino pernambucano
4.2-PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica e de campo.
Oficinas de música, canto e dança.
4.3-ATITUDINAIS
Participação espontânea na atividades desenvolvidas no CEEG durante as festividades juninas.
4-OBJETIVOS
4.1- ENSINO
Destacar as principais manifestações populares no período ciclo junino e sua contribuição para a formação da identidade do povo pernambucano.
4.2-APRENDIZAGEM
Conhece elementos do ciclo junino de Pernambuco situando-os histórica e geograficamente de forma a desenvolver a apreciação e vivências culturais.
4.3-PROCESSO
4.1- ENSINO
Destacar as principais manifestações populares no período ciclo junino e sua contribuição para a formação da identidade do povo pernambucano.
4.2-APRENDIZAGEM
Conhece elementos do ciclo junino de Pernambuco situando-os histórica e geograficamente de forma a desenvolver a apreciação e vivências culturais.
4.3-PROCESSO
Participar das atividades comemorativas do ciclo junino em âmbito escolar e extra escolar
4-TÉCNICA DE ENSINO
4-TÉCNICA DE ENSINO
Exposição dialogada
Atividades individuais
Atividades em grupos
Pesquisa bibliográfica e de campo(projeto)
OficinasViagens de passeio e estudo(á cidade de Caruaru)
Atividades individuais
Atividades em grupos
Pesquisa bibliográfica e de campo(projeto)
OficinasViagens de passeio e estudo(á cidade de Caruaru)
Aula expositiva
Pesquisas de campo e bibliográfica
Oficinas
4- MATERIAL DIDÁTICO
Pesquisas de campo e bibliográfica
Oficinas
4- MATERIAL DIDÁTICO
Computadores
Data show
Livros Revistas
Textos
Aparelho de som
Instrumentos musicais
CDs
CONTEÚDO 5
Data show
Livros Revistas
Textos
Aparelho de som
Instrumentos musicais
CDs
CONTEÚDO 5
5.1- CONCEITUAIS
51.1-História da Arte
5.1.2- A Arte na Pré-História
5.1.3- A Arte na Pré-História Brasileira e Arte Indígena
5.1.4- Tribos de Pernambuco
5.1.5-A Arte Africana e Afro-brasileira
5-PROCEDIMENTAIS
Exposição de imagens e vídeos históricos sobre os povos primitivos, indígenas e africanos .
5-ATITUDINAISRespeito às diferentes manifestações culturais
51.1-História da Arte
5.1.2- A Arte na Pré-História
5.1.3- A Arte na Pré-História Brasileira e Arte Indígena
5.1.4- Tribos de Pernambuco
5.1.5-A Arte Africana e Afro-brasileira
5-PROCEDIMENTAIS
Exposição de imagens e vídeos históricos sobre os povos primitivos, indígenas e africanos .
5-ATITUDINAISRespeito às diferentes manifestações culturais
5-OBJETIVOS
5.1-ENSINO
Apresentar fases da arte em que esta testemunha a história da humanidade, do povo indígena, africano e afro-descendente.
5.2-APRENDIZAGEM
Analisa historicamente diferentes manifestações sócio culturais do homem da pré-história, do homem africano e afro-descendente e do homem nativo no Brasil, em suas múltiplas funções e dimensões..
5.3-PROCESSOValorizar as diferentes manifestações culturais dos povos a partir de uma compreensão multicultural.
Apresentar fases da arte em que esta testemunha a história da humanidade, do povo indígena, africano e afro-descendente.
5.2-APRENDIZAGEM
Analisa historicamente diferentes manifestações sócio culturais do homem da pré-história, do homem africano e afro-descendente e do homem nativo no Brasil, em suas múltiplas funções e dimensões..
5.3-PROCESSOValorizar as diferentes manifestações culturais dos povos a partir de uma compreensão multicultural.
5-TÉCNICA DE ENSINO
Leitura e estudos de textos(livro didático);
Exposição dialogada;
Composição decorativa com molde.
Produção de trançado com lã;
Modelagem de licocós com argila;
Viagem ao “Vale do Catimbau”(Sertão de Pernambuco-Buíque);
Conversa informal com índios Kapinawuás;
Debates: Direitos dos índios e dos Afro-descendentes;
Análise de musicas da MPB que tratam a questão no índio e do negro no Brasil;
Filmes:Evolução da humanidade,O povo brasileiro(Darcy Ribeiro),Tainá.
Exposição dialogada;
Composição decorativa com molde.
Produção de trançado com lã;
Modelagem de licocós com argila;
Viagem ao “Vale do Catimbau”(Sertão de Pernambuco-Buíque);
Conversa informal com índios Kapinawuás;
Debates: Direitos dos índios e dos Afro-descendentes;
Análise de musicas da MPB que tratam a questão no índio e do negro no Brasil;
Filmes:Evolução da humanidade,O povo brasileiro(Darcy Ribeiro),Tainá.
Aulas expositivas
Atividades individuaisAtividades em gupos
Atividades individuaisAtividades em gupos
5- MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático
Data show
Retroprojetor
Argila
Lã
Caixa de sapatos
Cola
TesouraJornais antigos
Data show
Retroprojetor
Argila
Lã
Caixa de sapatos
Cola
TesouraJornais antigos
CONTEÚDO 6
6.1- CONCEITUAIS
6.1.1-Direito à arte: Direitos humanos.
6.2-PROCEDIMENTAIS
Leitura de textos complementares para reflexão e debate sobre os direitos humanos e o direito à arte e à cultura.
6.3-ATITUDINAIS
Participação em projetos de extensão das atividades solidárias do CEE
6-OBJETIVOS
6.1.1-Direito à arte: Direitos humanos.
6.2-PROCEDIMENTAIS
Leitura de textos complementares para reflexão e debate sobre os direitos humanos e o direito à arte e à cultura.
6.3-ATITUDINAIS
Participação em projetos de extensão das atividades solidárias do CEE
6-OBJETIVOS
6.1- ENSINO
Refletir valores expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos em específico ao direito à cultura e à arte.
6.2-APRENDIZAGEM
Conhece na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito á arte e à cultura como condição básica para o desenvolvimento humano visando atitudes de solidariedade e busca de justiça, através da construção de uma cultura de respeito às diferenças.
6.3-PROCESSO
Desenvolver atividades de respeito, valorização e garantia dos direitos humanos em ações voltadas às comunidades (minorias e carentes) da cidade.
Refletir valores expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos em específico ao direito à cultura e à arte.
6.2-APRENDIZAGEM
Conhece na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito á arte e à cultura como condição básica para o desenvolvimento humano visando atitudes de solidariedade e busca de justiça, através da construção de uma cultura de respeito às diferenças.
6.3-PROCESSO
Desenvolver atividades de respeito, valorização e garantia dos direitos humanos em ações voltadas às comunidades (minorias e carentes) da cidade.
6-TÉCNICA DE ENSINO
Estudos extra-classe sobre a Declaração Universal dos direitos Humanos,Pesquisa em grupos.
Estudos extra-classe sobre a Declaração Universal dos direitos Humanos,Pesquisa em grupos.
6-MATERIAL DIDÁTICO
Livros/biblioteca
6- BIBLIOGRAFIA
SANTA, Rosa, Nereide Schlano. Etnias e cultura. São Paulo Moderna, 2004
____________________________Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001
____________________________Usos e costumes. São Paulo: Moderna, 2001
____________________________Religiões e crenças. São Paulo: Moderna, 2001
DONISETE, Luís. Índios no Brasil. 4º ed. São Paulo: Ática, 2006.
GOMES, Flávio. Palmares:escravidão e liberdade no atlântico. São Paulo: Ática, 2006
SOUZA, Marina de Melo. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular;
http://www.mundosites.net/culturapopular/;
http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.
____________________________Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001
____________________________Usos e costumes. São Paulo: Moderna, 2001
____________________________Religiões e crenças. São Paulo: Moderna, 2001
DONISETE, Luís. Índios no Brasil. 4º ed. São Paulo: Ática, 2006.
GOMES, Flávio. Palmares:escravidão e liberdade no atlântico. São Paulo: Ática, 2006
SOUZA, Marina de Melo. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular;
http://www.mundosites.net/culturapopular/;
http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.
III UNIDADE
CONTEÚDO 7
O estudo e compreensão da arte das primeiras civilizações nos permitem situar e compreender as manifestações dos povos antigos orientais e sua cultura caracterizada pelo pragmatismo onde o comportamento , a produção intelectual ou artística desse povo é determinada por sua utilidade. Os homens dessas civilizações possuíam uma mentalidade voltada exclusivamente para a praticidade e, do ponto de vista artístico, realizaram obras que pudessem ter utilidade o que nos permite realizar um confronto com arte romana que infuenciada pela grega antropocentrica, racionalista e preocupada com o realismo, procurou exaltar a beleza humana. Tal estudo visa ampliar a compreensão da formação estética ocidental.
7- CONTEÚDO
7.1- CONCEITUAIS
7.1.1-As primeiras civilizações da Antiguidade: Mesopotâmia e Egito.
7.2-PROCEDIMENTAIS
Estudo e discussão de textos, análise de obras e fatos ocorridos entre os povos antigos.
7.3-ATITUDINAIS
Realiza as atividades propostas com compreensão e espontaneidade.
7.1.1-As primeiras civilizações da Antiguidade: Mesopotâmia e Egito.
7.2-PROCEDIMENTAIS
Estudo e discussão de textos, análise de obras e fatos ocorridos entre os povos antigos.
7.3-ATITUDINAIS
Realiza as atividades propostas com compreensão e espontaneidade.
7-OBJETIVOS
7.1-ENSINO
Situar historicamente as contribuições da Mesopotâmia e Egito para a humanidade através de suas manifestações artísticas
7.2-APRENDIZAGEM
Apresenta aspectos históricos culturais da arte das primeiras civilizações (Mesopotâmia e Egito), destacando a sua contribuição para a humanidade.
7.3-PROCESSOComparar aspectos da arte na antiguidade e suas contribuições para as atividades contemporâneas.
Situar historicamente as contribuições da Mesopotâmia e Egito para a humanidade através de suas manifestações artísticas
7.2-APRENDIZAGEM
Apresenta aspectos históricos culturais da arte das primeiras civilizações (Mesopotâmia e Egito), destacando a sua contribuição para a humanidade.
7.3-PROCESSOComparar aspectos da arte na antiguidade e suas contribuições para as atividades contemporâneas.
7-TIPO DE ATIVIDADE
Leitura e estudo de textos do livro didático e de textos complementares;
Exposição dialogada;
Representação de cenas do cotidiano em quadrinhos.
7-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Atividades individuais e em grupos
Leitura e estudo de textos do livro didático e de textos complementares;
Exposição dialogada;
Representação de cenas do cotidiano em quadrinhos.
7-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Atividades individuais e em grupos
7-MATERIAL DIDÁTICO
Livros
Textos complementares
Computadores
CONTEÚDO 8
Livros
Textos complementares
Computadores
CONTEÚDO 8
8.1-CONCEITUAIS
81.1-A Arte Greco-romana
8-PROCEDIMENTAIS
Leitura e estudo de textos;
Análise de imagens e cenas do cotidiano greco-romano; narração de fatos históricos relacionados aos helenos e sua cultura.
8-ATITUDINAIS
Reflexão sobre os valores greco-romanos e sua presença marcante na vida contemporânea na vaidade distorcida que hoje se sustenta consumismo.
81.1-A Arte Greco-romana
8-PROCEDIMENTAIS
Leitura e estudo de textos;
Análise de imagens e cenas do cotidiano greco-romano; narração de fatos históricos relacionados aos helenos e sua cultura.
8-ATITUDINAIS
Reflexão sobre os valores greco-romanos e sua presença marcante na vida contemporânea na vaidade distorcida que hoje se sustenta consumismo.
8- OBJETIVOS
8.1-ENSINO
Destacar a contribuição do povo grego e romano para a arte, a cultura e os valores ocidentais onde o homem( ser humano) é fonte de inspiração e beleza.
8.2-APRENDIZAGEM
Analisa historicamente a arte greco-romana destacando a contribuição dos dois povos e a influência de um sobre o outro e sobre a humanidade ocidental.
8.3-PROCESSO
Analisar as ações e as atitudes frente aos valores propostos pelas sociedades gregas e romanas.
8-TIPO DE ATIVIDADE
Destacar a contribuição do povo grego e romano para a arte, a cultura e os valores ocidentais onde o homem( ser humano) é fonte de inspiração e beleza.
8.2-APRENDIZAGEM
Analisa historicamente a arte greco-romana destacando a contribuição dos dois povos e a influência de um sobre o outro e sobre a humanidade ocidental.
8.3-PROCESSO
Analisar as ações e as atitudes frente aos valores propostos pelas sociedades gregas e romanas.
8-TIPO DE ATIVIDADE
Leitura e estudo de texto
Análise de imagens
Discussão
Exposição dialogada;
Confecção de máscaras;
Encenação teatral.
Análise de imagens
Discussão
Exposição dialogada;
Confecção de máscaras;
Encenação teatral.
8-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva.Estudo dirigido
8- MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático,Internet.Textos de apoio
CONTEÚDO 9
9.1-CONCEITUAIS
9.1.1-Projeto Leão do Norte
9-PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica; Apresentação da biografia dos personagens nas diferentes linguagens; produção de livro de bolso(Leões do CEEG)
9-ATITUDINAIS
9.1.1-Projeto Leão do Norte
9-PROCEDIMENTAIS
Pesquisa bibliográfica; Apresentação da biografia dos personagens nas diferentes linguagens; produção de livro de bolso(Leões do CEEG)
9-ATITUDINAIS
Compreensão da importância dos recursos humanos na história de um povo e da contribuição pessoal de cada um no processo de transformação social a partir de sua própria transformação.
9-OBJETIVOS
9-OBJETIVOS
9.1- ENSINO
Apresentar os grandes nomes da arte no estado de Pernambuco, suas obras e suas interpretações da realidade como exemplos de vida e de luta.
9.2-APRENDIZAGEM
Vivencia momentos de compreensão e produção da arte pernambucana partindo das modalidades culturais apresentadas na musica Leão do Norte e do reconhecimento dos recursos humanos do estado de Pernambuco nas diferentes linguagens da arte.
9.3-PROCESSO
Entender-se protagonista de sua história e da história do seu povo.
Apresentar os grandes nomes da arte no estado de Pernambuco, suas obras e suas interpretações da realidade como exemplos de vida e de luta.
9.2-APRENDIZAGEM
Vivencia momentos de compreensão e produção da arte pernambucana partindo das modalidades culturais apresentadas na musica Leão do Norte e do reconhecimento dos recursos humanos do estado de Pernambuco nas diferentes linguagens da arte.
9.3-PROCESSO
Entender-se protagonista de sua história e da história do seu povo.
9-TIPO DE ATIVIDADE
Pesquisa bibliográfica e de campo
Atividades em grupos com a letra da música de Lenine “Leões do Norte”
Produção e exposição de trabalhos
Oficina “música”
Atividades em grupos com a letra da música de Lenine “Leões do Norte”
Produção e exposição de trabalhos
Oficina “música”
9-TÉCNICA DE ENSINO
Pesquisa
OficinasEstudos dirigidos
OficinasEstudos dirigidos
9-MATERIAL DIDÁTICO
Computadores
Retroprojetor
Data show
Livros
Aparelho de som
Cds
Cartolinas
Papel quarenta
Papel ofício
Lápis pilot
Tintas
Pincéis
9-BIBLIOGRAFIA
Retroprojetor
Data show
Livros
Aparelho de som
Cds
Cartolinas
Papel quarenta
Papel ofício
Lápis pilot
Tintas
Pincéis
9-BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
CALABRIA, Carla Paula Brondi. Arte, história e produção. São paulo. FTD, 1997
DONISETE, LUÍS. ÌNDIOS NO Brasil. 4º ed. S
KRAMER, Samuel Noam. Mesopotâmia: o berço da civilização. Rio de Janeiro,
JOSÈ OLYMPIO Editora.
IV UNIDADE
CALABRIA, Carla Paula Brondi. Arte, história e produção. São paulo. FTD, 1997
DONISETE, LUÍS. ÌNDIOS NO Brasil. 4º ed. S
KRAMER, Samuel Noam. Mesopotâmia: o berço da civilização. Rio de Janeiro,
JOSÈ OLYMPIO Editora.
IV UNIDADE
JUSTIFICATIVA
O estudo estético e histórico da arte Bizantina nos permite compreender a dimensão e a influência das idéias do cristianismo nesse período. A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus. Este fato possibilita a compreensão do poder da Igreja na Idade Média e da arte nessa época produzida bem como a compreensão dos ideias Renacentistas postos nas expressões artísitcas que modificaram a maneira do homem de ver e pensar o mundo.
O estudo estético e histórico da arte Bizantina nos permite compreender a dimensão e a influência das idéias do cristianismo nesse período. A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus. Este fato possibilita a compreensão do poder da Igreja na Idade Média e da arte nessa época produzida bem como a compreensão dos ideias Renacentistas postos nas expressões artísitcas que modificaram a maneira do homem de ver e pensar o mundo.
CONTEÚDO 10
10.1- CONCEITUAIS
10.1.1-Os primeiros tempos da Arte Bizantina
10.1.1-Os primeiros tempos da Arte Bizantina
10.1.2- Arte Cristã primitiva
10.1.3- Arte Bizantina
10.1.4- Arte na Idade Média
10.2-PROCEDIMENTAIS
Exposição dialogada;leitura de textos; análise de obras.
10.3-ATITUDINAIS
Respeito as diferentes formas de manifestação religiosa e à liberdade de culto.
10.1.3- Arte Bizantina
10.1.4- Arte na Idade Média
10.2-PROCEDIMENTAIS
Exposição dialogada;leitura de textos; análise de obras.
10.3-ATITUDINAIS
Respeito as diferentes formas de manifestação religiosa e à liberdade de culto.
10-OBJETIVOS
10.1- ENSINO
Identificar na arte cristã primitiva e bizantina os traços que a diferencia da arte greco-romana(fé, técnica, temas e valores)
10.2-APRENDIZAGEM
Classifica a arte cristã primitiva como uma arte simples executada por homens(fiéis) e não por grandes artistas e a arte bizantina como a mistura da arte cristã e greco-romana que se desenvolve por toda idade média.
10.3-PROCESSO
Analisar conscientemente práticas religiosas e atividade transcendental de harmonia consigo e com o universo e com o outro.
Identificar na arte cristã primitiva e bizantina os traços que a diferencia da arte greco-romana(fé, técnica, temas e valores)
10.2-APRENDIZAGEM
Classifica a arte cristã primitiva como uma arte simples executada por homens(fiéis) e não por grandes artistas e a arte bizantina como a mistura da arte cristã e greco-romana que se desenvolve por toda idade média.
10.3-PROCESSO
Analisar conscientemente práticas religiosas e atividade transcendental de harmonia consigo e com o universo e com o outro.
10- TIPO DE ATIVIDADE
Exposição dialogada
Atividades individuais e coletivas
Estudo dirigido;
Produção de composição decorativa em mosaico;
Produção de vitral com papel celofane.
Atividades individuais e coletivas
Estudo dirigido;
Produção de composição decorativa em mosaico;
Produção de vitral com papel celofane.
10- TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva
Estudo
Atividades individuais e em grupos
Estudo
Atividades individuais e em grupos
10-MATERIAL DIDÁTICO
Livro didático
Revistas
Computadores/internet
Livro didático
Revistas
Computadores/internet
CONTEÚDO 11
11.1- CONCEITUAIS
-Renascimento
11-PROCEDIMENTAIS
Leitura de textos verbais e não-verbais, análise de obras de autores renascentistas. Releitura de obras empregando elementos da atualidade Estudo de biografias.
Conscientização da importância que foi dada ao ser humano durante o Renascimento de forma a empregar responsavelmente esses valores no trato à pessoa na atualidade.
11-ATITUDINAISDemonstração de compreensão das produções historicamente construídas e da importância das idéias humanistas para o exercício da cidadania.
11-OBJETIVOS
-Renascimento
11-PROCEDIMENTAIS
Leitura de textos verbais e não-verbais, análise de obras de autores renascentistas. Releitura de obras empregando elementos da atualidade Estudo de biografias.
Conscientização da importância que foi dada ao ser humano durante o Renascimento de forma a empregar responsavelmente esses valores no trato à pessoa na atualidade.
11-ATITUDINAISDemonstração de compreensão das produções historicamente construídas e da importância das idéias humanistas para o exercício da cidadania.
11-OBJETIVOS
11.1- ENSINO
Apontar idéias do Renascimento cultural e seus principais representantes.
11.2-APRENDIZAGEM
Analisa a arte do Renascimento marcada pelo movimento humanista que colocava o homem como centro do universo, questionando a autoridade da Igreja e as idéias teocêntricas.
11.3-PROCESSO
Apreciar obras de arte com compreensão cultural e histórico-social.
11-TIPO DE ATIVIDADE
Apontar idéias do Renascimento cultural e seus principais representantes.
11.2-APRENDIZAGEM
Analisa a arte do Renascimento marcada pelo movimento humanista que colocava o homem como centro do universo, questionando a autoridade da Igreja e as idéias teocêntricas.
11.3-PROCESSO
Apreciar obras de arte com compreensão cultural e histórico-social.
11-TIPO DE ATIVIDADE
Exposição dialogada
Estudo de textos(livro didático e para didáticos)
Recorte de partes do corpo humano de jornais ou revistas para redesenhá-las.
Estudo de textos(livro didático e para didáticos)
Recorte de partes do corpo humano de jornais ou revistas para redesenhá-las.
11-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva . Estudo de textos
11-MATERIAL DIDÁTICO
Livros.Textos complementares
CONTEÚDO 12
12.1-CONCEITUAIS
.Cultura popular-Ciclo Natalino
12-PROCEDIMENTAIS
Construção de texto na linguagem teatral para encenação durante vivências de atividades culturais referentes ao ciclo junino. Participação em peças de teatro.
12-ATITUDINAIS
Desenvolver ações de solidariedade considerando os direitos humanos, não apenas no período natalino. Participar das comemorações visando a confraternização e harmonia do grupo como um todo.
.Cultura popular-Ciclo Natalino
12-PROCEDIMENTAIS
Construção de texto na linguagem teatral para encenação durante vivências de atividades culturais referentes ao ciclo junino. Participação em peças de teatro.
12-ATITUDINAIS
Desenvolver ações de solidariedade considerando os direitos humanos, não apenas no período natalino. Participar das comemorações visando a confraternização e harmonia do grupo como um todo.
12- OBJETIVOS
12.1-ENSINO
Desenvolver a compreensão crítica sobre as atividades realizadas durante o ciclo natalino desde o comércio ás ações de solidariedade/ confraternização às festividades da época.
12.2-APRENDIZAGEM
Compreende o ciclo natalino pernambucano em sua historicidade e diferentes influências destacando as principais manifestações culturais do estado de Pernambuco através da identificação, apreciação e vivência de atividades (poesia, teatro, canto e danças)
Desenvolver a compreensão crítica sobre as atividades realizadas durante o ciclo natalino desde o comércio ás ações de solidariedade/ confraternização às festividades da época.
12.2-APRENDIZAGEM
Compreende o ciclo natalino pernambucano em sua historicidade e diferentes influências destacando as principais manifestações culturais do estado de Pernambuco através da identificação, apreciação e vivência de atividades (poesia, teatro, canto e danças)
12.3-PROCESSO
Realizar atividades de solidariedade e respeito motivadas pelo espírito natalino de doação, união, participação e amor ao próximo
Realizar atividades de solidariedade e respeito motivadas pelo espírito natalino de doação, união, participação e amor ao próximo
12-TIPO DE ATIVIDADE
Estudo e produção de textos;Orientação e participação no natal das crianças da Creche “Projeto CCEG solidário”- Profº Helena Motta
12-TÉCNICA DE ENSINO
Aula expositiva Estudo de textos.Atividades em grupos.
12-MATERIAL DIDÁTICO
LivrosTextos complementares
12-BIBLIOGRAFIA
CALABRIA, Carla Paula Brondi. Arte, história e produção. São Paulo. FTD, 1997.
VENEZIA, Mike. Leonardo da Vinci. Coleção mestres da arte. São Paulo: Moderna, 1996.
_______________Michealngelo.Coleção mestres da arte. São Paulo: Moderna, 1996
Revista Ciência
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=43
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/cultura_origem_natal_04.htm
http://www.gnosisonline.org/A_Arte_Superior/Leonardo_Da_Vinci.php
VENEZIA, Mike. Leonardo da Vinci. Coleção mestres da arte. São Paulo: Moderna, 1996.
_______________Michealngelo.Coleção mestres da arte. São Paulo: Moderna, 1996
Revista Ciência
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=43
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/cultura_origem_natal_04.htm
http://www.gnosisonline.org/A_Arte_Superior/Leonardo_Da_Vinci.php
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