Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 18 de outubro de 2008

3º DIA DO III FESTIVAL DE LITERATURA DE GARANHUNS

O III FESTIVAL DE LITERATURA DE GARANHUNS segue com atividades durante todo dia de hoje (18/10/08). Das 9h às 12h acontece a Oficina Literatura e teatro com Adriano Cabral, paralelo a esta atividade, também no SESC, acontece a Mostra de cinema e Literatura com laboratório de autoria de Luzinete Laporte “Circuito poético do Recife direção luiz Claúdio Latgé" e "Imensidade- direção Amilcar Claro.
Às 14h 30 na Biblioteca Luis Jardim acontece o chá literário com o lançamento do livro "A menina marca texto" de Isabela Domingues; ás 16h na área externa do Centro Cultural apresentação do espetáculo "O cavalo que defecava dinheiro" apresentação do grupo Grudage e ás 19h o espetáculo literário "Azul alma azul-apresentação poética da obra de Carlos Pena Filho na tenda Alberto da Cunha Neto.
No auditório do Centro Cultural aconteceu às 9h as palestras "Gilvan Romance Lemos do Brasil, Des. Nivaldo Mulatinho Filho e Joaquim Nabuco Escritor, Hunberto França.Momento em que o presidente da mesa fazendo uso da palavra profere alguns agradecimentos, em específico, ao escritor João Marques (Presidente da Academia de Letras de Garanhuns) a quem parabeniza pelo evento colocando sobre seu entendimento em relação às dificuldades de se promover um festival de literatura. Ainda no uso da palavra e ao passá-la ao escritor Humberto França o faz com louvor destacando-o como um dos maiores estudiosos da vida e obra de Joaquim Nabuco. Acrescente-se que Humberto França é articulista e chefe de Projetos Especiais do Museu do Nordeste. Escritor dedicado a aprofundar suas pesquisas sobre o pensamento do abolicionista Joaquim Nabuco.Após esta apresentação aconteceu a palestra "A literatura nordestina no século XX".
Direcionando nosso olhar às tendas destacamos as atividades apresentadas pelas escolas da rede municipal de Garanhuns.
As apresentações estão sendo acompanhadas e apreciadas pela Secretária Municipal de Garanhuns professora Nelma Maria Rodrigues de Araújo Neves
que com olhar de educadora apaixonada pelo que faz não esconde seu encanto a cada apresentação
e com a simpatia e gentiza que lhes são peculiar, com todos, se confrateniza,se deleita e exclama MARAVILHA!!!!!
Maravilhoso também é ver Gonzaga de Garanhuns mostrando sua arte e seu talento com espírito de criança e com as crianças mantendo acessa a chama e o vigor da nossa cultura.
Luiz Gonzaga de Lima nasceu no Sítio Sussuarana no dia 8 de agosto de 1943. Em 1972, escreveu seu primeiro cordel, intitulado "Lampião em Serrinha", que faz parte do CD comemorativo aos seus 30 anos de Literatura de Cordel, lançado em maio de 2002.
Sua ligação com o verso, a rima e as loas, começou em 1955, quando participava do Reisado das Crianças, no Sítio Tiririca.
Como pontua o professor Carlos Janduy "Gonzaga tem o fluxo simples dos cantadores da feira, mas é na perspicácia da poética que anda a capacidade de ser um brincante inveterado e resistente às afrontas a nossa cultura de raiz. Hoje o cordel de Gonzaga tem dado nó além fronteiras internacionais com exemplares de sua obra nos Museus do Novo México (Estados Unidos da América) e de Etimologia de Osaca (Japão). São mais de 185 títulos sob os mais variados temas".(Correio sete colinas)




As apresentações das ecolas municipais marcam o resultado do empenho da Secretaria de Educação e sua equipe junto aos gestores das escolas municipais na orientação e encaminhamento de projetos de leitura.

O resultado fica claro na presença e participação dos professores que com alegria acompanham seus alunos
Destaque também para a presença dos pais e comunidade.
Das escolas que se apresentarão todo dia notoriedade para a Escola Municipal Padre Agobar Valença
que junto a sua equipe gestora
se faziam presentes um expressivo número de professores que não apenas acompanharam os alunos mas
com estes participaram das apresentações.
Aqui o professor Rodrigo interpreta Manuel Bandeira, poeta nascido no Recife e reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros, principal figura do Modernismo.
Enquanto o professor apresentava biografia de Manuel Bandeira, os alunos apresentavam sua principais obras:Acinza das horas,Carnaval, Libertinagem, Estrela da manhã, Lira dos cinquent'anos,
Mafuá do malungo, Opus,
Bela visão de professores e alunos
socializando suas leituras.





A professora encena uma história de bicho papão e conclui:"bicho papão existe"



Ainda pela manhã assistimos a apresentação da Escola Jaime Luna que,
juntos sua gestora professora Izabel Cristina,professores e alunos,
falaram de Manuel Bandeira

contaram histórias de lobisomem
e prestaram homenagem a Patativa do Assaré.
Durante o dia várias escolas se apreentarão...

Espaço rico em alegria e encantamento é a tenda Monteiro Lobato
Sob a orientação e atividades do grupo "As bordadeiras de história" da Biblioteca Municipal do Recife.
O grupo de profissionais recebe as crianças e as convida a chamar as histórias
Aqui com apoio e presença incansável de Èrika Renata

Vamos chamar as histórias...
Mas as histórias são velhas e antigas... vamos chamá-las mais...
E aí veio Cãmara Cascudo com história de pescador...
Era uma vez um pescador....
[...]
Que cantava...cantiga de Zé...
...Viva Deus e ninguém mais
Quando Deus não quer
Ninguém nada faz.
E crianças e adultos ouvem, viajam...
...se encantam...
O que também provoca o artista de Garanhuns Geraldo Simiano da Silva
ao contar histórias
brincar com crianas e adultos...
envolvendo a todos os vistantes da tenda. Aqui ninguém fica parado.
Encerro este momento com as palavras da professora Nelma "semente plantada, boa semente plantada...precisa ser regada..."

Nenhum comentário: