Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 6 de março de 2009

6 DE MARÇO: É PRECISO CONHECER PARA COMEMORAR


POSSIVELMENTE UM DIA PARA QUE POSSAMOS REFLETIR,LEMBRAR, RECONSTRUIR,RECRIAR, OU QUEM SABE,VIVENCIAR,ENGENDRAR,GERAR,PARIR, ALIMENTAR AO SENTIMENTO QUE NOS IMPULSIONA ENQUANTO NAÇÃO PERNAMBUCANA: LIBERDADE-EQUIVALE A CIDADANIA REAL PARA TODOS.

Quando a voz da pátria chama
Deve-se obedecer;
Por ela a LUTA é suave
Por ela cumpre VIVER

COMEMORAÇÕES EM PERNAMBUCO (Texto publicado em: http://www.educacao.pe.gov.br/)
Assim noticiou a Assessoria de Comunicação:

"Homenagem a Data Magna reuniu autoridades em frente ao Palácio das Princesas


O governador Eduardo Campos realizou, na sexta-feira (06), na Praça da República, uma cerimônia cívica em homenagem a Data Magna de Pernambuco. A Data foi escolhida por voto popular e instituída por meio da Lei 13.386/2007. O evento contou com a participação de autoridades, políticos, secretários de Estado e de representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), e também com a presença de estudantes da rede pública Estadual.

Para o governador a Data Magna representa a mãe de toda a revolução. ‘A Revolução de 1817 simboliza a história de homens e mulheres que lutaram para libertar o nosso Estado e a importância de se lembrar esse momento histórico, que além de manter viva a história de um estado, possibilita a construção de um futuro, que para ser erguido precisa de um passado’, diz o Governador.

A cerimônia teve início com o hasteamento da bandeira brasileira em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Em seguida houve uma homenagem aos mártires da Revolução de 1817, como Domingos José Martins, Antonio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca, além de uma sessão solene pública promovida pela Maçonaria. O momento final da cerimônia foi marcado pelo desfile cívico que contou com a participação de escolas estaduais.

A banda marcial Ginásio Pernambucano abriu o desfile, seguida pela estadual Nilo Coelho e pelas escolas de Referência Ginásio Pernambucano e Silva Jardim. Dando continuidade ao desfile cívico desfilaram ao som da banda de música da Polícia Militar o grupamento de escoteiros, a composição da Maçonaria, o grupo de bandeiras históricas do Estado; a Marinha; o Exército; as Forças Aéreas, a Polícia Militar e os Bombeiros.

À tarde, aconteceu uma reunião solene de entrega de medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca à Igreja Católica e à Maçonaria pela contribuição ao movimento Republicano de 1817, no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco".
(Foto Josué da Mata)

Nenhum comentário: