Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sexta-feira, 6 de março de 2009

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS:EXPERIÊNCIAS COM O JORNAL EM SALA DE AULA

O trabalho da professora Socorro Feitosa da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns foi destaque na primeira página do jornal Diário de Pernambuco do dia 07/02/2009. A reportagem intitulada educação que vem do jornal aponta a metodologia utilizada pela professora que vai à Praça próximo à escola para dar suas aulas de leitura e produção de textos utilizando o jornal como suporte pedagógico. O diferencial apontado pela professora, nessa atividade, é o fato de que a publicação impressa não é usada só para leitura, mas a partir dela os alunos produzirem seus textos e aprenderem sobre os gêneros textuais. A reportagem completa de Millena Marques, sobre o assunto, encontra-se disponível na página do Diário de Pernambuco e você pode acessá-la em http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/02/07/interior1_0.asp
Dando continuidade ao seu trabalho a professora Socorro iniciou suas atividades, este ano, com as turmas A, B e C de Primeiro ano Médio onde tem como objetivo, além da publicação de um livro divulgando a experiência, a elaboração de um dicionário de dificuldades ortográficas a partir das atividades com o jornal. As imagens aqui expostas são de momentos dessa atividade em sala de aula..
Para maiores informações sobre o trabalho pedagógico com o jornal em sala de aula clique no título da postagem.
Como sugestão de leitura e busca de maior fundamentação sobre a temática sugiro os seguintes livros: “O jornal na sala de aula”, “Como usar o jornal na sala de aula” de Maria Alice e o livro “Como ler e fazer o jornal na sala de aula” também de Maria Alice junto a Juvenal Zanchetta Junior, todos da Editora Contexto. Socializando experiências de sala de aula desenvolvidas em 1982-87 os livros mostram como professores e alunos podem melhorar o ensino/aprendizagem da Língua incorporando os textos dos meios de comunicação de massa em suas atividades. No primeiro livro da série publicação de 1989 a autora traz uma apresentação minuciosa das partes de um jornal, como ele é preparado, e como sua leitura crítica pode transformar as aulas de português numa atividade divertida e proveitosa. Acesse http://www.editoracontexto.com.br/livro.php?livro_id=162




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