Estive participando do Curso EDUCAÇÃO INCLUSIVA promovido pela Secretaria de Educação de Garanhuns em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECAD/MEC. Com a participação de 37 municípios pernambucanos, o evento aconteceu no Auditório do Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Minha participação aconteceu na sexta-feira dia 23/09/2011 quando estive conversando com os educadores sobre a Temática: Escola das diferenças. Meu discurso foi direcionado para a Declaração Universal dos Direitos Humanos argumentando que após sua Proclamação pela Organização das Nações Unidas em 1948 entramos, efetivamente, na era dos Direitos, direitos de toda pessoa e que frente a uma sociedade de exclusão, segregação e classificação precisam ser preservados.
O Curso faz parte do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação estabelecido pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, é parte integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e prevê a conjunção de esforços da União e demais entes federados, atuando em regime de colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da Educação Básica.
Por meio de adesão voluntária ao Compromisso, Estados, Distrito Federal e Municípios assumem a responsabilidade de promover a melhoria da qualidade da Educação Básica em suas esferas de competência, cumprindo metas de evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), observando-se as diretrizes relacionadas ao referido Decreto.
As adesões ao Compromisso norteiam o apoio suplementar e voluntário da União às redes públicas de educação básica dos entes federados e ocorrem mediante a elaboração de um Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é um conjunto articulado de ações que visa o cumprimento das metas do Compromisso e a observância das suas diretrizes, a partir de um diagnóstico feito em parceria com técnicos do MEC.
É fundamental mencionar que a realização do diagnóstico, bem como a elaboração do PAR forma feitas de forma participativa, tendo sido a coleta de informações e o seu detalhamento obtidos a partir da discussão conjunta entre os membros da equipe técnica local criada para este fim.
De forma detalhada, o trabalho foi realizado conforme a seguinte sistemática: Foram consideradas quatro dimensões para análise e geração do diagnóstico e do PAR: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de serviço e apoio escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infra-estrutura e Recursos Pedagógicos. Neste caso, Formação de Professores. Curso que aconteceu com a seguinte programação:
20/9/2011 (terça-feira) | 21/9/2011 (quarta-feira) | 22/9/2011 (quinta-feira) | 23/9/2011 (sexta-feira) | |||||||
8h 9h 9h30 10h 10h30 11h30 12h 13h30 15h 15h30 15h50 17h 17h30 19h | Credenciamento; Coffee Break; Mesa de Abertura; Apresentação Cultural; Conferência: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Debate; Almoço; Painel: Relato de Experiências: O processo de inclusão nas Escolas Municipais; Debate; Intervalo; Palestra: A escola das diferenças; Debate; Vídeo; Encerramento. | 8h 8h20 9h30 10h 10h20 11h30 12h 13h30 15h 15h30 15h50 17h 17h30 19h | Apresentação Cultural; Painel: Relato de Experiências: O processo de inclusão nas Escolas Municipais; Debate; Intervalo; Mesa: A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência; Debate; Almoço; Painel Expositivo: A atuação das Associações frente aos desafios; Debate; Intervalo; Mesa: A garantia dos direitos e a inclusão social da pessoa com deficiência em Garanhuns; Debate; Amostra de Experiências – Banner dos Municípios Encerramento. | 8h 8h20 9h30 10h 10h20 11h30 12h 13h30 15h 15h30 15h50 17h30 18h 19h | Apresentação Cultural; Palestra: O Decreto nº 6.571/2008 e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Básica; Debate; Intervalo; Painel: Relato de Experiências: O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recurso Multifuncional; Debate; Almoço; Mesa: Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência; Debate; Intervalo; Mesa: O AEE da pessoa com Deficiência Intelectual; Debate; Vídeo; Encerramento. | 8h 8h20 10h 10h20 11h30 12h 13h30 15h 15h30 15h50 16h30 17h | Apresentação Cultural; Mesa: A Escolarização e o Atendimento Educacional Especializado da pessoa com deficiência visual; Intervalo; Mesa: O Atendimento Educacional Especializado da pessoa com surdez; Debate; Almoço; Palestra: A Escola na perspectiva da Educação Inclusiva – construção do projeto político pedagógico da acessibilidade; Debate; Intervalo; Avaliação do encontro; Entrega dos certificados; Encerramento |
INFORMAÇÕES RETIRADAS DE:
ACESSE:
2 comentários:
Profª. Quero sinceramente agradecer-lhe pelas observações que fez junto aos alunos do EREMG, sobre o livro "FRASES BRILHANTES". É a soma de tudo,a boa vontade das pessoas,que fazem as coisas acontecerem. Obrigado. J.Cícero Ramos.
Olá, Seu Cícero!
Não saberia dizer da satisfação e alegria com que contribuo com o mínimo que posso. Quanto as observações: todas verdadeiras (fato).
Olhe, me fale como foi a experiência, de escritor/expositor, na Bienal de Pernambuco.
Abraços!
Postar um comentário